CRIATIVIDADE NO MARKETING
14/09/2011 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (SHELL FERRARI)
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http://lithialife.com/?p=304
Video:
http://www.youtube.com:80/watch_popup?v=1_kwxzU4wL4&vq=medium.
Aqui estĂĄ um comercial da Shell mostrado na Europa. Aparentemente, eles estĂŁo vendendo a gasolina, mas os carros usados no vĂdeo roubam a cena.
A Ferrari utilizou vĂĄrios de seus carros de corrida originais, de vĂĄrias cidades de armazenamento, eles voaram ao redor do mundo, e filmou-os correndo pelas ruas de Roma, Rio de Janeiro, Nova York, Hong Kong, Honolulu e Monaco.
Mesmo se vocĂȘ nĂŁo Ă© um corredor, este vĂdeo vai mexer com a alma.
Confira: http://www.youtube.com:80/watch_popup?v=1_kwxzU4wL4&vq=medium.
(Colaboração: Waldeyr Estevão)
More details:
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
NeocompetĂȘncia
Uma nova abordagem para o sucesso profissional
* por Tom Coelho
"Hå dois tipos de pessoas: aquelas que fazem o trabalho e aquelas que ficam com o crédito. Tente estar no primeiro grupo: hå menos competição lå."
(Indira Gandhi)
Seja para construir uma carreira de sucesso ou para encontrar sua vocação e seguir uma missão, ser competente é um pré-requisito båsico.
A mais difundida definição para competĂȘncias foi formulada por Scott B. Parry, em sua obra "The quest for competencies", de 1996, em que ele diz:
"CompetĂȘncias Ă© um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados, que afeta a maior parte de uma tarefa (papel ou responsabilidade), correlacionado Ă performance, que pode ser medido a partir de parĂąmetros bem-aceitos, e que pode ser melhorado atravĂ©s de treinamento e desenvolvimento".
Esse conceito ficou registrado no mundo acadĂȘmico e corporativo como a Regra do CHA.
O "C" representa o conhecimento, o saber adquirido. à o processo de instrução e envolve formação, escolaridade, autodidatismo, leituras, cursos e treinamentos realizados.
O "H" significa habilidade, o saber fazer. Trata-se da capacidade de produzir a partir do conhecimento adquirido e diz respeito a açÔes pråticas como analisar, interpretar, compreender, julgar, planejar, administrar, comunicar, entre tantas outras. Mediante treino, repetição e pråtica constante, as habilidades podem ser desenvolvidas e lapidadas.
O "A" constitui a atitude, o querer fazer. Ă a decisĂŁo consciente e emocional de agir diante dos fatos, com proatividade e assertividade. Atitudes sĂŁo constataçÔes, favorĂĄveis ou desfavorĂĄveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. Uma atitude Ă© formada por trĂȘs componentes: cognição, afeto e comportamento.
Ocorre que o conceito do CHA jĂĄ nĂŁo responde Ă s demandas do mundo corporativo atual, motivo pelo qual desenvolvi um novo modelo ao qual intitulei "NeocompetĂȘncia".
Embora o conhecimento continue imprescindĂvel, na base desta estrutura, Ă© importante pontuar que ele nĂŁo Ă© mais estĂĄtico. AliĂĄs, as festas de "formatura" nas universidades deveriam ser simplesmente abolidas, porque ao concluir um curso de graduação com quatro anos de duração, por exemplo, muito do que foi estudado no primeiro e segundo anos jĂĄ estĂĄ defasado. Disso decorre a importĂąncia da atualização, o saber aprender, representando o desafio de ampliar o conhecimento de forma contĂnua, alĂ©m da capacidade de discernir sobre o que deve ou nĂŁo ser aprendido dentre tantas possibilidades.
A atitude, embora seja o elo supremo desta corrente, precisa ser referendada pela realização, o fazer efetivamente, pois muitos que desejam não levam a termo suas açÔes, capitulando e desistindo no decorrer do caminho.
Neste contexto, surge a premĂȘncia da motivação, o fazer fazer. Num primeiro instante, do ponto de vista individual, mesmo porque a motivação Ă© um processo pessoal, responsĂĄvel pela intensidade, direção e persistĂȘncia dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. A intensidade estĂĄ relacionada Ă quantidade de esforço empregado - muito ou pouco. A direção refere-se a uma escolha qualitativa e quantitativa em face de alternativas diversas. E a persistĂȘncia reflete o tempo direcionado Ă prĂĄtica da ação, indicando se a pessoa desiste ou insiste no cumprimento da tarefa.
Mas para se alcançar a efetividade, precisamos empreender açÔes não individualmente, mas em equipe. Neste ponto, a motivação se converte em apoio, sustentação e, em especial, inspiração àqueles que compÔem o time.
