DIA MUNDIAL DA DANĂA
01/05/2009 -
MANCHETES DA SEMANA
29 DE ABRIL - O DIA DA DANĂA
English:
http://www.wda-europe.net/enghomewda.asp
http://www.cid-unesco.org/_site/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=71
Criado em 1982 pelo ComitĂȘ Internacional da Dança da UNESCO, o Dia Mundial da Dança vem sendo cada vez mais celebrado com eventos e açÔes em diversos paĂses e culturas. A comemoração traz como foco a importĂąncia que os governos deveriam dar Ă dança na educação, considerando-a como parte integral da cultura do homem atravĂ©s da histĂłria de todos os povos.
A data foi escolhida por comemorar o nascimento do francĂȘs Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino, coreĂłgrafo e professor de balĂ©.
Noverre se destacou na dança por trazer do pensamento iluminista de sua Ă©poca a impotĂąncia da interpretação e da expressividade do movimento como valores maiores que a formalização e a execução tĂ©cnica rĂgida. Ele simplificou as vestimentas para valorizar o gestual e levava seus discĂpulos Ă s ruas para observar os trabalhadores e as pessoas comuns, contrapondo Ă origem da dança clĂĄssica que ressaltava os modos corteses dos salĂ”es das festas principescas.
Ele se destaca tambĂ©m por ter escrito a obra teĂłrica âLetters sur la Danseâ, conjunto de cartas que revelam suas observaçÔes sobre o balĂ©.
Fonte: http://escolacorpo.blogspot.com/
Saiba mais:
http://www.revistadadanca.com/node/233
Imagem - Fonte: World Dance Alliance Europe - http://www.wda-europe.net/enghomewda.asp
CONSELHO INTERNACIONAL DE DANĂA
Uma organizacao oficial que congrega todas as formas de danca em todos os paises do mundo.
http://www.unesco.org/ngo/cid/index.php?Lid=Portuguese
JEAN-GEORGES NOVERRE
Filho de um militar suĂço, recebeu uma educação geral antes de optar pela dança. Foi formado por L. DuprĂ©, junto ao qual fez sua estrĂ©ia em 1743 na Ăpera-CĂŽmica de Paris, e depois diante da corte. Apresentou-se em seguida em Berlim e nas provĂncias. Por volta de 1748, obtĂ©m sues primeiros postos de mestre de ballet em Marselha e Estrasburgo compondo sua primeira obra, as Festas Chinesas, depois em Lion e na Ăpera-CĂŽmica de Paris (1743-1754). Sua carreira de bailarino foi interrompida por um ferimento sem que ele fosse particularmente notado, mas sua habilidade como mestre de ballet estava entĂŁo bem estabelecida. Ele trabalhou em Londres (1755-1757), em Lion em 1759, e conheceu seus maiores sucessos em Stutgard (1760-1766) e em Viena (1767-1774). Foi tambĂ©m em 1760 que aparece sua obra Cartas sobre a Dança, que o revela como um grande teĂłrico. Associado honorĂĄrio em 1775, torna-se membro da Academia Real de Dança em 1777. ApĂłs uma temporada em MilĂŁo, ele torna-se mestre de ballet da Academia de MĂșsica de 1776 a 1781. Retorna a Londres, onde acaba sua carreira em 1794, tendo remontado algumas de suas obras em Lion em 1787. Arruinado pela Revolução, retira-se para Saint-Germain-en-Laye. Termina seus dias dividindo seus dias entre escrever e suas visitas Ă Ăpera de Paris, onde segue com interesse a evolução da dança e do ballet.
Leia mais: http://www.conexaodanca.art.br/imagens/textos/artigos/Noverre.htm
UNIDANĂA - UNIVERSIDADE LIVRE DA DANĂA
Tudo que vocĂȘ precisa para complementar sua formação como profissional ou professor de dança.
http://www.unidanca.com.br/unidanca_3/unid_index.aspx
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php