PENSANDO EM REFORMAS
20/11/2008 -
PENSE!
G20
English:
http://www.nytimes.com/2008/11/16/business/worldbusiness/16summit.html?_r=1&hp&oref=slogin
Na manchete do "New York Times" (http://www.nytimes.com/2008/11/16/business/worldbusiness/16summit.html?_r=1&hp&oref=slogin), "LĂderes mundiais prometem esforço conjunto para ajudar economia". Do "Washington Post" (http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2008/11/15/AR2008111500902.html), "LĂderes mundiais concordam em buscar ampla reforma". Na manchete on-line do "Financial Times" (http://www.ft.com/cms/s/54f72948-b378-11dd-bbc9-0000779fd18c,Authorised=false.html?_i_location=http%3A%2F%2Fwww.ft.com%2Fcms%2Fs%2F0%2F54f72948-b378-11dd-bbc9-0000779fd18c.html%3Fnclick_check%3D1&_i_referer=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffsp%2Fbrasil%2Ffc1711200814.htm&nclick_check=1), "LĂderes mundiais se unem para restaurar crescimento".
Abaixo dos enunciados retumbantes, os textos relativizaram os avanços do G20. No "NYT", "grandes decisĂ”es foram adiadas" e "nova rodada foi marcada para abril, num teste para Barack Obama". No "WP", definiram-se "princĂpios amplos, deixando detalhes para os assessores, atĂ© o novo encontro em abril". Para o "FT", os "lĂderes definiram uma agenda ambiciosa", mas "passos concretos" sĂł em abril.
A manchete on-line do "Wall Street Journal" (http://online.wsj.com/article/SB122679484106131155.html) foi a mais cĂ©tica, "G20 oferece promessas". Os "lĂderes globais mostraram uniĂŁo e prometeram grandes açÔes":
- Mas o grupo, que se reuniu por menos de seis horas, deixou a maioria das decisĂ”es difĂceis para o futuro.
Na manchete on-line do "China Daily" (http://www.chinadaily.com.cn/china/2008-11/16/content_7208365.htm), "LĂderes mundiais concordam em agir" de forma "mais prĂłxima e coordenada" na crise, mas:
- Eles adiaram planos detalhados sobre a revisão do sistema financeiro e até um próximo encontro, na administração Obama.
No "WP" destaque para os EUA, ladeados por Brasil e JapĂŁo, na cĂșpula. No "China Daily" (http://www.chinadaily.com.cn/china/2008-11/16/content_7208365.htm), a foto on-line ressaltou o presidente Hu Jintao ao lado de George W. Bush. Na home do espanhol "El PaĂs" (http://www.elpais.com/articulo/economia/G-20/acuerda/accion/publica/masiva/elppgl/20081116elpepieco_2/Tes), a foto posada, com o primeiro-ministro JosĂ© Luis Zapatero logo atrĂĄs de Bush e Lula.
O "NYT" (http://www.nytimes.com/2008/11/16/washington/16leaders.html?_r=1&oref=slogin), sobre o jantar, ironizou que "a verdadeira história foi a distribuição dos lugares à mesa". Bush cercado por Lula e Hu "foi uma ilustração de como a crise refez a ordem econÎmica mundial".
Toda MĂdia - Nelson de SĂĄ - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/11/08.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Segredos dos Grandes Empreendedores!
Por Adm. Marizete Furbino
(PARTE III)
âOs grandes lĂderes sĂŁo como os melhores maestros, eles vĂŁo alĂ©m das notas para alcançar a mĂĄgica dos mĂșsicosâ.Blaine Lee
Empreendedores de sucesso sĂŁo profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas caracterĂsticas que os fazem diferenciar dos demais.
Tais caracterĂsticas podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.
