CRIATIVIDADE NO MARKETING XXII
05/06/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXII (DIA DA IMPRENSA)
A Africa criou para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) uma campanha intitulada "CĂ©rebro", que faz uma homenagem ao dia da imprensa. Com o slogan "Quando a informação nĂŁo chega, a opiniĂŁo nĂŁo sai" o anĂșncio, que foi veiculado no dia 1Âș de junho, traz um cĂ©rebro pintado na cabeça de um homem e o texto: "1Âș de Junho. Dia de quem transforma a notĂcia em democracia. Dia da Imprensa.". A criação Ă© de Fabio Seidl e Bruno Brasil, com direção de criação de Nizan Guanaes e Sergio Gordilho.
Fonte: MĂdia - 01/06/08.
TOP 10 FUNNY CREATIVE BUS ADVERTISEMENTS (10 MAIS CRIATIVOS E DIVERTIDOS ANĂNCIOS EM ĂNIBUS)
http://www.jimmyr.com/blog/Top_10_Bus_Ads_248_2007.php
(Colaboração: Elna - Florianópolis)
PROFESSOR X
IMPRENSA BRASILEIRA FAZ 200 ANOS
Inaugurada em 1Âș de junho de 1808 com o lançamento do "Correio Braziliense", a imprensa brasileira completa hoje dois sĂ©culos. O Brasil havia acabado de acomodar no Rio a famĂlia real portuguesa expulsa de Lisboa pelas tropas de NapoleĂŁo e vivia os efeitos das mudanças que sacudiam a Europa.
Os jornais surgem neste ambiente de efervescĂȘncia polĂtica e econĂŽmica e se tornam importantes no embate de idĂ©ias. Passados 200 anos, eles enfrentam hoje a concorrĂȘncia acirradĂssima de outros meios pela atenção dos leitores e um forte questionamento sobre seu papel na sociedade. Mas nos Ășltimos anos encontraram fĂŽlego na recuperação da circulação e no crescimento de sua participação no bolo publicitĂĄrio.
O "Correio Braziliense", mensĂĄrio publicado por HipĂłlito da Costa (1774-1823) em Londres, circulou de 1Âș de junho de 1808 a dezembro de 1822. AlĂ©m dele, duas outras iniciativas marcaram 1808 como o começo de um novo ciclo de circulação de idĂ©ias no paĂs.
Em 13 de maio foi instalada a tipografia da ImpressĂŁo RĂ©gia, criada para imprimir as leis e decretos do gabinete de d. JoĂŁo 6Âș, mas que tambĂ©m editou romances, poesias, livros cientĂficos, religiosos, didĂĄticos e periĂłdicos. Poucos meses depois, em 10 de setembro, houve o lançamento da "Gazeta do Rio de Janeiro", jornal oficial da corte que tambĂ©m editava notĂcias do Brasil e da Europa.
Os historiadores do perĂodo costumam destacar trĂȘs caracterĂsticas daquela imprensa incipiente. Primeiro, ela chegou tarde. Estudos mostram que o Brasil foi o 12Âș paĂs da AmĂ©rica Latina a receber uma tipografia, quando o MĂ©xico jĂĄ tinha oficina desde 1535 e o Peru desde 1584. Buenos Aires tem sua primeira impressora em 1780.
O segundo aspecto Ă© que esta imprensa nasce censurada. Em Portugal, os impressos eram submetidos a trĂȘs ordens de vigilĂąncia: o Poder Real, a Inquisição e o bispo. No Brasil, havia a censura da Igreja CatĂłlica e a Mesa do Desembargo do Paço. A censura sĂł foi abolida em 1821, no calor das revoltas que obrigaram d. JoĂŁo 6Âș a voltar a Lisboa. A terceira caracterĂstica destacada pela maioria dos historiadores Ă© o carĂĄter ĂĄulico das primeiras publicaçÔes.
Embora julgue correta essa caracterização, o historiador Marco Morel chama a atenção para o contexto polĂtico: "A ĂȘnfase no atraso, na censura e no oficialismo como fatores explicativos dos primeiros tempos da imprensa nĂŁo Ă© suficiente para dar conta da complexidade de suas caracterĂsticas e das demais formas de comunicação numa sociedade em mutação, do absolutismo em crise".
SĂŁo deste perĂodo "A Idade d'Ouro no Brasil" (1811), o segundo jornal a circular no Brasil e o primeiro na ProvĂncia da Bahia, "Variedades" (1812), a primeira revista impressa no Brasil, e "O Patriota" (1813).
