CRIATIVIDADE NO MARKETING
26/09/2012 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (RIO 2016)
See:
https://www.dropbox.com/s/x19ipyv24luys04/Embratur%20Olympia%20London.mov
Embratur â
http://www.facebook.com/#!/EmbraturBrasil
Embratur finalizando a OlimpĂada em Londres e abrindo para o RJ.
Excepcional! Brasil dando um show de publicidade. Espero que as OlimpĂadas sejam tanto quanto.
No link a publicidade da Embratur agradecendo Londres e chamando para a OlimpĂada de 2016 no Rio de Janeiro. Eu gostei muito, vejam se gostam. Ele foi apresentado em uma balsa no TĂąmisa, onde uma fonte jorrava ĂĄguas que serviram como tela. Ficou muito legal!
https://www.dropbox.com/s/x19ipyv24luys04/Embratur%20Olympia%20London.mov
Fonte: Jane Rivelli (Colaboração: A. M. Borges)
Embratur â
http://www.facebook.com/#!/EmbraturBrasil
PROFESSOR X
QUANDO O ALUNO NĂO TEM PERFIL
A prĂĄtica da medicina estĂĄ ameaçada no Brasil. Basta abrir as pĂĄginas dos jornais para constatar uma verdadeira crise anunciada que inclui notĂcias como a abertura indiscriminada de escolas mĂ©dicas, a flexibilização da residĂȘncia mĂ©dica e as tentativas de revalidar automaticamente diplomas de mĂ©dicos formados no exterior sem exigir comprovação de capacidade, apenas para citar alguns exemplos.
O resultado desse cenårio é um profissional com formação deficiente para exercer a medicina.
Sempre digo que para ser mĂ©dico, alĂ©m da disposição para enfrentar, com trabalho ĂĄrduo, as dificuldades habituais inerentes Ă profissĂŁo, sĂŁo necessĂĄrias caracterĂsticas especiais. Ă fundamental gostar de gente. O bom mĂ©dico tambĂ©m deve ser imbuĂdo de firmeza de carĂĄter, senso humanĂstico, consciĂȘncia coletiva, amor Ă vida. Esses atributos nĂŁo sĂŁo adquiridos na faculdade. Ă uma questĂŁo de formação pessoal.
Hoje, com a porta dos vestibulares aberta, a seleção coloca para dentro das escolas mĂ©dicas principalmente os candidatos que tĂȘm mais conhecimento teĂłrico, nĂŁo os que de fato possuem as importantes caracterĂsticas citadas acima.
Por isso considero absurda a abertura de grande nĂșmero de vagas sem critĂ©rio de avaliação rigoroso. Desse jeito, Ă© grande a probabilidade de entregarmos a prĂĄtica da medicina a indivĂduos com as mais distintas fragilidades.
Atualmente, mesmo em vestibulares bem feitos e nas principais escolas medicas, sempre nos deparamos com alunos que passam pela seleção, mas que nĂŁo tĂȘm perfil adequado para a medicina. O indivĂduo se arrasta pelo curso de graduação, mas, quando chega Ă residĂȘncia mĂ©dica e Ă© impelido a tomar decisĂ”es e conviver com a morte, nĂŁo possui estrutura psicolĂłgica.
No exercĂcio desta profissĂŁo, as decisĂ”es que podem ou nĂŁo salvar vidas sĂŁo tomadas sem ter quem confira. Quem que nĂŁo tem vocação acaba abandonando o curso, desenvolvendo depressĂŁo ou outros distĂșrbios psicolĂłgicos.
Para evitar tantos problemas advindos da deficiĂȘncia do vestibular, o ideal seria que os pretendentes Ă carreira mĂ©dica fossem avaliados tambĂ©m por um exame psicotĂ©cnico. Na medicina, nĂŁo lidamos com mĂĄquinas, mas com seres humanos. Essa prerrogativa Ă©, por si sĂł, um diferencial em relação Ă s outras profissĂ”es liberais.
O Brasil nĂŁo precisa de tantos mĂ©dicos. Precisa, sim, de bons mĂ©dicos. E selecionar bem os futuros profissionais da medicina Ă© primordial para mudar a triste realidade da saĂșde no paĂs.
Paralelamente, Ă© mister continuar lutando pela implantação de uma polĂtica de governo sĂłlida que fixe os profissionais em regiĂ”es afastadas, com remuneração digna e possibilidade de desenvolvimento contĂnuo. AĂ sim, alcançaremos o que sempre sonhamos.
Antonio Carlos Lopes â 64, Ă© diretor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de ClĂnica MĂ©dica. Fonte: Folha de S.Paulo â 21/09/12.
Unifesp â http://www.unifesp.br/index.php
Sociedade Brasileira de ClĂnica MĂ©dica - http://www.sbcm.org.br/site/
PROFESSORA PASQUALINA
APRENDER E ENSINAR... TECNOLOGIAS SOCIAIS
3Âș Concurso Revista FĂłrum e Fundação Banco do Brasil.
Transformação e Desenvolvimento em Debate na Escola.
Se vocĂȘ Ă© professor, inscreva-se atĂ© 5 de outubro em:
http://www.aprenderensinarts.com.br/.
Facebook:
http://www.facebook.com/aprenderensinarts
Fonte: Almanaque Brasil â NĂșmero 161.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php