- Prioriza a qualidade em tudo que se propĂ”e a fazer: O empreendedor realiza investimento pesado nos Recursos Humanos e na tecnologia da informação. Ela se tornou a grande aliada da organização que deseja pelo menos, sobreviver no mercado, pois o conhecimento e a informação passam a ter uma nova conotação, sendo considerados os pilares da organização, gerando o desejĂĄvel produto denominado produtividade. Ă importante salientar que sĂł se alcança de fato a excelĂȘncia quando verdadeiramente hĂĄ consciĂȘncia de que devemos fazer sempre o melhor buscando satisfazer todas as expectativas dos clientes, tanto com relação ao produto/serviço como no que tange a prazos e parĂąmetros de qualidade. Importante lembrar que se alcança a excelĂȘncia quando existe sentimento por parte de todos os envolvidos no processo, no qual a vida organizacional Ă© o maior de todos os empreendimentos, e que fazemos parte desta, uma vez que devemos ser ao mesmo tempo colaboradores intra-empreendedores, investidores, intermediĂĄrios e beneficiados deste imensurĂĄvel empreendimento. Digo imensurĂĄvel quando penso nos colaboradores como sendo o patrimĂŽnio valioso que uma organização possa ter.
- Capacidade de enxergar a empresa como um âtimeâ vencedor, descentralizando açÔes e compartilhando conhecimentos, competĂȘncias e responsabilidades: Trabalhar em equipe nĂŁo Ă© fĂĄcil. Para que as empresas obtenham eficiĂȘncia e eficĂĄcia em um trabalho em equipe, Ă© preciso que todos os envolvidos saibam trabalhar em equipe; portanto, mais do que compartilhar idĂ©ias, Ă© preciso que haja interação entre todos os membros bem como o reconhecimento da interdependĂȘncia dos mesmos em prol dos resultados. Ă preciso tambĂ©m que todos os envolvidos saibam lidar com as cobranças e a respeitar um ao outro, sendo responsĂĄveis, tendo paciĂȘncia, tolerĂąncia e humildade, sabendo ouvir, sendo participativo e solidĂĄrio, sabendo de fato colaborar, cooperar e a se doar, se relacionar, estando sempre aberto ao diĂĄlogo, tendo iniciativa, capacidade de aceitação quanto Ă s diferenças individuais, capacidade para lidar com as diversidades, capacidade de negociação e de argumentação.
- Preocupa-se em demasia com suas atitudes e comportamentos: O empreendedor sabe que a maneira de nos portarmos diante das situaçÔes vividas conta muito, e se nĂŁo formos cautelosos, poderemos transmitir uma imagem distorcida, aparentando falta de comprometimento e de envolvimento, irresponsabilidade e incompetĂȘncia, podendo desta forma prejudicar a inserção e/ou permanĂȘncia no mercado de trabalho.
- Zela pela sua imagem: Sabedor de que a imagem Ă© primordial em todo e qualquer ambiente, principalmente organizacional, o empreendedor tem que ter cautela com a mesma. Cuida de sua aparĂȘncia, zela e fica atento a todo instante em seu comportamento, assim como em suas atitudes, na maneira de se comunicar, tornado-se essencial em todo o processo organizacional, alcançando assim sucesso no que faz.
- à otimista acima de tudo: O empreendedor, além de fazer de cada obståculo um desafio a ser perseguido, faz de cada barreira a ser vencida uma oportunidade, e assim terå maior probabilidade de alcançar sucesso profissional e permanecer no mercado. Os obståculos, bem como os desafios, funcionam como um tempero na vida de qualquer empreendedor, pois são eles um dos responsåveis pela motivação do mesmo.
- Age sempre pautado na Ă©tica: No mercado atual o empreendedor adota sempre o comportamento Ă©tico, uma vez que este, alĂ©m de render bons resultados, agrega valor Ă imagem da organização. Ă de suma importĂąncia ter consciĂȘncia, tomar a decisĂŁo em ser Ă©tico e incorporar dentro da organização tais valores, trabalhando em prol da Ă©tica. Tudo isso constitui entĂŁo, mais que um diferencial, constitui um compromisso que deverĂĄ assumir o gestor com a organização, enxergando a relevĂąncia da Ă©tica dentro de quaisquer organizaçÔes, comprometendo-se com os preceitos morais e preocupando-se cada vez mais com a questĂŁo dos valores, das condutas, dos princĂpios, dos comportamentos e do respeito. Hoje Ă© imprescindĂvel a Ă©tica dentro de uma organização, uma vez que o mercado estĂĄ cada vez mais exigente, verifica-se que a imagem Ă© tudo.