Hoje o Brasil tem 555 jornais diĂĄrios, segundo a ANJ (Associação Nacional de Jornais). ApĂłs um longo perĂodo de crise econĂŽmica, a entidade festeja o crescimento de circulação e faturamento do setor. Os diĂĄrios auditados pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação) tiveram crescimento de circulação em 2007 de 10,7% em relação a 2006. Este Ăndice se refere aos 88 jornais monitorados. A ANJ calcula que com a inclusĂŁo dos diĂĄrios nĂŁo auditados este crescimento tenha sido de 11,8%.
O faturamento publicitĂĄrio dos jornais aumentou 23,72% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo perĂodo de 2007, Ăndice acima do crescimento do mercado de comunicação, que foi de 15,48%. O crescimento em 2007 em relação a 2006 foi de 15,22%, enquanto o mercado cresceu 8,98%. A participação no bolo publicitĂĄrio tambĂ©m melhorou. Passou de 15,46% para 16,38%. No primeiro trimestre deste ano chegou a 18,89%. A internet teve 2,77% de participação no mercado publicitĂĄrio em 2007. A TV continua com a maior fatia do bolo: 59,21%.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/06/08.
Correio Braziliense - http://www.correioweb.com.br/
ANJ - http://www.anj.org.br/
IVC - http://www.circulacao.org.br/scripts/ijeweb.cgi/iniciar
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
TĂtulo: A Carteira
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1877
(Colaboração: A.M.B.)
PRĂMIO INCENTIVA ESCRITORES
Foram divulgados em 05/06 por Eleonora Santa Rosa, secretĂĄria de Estado de Cultura, os vencedores do PrĂȘmio Governo de Minas de Literatura, que distribui R$ 212 mil entre os ganhadores das categorias ficção (R$ 25 mil), poesia (R$ 25 mil), jovem escritor mineiro (R$ 7.000 durante seis meses para pesquisa e elaboração do livro) e conjunto da obra (R$ 120 mil).
No total foram 1.318 inscriçÔes, vindas de 23 Estados do paĂs. A eleição do melhor trabalho em poesia foi dividida entre dois autores: o paulista Ărico Nogueira, por "O Livro de Scardanelli" e o mineiro Rodrigo GuimarĂŁes Silva, por "Objeto Algum". "Nesta categoria nĂŁo houve um inscrito que preenchesse todos os quesitos, entĂŁo premiamos duas obras que, cada uma em seu estilo, tem muita qualidade", explica a secretĂĄria.
Na categoria ficção, o ganhador foi o paulista Carlos Felipe MoisĂ©s por "HistĂłrias Mutiladas". O prĂȘmio Jovem Escritor Mineiro foi dado, por escolha unĂąnime do jĂșri, para Carlos de Brito e Melo, autor de "A Passagem Densa dos Corpos". "Ter um trabalho reconhecido em um prĂȘmio tĂŁo importante dĂĄ uma visibilidade ao texto e ao autor muito interessantes", diz Carlos. O carioca SĂ©rgio SantâAnna foi escolhido para receber o prĂȘmio pelo conjunto de sua obra. Eleonora destaca que Ă© preciso "incentivar nĂŁo sĂł a formação de novos leitores, mas tambĂ©m de novos autores". Ela acredita na possibilidade de aumento da premiação para o prĂłximo ano.
Rodrigo Soares - Fonte: O Tempo - 06/06/08.
BOLSA - PROUNI INSCREVE ATĂ ĂS 21HS DO PRĂXIMO DIA 13
O candidato interessado em se inscrever no processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) tem atĂ© as 21h do dia 13, sexta-feira, quando acaba o prazo. O programa concede bolsas integrais e parciais em universidades privadas. Os candidatos sĂŁo selecionados pelas notas do Enem de 2007. Para se inscrever, Ă© preciso ter obtido a nota mĂnima de 45 pontos (mĂ©dia entre a redação e a prova de conhecimentos gerais).
Na internet: http://www.mec.gov.br
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/06/08.
ENEM TEM PRAZO DE INSCRIĂĂO PRORROGADO
O prazo de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino MĂ©dio) foi prorrogado atĂ© o dia 13. Podem se inscrever estudantes do Ășltimo ano do ensino mĂ©dio (concluintes) ou egressos, que jĂĄ terminaram os estudos. A inscrição deve ser feita pela internet ou pelo correio. A taxa de inscrição Ă© de R$ 35. Alunos da rede pĂșblica estĂŁo isentos. Egressos e estudantes de escola privada que se declarem carentes podem pedir isenção da taxa. A prova serĂĄ no dia 31 de agosto.
Na internet: http://www.enem.inep.gov.br/inscricao
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/06/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php