ROBOMANIA EM FEIRA
12/07/2012 -
EU DIGITAL
ROBOTECH TOKYO 2012
English:
http://www.micromachine.jp/en/
MĂĄquinas de poucos milĂmetros de espessura, braços mecĂąnicos capazes de agarrar um globo sem quebrĂĄ-lo e androides que simulam o movimento humano sĂŁo algumas das principais atraçÔes da Feira Robotech de TĂłquio, que foi inaugurada nesta quarta-feira e exibe os Ășltimos avanços da robĂłtica industrial.
Em sua terceira edição, o evento, que se estenderĂĄ atĂ© o dia 13 de julho, reĂșne mais de 200 empresas e instituiçÔes, a maioria procedente de diferentes lugares do JapĂŁo, embora tambĂ©m haja especialistas de outros paĂses, como a Alemanha e Reino Unido.
Entre as novidades em braços robĂłticos aparecem os modelos de alta sensibilidade da britĂąnica Shadow Robotics, como o Muscle Hand, que apresenta 24 articulaçÔes e 40 "mĂșsculos de ar". A japonesa Double, por sua vez, apresentou uma mĂŁo de trĂȘs dedos capaz de agarrar e transportar um globo, uma bolsa cheia de lĂquido e um pote de creme sem danificar os materiais.
Os androides da empresa japonesa RT deram uma pista sobre o futuro que a robĂłtica pode desempenhar em terrenos como a educação a distĂąncia e a assistĂȘncia Ă s crianças, graças aos seus avançados sistemas de controle.
Neste aspecto, com um comando tĂŁo simples como o controle de videogames, vocĂȘ pode ser capaz de conduzir o modelo gr-001, um sofisticado androide de apenas 40 cm de envergadura, enquanto o RT-Camhead, um protĂłtipo de cĂąmara robĂłtica, foi concebida para ser controlada pela internet. Outros modelos de RT em desenvolvimento jĂĄ sĂŁo capazes de imitar os mesmos movimentos de um braço humano atravĂ©s de um pequeno sensor.
Dentro do campo das chamadas micromĂĄquinas, a agĂȘncia estatal japonesa NEDO apresentou vĂĄrios projetos com intenção de impulsionar a economia elĂ©trica no JapĂŁo, um paĂs que teve que replanejar seu modelo energĂ©tico apĂłs o acidente na usina nuclear de Fukushima.
Entre esses projetos, uma rede de sensores, que é composta de micromåquinas sobre lùminas de 8 mm de espessura, se destaca ao conseguir fazer um acompanhamento do consumo elétrico.
Embora ainda seja caro para ser instalado em lares e pequenas empresas, o sistema funciona bem em grandes superfĂcies e jĂĄ foi provado em mais de 2 mil locais, entre fĂĄbricas e shoppings do JapĂŁo, os quais puderam economizar 10% de eletricidade no Ășltimo ano.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/ - 11/07/12.
O site:
http://www.micromachine.jp/en/
BLOG DO STROESSNER
Modestamente, sou o Lance Armstrong do Paraguai. Venci sete eleiçÔes consecutivas. Fui Presidente entre 1954 e 1989. Peguei um paĂs destruĂdo e o entreguei...bom, deixa pra lĂĄ.
Confira: http://blogsdoalem.com.br/Stroessner/
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - 12/07/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php