02/06/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
ESCOLAS PARTICULARES NO ENEM
O MinistĂ©rio da Educação (MEC) divulgou as mĂ©dias do Exame Nacional de Ensino MĂ©dio (Enem) 2008. Minas obteve a sexta melhor mĂ©dia geral em redação e prova objetiva (42,69). As escolas da rede privada no Estado ficaram na terceira posição, com nota 58,50. As da rede pĂșblica mineira obtiveram a sexta colocação (39,02). Em 2007, em Minas, a mĂ©dia para a prova objetiva foi de 54,18 e para a redação, 56,45. Os boletins serĂŁo enviados por correio, a partir dessa semana.
Os dados divulgados mostram que o Rio Grande do Sul tem a melhor rede pĂșblica de ensino mĂ©dio do paĂs. Ainda assim, em mĂ©dia, os alunos do Estado nĂŁo conseguiram acertar metade da prova. Os alunos da rede pĂșblica tiveram desempenho 34% pior no Enem deste ano em comparação com os seus colegas de escolas particulares. A diferença foi de 18,8 pontos - 37,3 contra 56,1. Para a professora da UnB Regina Vinhaes, integrante do Conselho Nacional de Educação, era de se esperar um melhor desempenho da escola pĂșblica na avaliação, jĂĄ que "o Enem exige menos conteĂșdo informativo - as chamadas questĂ”es âdecorebaâ -, avaliando mais as competĂȘncias do aluno, como raciocĂnio lĂłgico e compreensĂŁo de texto".
Segundo Regina, o problema estå na qualidade dos vestibulares, que exigem questÔes conteudistas, moldando dessa forma o ensino médio, o que prejudica o desempenho em exames como o Enem. O Enem deste ano avaliou 2,9 milhÔes de alunos em todo o Brasil.
RANKING DO ENEM POR ESTADO
Média geral (redação e prova objetiva)
1 - Distrito Federal - nota 45,39
2 - Rio Grande do Sul - nota 43,42
3 - Rio de Janeiro - nota 43,29
4 - Santa Catarina - nota 43,13
5 - SĂŁo Paulo - nota 43,01
6 - Minas Gerais - nota 42,69
Posição da rede pĂșblica
1 - Distrito Federal - nota 42,12
2 - Rio Grande do Sul - nota 41,11
3 - Rio de Janeiro - nota 40,43
4 - Santa Catarina - nota 39,61
5 - SĂŁo Paulo - nota 39,43
6 - Minas Gerais - nota 39,02
Posição da rede privada
1 - Rio Grande do Sul - nota 61,90
2 - Santa Catarina - nota 60,12
3 - Minas Gerais - nota 58,50
4 - SĂŁo Paulo - nota 58,21
5 - ParanĂĄ - nota 57,11
Fonte: O Tempo - 21/11/08.
ENAD PASSARĂ A SER REALIZADO POR TODOS CALOUROS E FORMANDOS
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deixarå de ser amostral e passarå a avaliar todos os calouros e formandos dos cursos de graduação submetidos ao teste. A mudança entrarå em vigor no ano que vem, quando participarão os universitårios de 15 åreas do conhecimento, entre elas administração, direito e psicologia.
"Esta mudança certamente acabarå com aquela reclamação de alunos que questionavam por que alguns de seus colegas eram selecionados para a prova e outros não", disse, em nota, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.
A novidade aumentarå em 30% os custos do exame para o Ministério da Educação. Segundo o Inep, as despesas com o Enade deste ano ficaram em R$ 24 milhÔes, valor que subiria para R$ 35 milhÔes, se o teste tivesse sido aplicado no modelo universal. O Inep destacou que as atuais amostras cobrem entre 60% e 65% do alunado. O modelo amostral é criticado pela Universidade de São Paulo (USP), que nunca participou do exame, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Fonte: O Tempo - 21/11/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php