No estĂĄgio seguinte, o profissional competente compreende que conhecimento bom Ă© conhecimento compartilhado e que para evoluir nĂŁo apenas na hierarquia, mas nos processos de reconhecimento e de autorrealização, Ă© necessĂĄrio ensinar aos que estĂŁo ao seu redor. Ă o fazer saber, por meio da educação, disseminando experiĂȘncias, comportamentos e melhores prĂĄticas.
Neste momento, surge a importĂąncia da autoconsciĂȘncia de que na medida em que ampliamos nosso espectro de conhecimentos, maior Ă© nossa ignorĂąncia diante do universo de possibilidades do saber. A humildade representa o saber saber, a percepção clara e inequĂvoca de nossas prĂłprias limitaçÔes e que nos faz simultaneamente educadores e educandos, combatendo a prepotĂȘncia e a arrogĂąncia. HĂĄ que aprender, porĂ©m hĂĄ tambĂ©m que ensinar.
A humildade leva Ă prĂĄtica inconteste da verdade. E como nĂŁo hĂĄ porque mascarar eventos ou açÔes passa-se a valorizar a autenticidade, o saber ser, onde importa nĂŁo o que vocĂȘ tem, mas quem vocĂȘ Ă©. Uma caracterĂstica singular num mundo tĂŁo superficial em determinados aspectos como o que vivenciamos atualmente.
O homem é um ser social por natureza, de modo que deve aprender não apenas a viver, mas também saber conviver, ou seja, viver com seus pares. A isso chamamos sociabilidade.
Por fim, a solidariedade, que remete nĂŁo Ă solidĂŁo, mas Ă cooperação, Ă responsabilidade e Ă interdependĂȘncia. Ă a consciĂȘncia plena de saber devolver Ă mesma sociedade em que convivemos um pouco do que aprendemos e somos a fim de mitigar as desigualdades.
Compreendido o conceito moderno de "competĂȘncia", fica mais fĂĄcil para o profissional definir como deve se posicionar. HĂĄ competĂȘncias tĂ©cnicas, comportamentais, relacionais, valorativas e transcendentais. Mas este Ă© assunto para outra oportunidade.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de "Sete Vidas - LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissional", pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: http://www.tomcoelho.com.br e http://www.setevidas.com.br.
PROFESSOR X
O ENSINO DA INOVAĂĂO
A capacidade de inovar - transformar ideias em produtos rentĂĄveis - Ă© um fator determinante no desenvolvimento econĂŽmico das naçÔes. O Brasil ainda precisa dar um salto nesse campo. Em 2009, por exemplo, o paĂs pediu o registro de apenas 464 patentes no Estados Unidos, ao passo que a Coreia do Sul fez 24.000 requisiçÔes no mesmo perĂodo. Parte do problema reside na educação. O ensino das ciĂȘncias exatas no paĂs estĂĄ em descompasso com o mundo do sĂ©culo XXI e nĂŁo estimula crianças e jovens Ă pesquisa e Ă invenção.
Entenda o que serĂĄ preciso fazer para mudar esse cenĂĄrio:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ensino-brasileiro-precisa-de-aula-de-inovacao.
Kåtia Perin - Fonte: Veja - Edição 2234.
PRĂMIO - ASSESPRO RECEBE INSCRIĂĂES
EstĂŁo abertas atĂ© o dia 30 de setembro as inscriçÔes ao prĂȘmio Professor Dr. Imre Simon, concedido anualmente pela Assespro Nacional para destacar pessoas fĂsicas e empresas que contribuĂram de forma significativa para o posicionamento e desenvolvimento da ĂĄrea de TI. Os interessados podem se inscrever pelo link http://assespro.org.br/loja/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 13/09/11.
PROFESSORA PASQUALINA
OS TRĂS GRIFOS
SĂŁo trĂȘs as palavras "grifo" em portuguĂȘs, xarĂĄs prefeitas, mas cada uma com acepção e origem muito distintas. Em seu primeiro significado, grifo Ă© sinĂŽnimo de texto em itĂĄlico. No segundo, Ă© o nome de um animal mitolĂłgico com cabeça e asas de ĂĄguia e corpo de leĂŁo. E, no terceiro, Ă© um substantivo sinĂŽnimo de enigma, questĂŁo obscura ou expressĂŁo hermĂ©tica.
Leia mais:
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/curiosidades-etimologicas/os-tres-grifos/
Kåtia Perin - Fonte: Veja - Edição 2234.
PRĂMIO SESC DE LITERATURA
EstĂĄ com inscriçÔes abertas atĂ© dia 30 prĂłximo o prĂȘmio Sesc de Literatura, voltado para escritores inĂ©ditos. O autor precisa ter mais de 18 anos e a obra deve ser para o pĂșblico adulto, nas categorias romance e conto. Diferentemente de outros concursos do gĂȘnero, este tem parceria com a editora Record para a edição, distribuição e divulgação das obras vencedoras. InscriçÔes: http://www.sesc.com.br/premiosesc/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 11/09/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php