BERĂO DA CIVILIZAĂĂO
14/05/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
O INTRIGANTE IRAQUE I
VocĂȘ sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razĂŁo do petrĂłleo possui memorĂĄveis histĂłrias e mitos da civilização? Se vocĂȘ nĂŁo sabe, veja a seguir:
Mesopotùmia, onde agora é o Iraque, foi o berço da civilização. Confira no mapa!
(Colaboração: Waldeyr)
PROFESSOR X
AlĂŽ pessoal,
Nessa edição vamos decifrar o enigma da semana passada e lançar um novo desafio para vocĂȘs. Divirtam-se.
Alguem explicou......Eu explico!
Meu telefone por exemplo: 4153 0501
Chamemos de x = 4153 e y= 0501.
A fĂłrmula geral dessa cĂĄlculo se resume a:
[(80*x + 1)*250 + 2*y -250)]/2
retirando os parenteses:
[20000*x + 250 + 2*y - 250]/2
Efetuando a divisĂŁo e cancelando 250 com -250, temos:
10000x + y
Ou seja... qdo vc multiplica 4153 por 10000 vc coloca esse nĂșmero 4 casas acima o que seria 41530000, somando y que Ă© o final do nĂșmero vc tem 41530501.
Facil! hehehehe
Engenheiro é uma m.... né? hahahahaha
(Colaboração: Cleide)
Bem, segue abaixo o novo desafio da semana. Tentem resolver e se conseguirem, enviem para o Fale Conosco.
QuestĂŁo da prova do ITA
Rasgue a mente! A questĂŁo abaixo caiu na prova do ITA do ano passado, portanto aĂ vai um exemplo para os que almejam estudar nas melhores universidades do paĂs, ok? Pura matemĂĄtica.
Uma mĂŁe Ă© 21 anos mais velha que o filho.
Daqui hĂĄ seis anos a mĂŁe terĂĄ uma idade 5 vezes maior que o filho.
Pergunta : Onde estĂĄ o pai agora ?
HĂĄ que fazer alguns cĂĄlculos para obter a resposta.
Por mais incrĂvel que pareça a resposta Ă© dada pela matemĂĄtica.
De qualquer forma, apresentarei a resposta na prĂłxima semana... Ă© bem interessante.
Um forte abraço e excelente semana a todos,
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS
Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado.
Contato - 33889365.
Nesta semana vamos analisar mais um texto, cujo tema é o acesso de jovens carentes às universidades através do modelo de avaliação existente.
O que precisa ser mudado?
Ă comum ouvir a afirmação de que o vestibular prejudica jovens de baixa renda. Mas Ă© importante ressaltar que a dificuldade de tais estudantes em ingressar em faculdades cujas vagas sĂŁo mais disputadas, principalmente em federais, se deve Ă s notas que estes tiram em tais provas â geralmente muito baixas.
Com base nisso fica claro que o que exclui jovens de baixa renda Ă© a falta de acesso a uma educação de qualidade e que alunos de colĂ©gios pĂșblicos, cujas notas sĂŁo iguais as de alunos de colĂ©gios privados, dificilmente adquiriram os mesmos conhecimentos destes. Portanto, se fosse utilizado um sistema de avaliação baseado no desempenho do aluno durante sua vida escolar, seria necessĂĄrio, tambĂ©m, um sistema que avaliasse o desempenho das escolas, o que acarretaria novamente na exclusĂŁo de alunos de colĂ©gios pĂșblicos.
O vestibular, por outro lado, permite a esses jovens estudar para adquirir os conhecimentos que nĂŁo obtiveram na escola, dando uma oportunidade deles ingressarem na faculdade.
Se tem algo que precisa ser mudado, nĂŁo Ă© o mĂ©todo de avaliação, e, sim, a qualidade do ensino em colĂ©gios pĂșblicos.
Analisem o texto, na próxima semana faremos as devidas correçÔes e comentårios.
Boa semana a todos!
Professora Pasqualina
AlĂŽ galera: Mande suas mensagens, dĂșvidas e/ou perguntas para o Professor X e Professora Pasqualina atravĂ©s do Fale Conosco de nosso site.
Clique aqui e envie sua mensagem: http://www.faculdademental.com.br/fale.php
Aproveitem a oportunidade!