CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010
25/02/2010 -
MANCHETES DA SEMANA
ECONOMIA E VIDA
Tema deste ano pede menos materialismo. O perĂodo da Quaresma Ă© acompanhado da realização da Campanha da Fraternidade, a maior mobilização solidĂĄria do mundo cristĂŁo. Neste ano, a campanha traz como tema Economia e Vida. O lema Ă© âVocĂȘs nĂŁo podem servir a Deus e ao dinheiroâ. A abertura foi marcada por uma celebração conduzida pelo arcebispo Dom Walmor e por representantes das igrejas que compĂ”em o Conselho Nacional das Igrejas CristĂŁs.
Segundo o padre Oscar Aquino BaĂȘta, a escolha do tema tem como objetivo alertar as pessoas para os valores da vida. âO dinheiro nĂŁo pode ser o bem mais precioso. Deus estĂĄ em primeiro lugar e seguidos dele estĂŁo o amor e o respeito pelo prĂłximoâ, disse.
AlĂ©m disso, diz o padre, Ă© preciso colaborar com a promoção de uma economia a serviço da vida, âa partir do esforço conjunto das igrejas cristĂŁs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam para a construção de uma sociedade sem exclusĂŁoâ. (CCo)
Carolina Coutinho - Fonte: O Tempo - 17/02/10.
Imagem - Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/
FALOU E DISSE
Em tempos de Quaresma, uma reflexão do economista Marcos Arruda, um dos autores da campanha cristã Economia e Vida, que incentiva o consumo consciente: "Cabe a nós a mudança para colocar a lógica do suficiente no lugar da lógica do esbanjamento". O clima e a natureza agradeceriam.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 21/02/10.
BATENDO FORTE
Em sua 3ÂȘ Campanha da Fraternidade conjunta as igrejas cristĂŁs brasileiras tentam provocar uma reflexĂŁo crĂtica de seus fiĂ©is sobre a economia. Demoraram um ano para reagir Ă crise mundial. Mas, reagiram. E com força. A campanha condena de forma enfĂĄtica os excessos do capitalismo. E questiona o fato de quase um terço do orçamento do governo brasileiro estar sendo gasto com a rolagem de uma dĂvida pĂșblica, que nĂŁo para de crescer e de drenar recursos do paĂs para o sistema financeiro.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 17/02/10.
DEUS E A ECONOMIA
Como faz todos os anos, a CNBB estĂĄ lançando a Campanha da Fraternidade de 2010. O tema Ă© a economia. O lema Ă© um texto bĂblico: "VocĂȘs nĂŁo podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). A campanha Ă© apoiada tambĂ©m por outras igrejas cristĂŁs.
Como de vezes anteriores, a proposta feita Ă sociedade, de discussĂŁo de um tema escolhido, tem pertinĂȘncia. Ă luz da filosofia da Igreja, a economia sempre deu margem a muitos questionamentos, nĂŁo sĂł hoje, mas desde que o homem surgiu na face da Terra.
A economia estĂĄ na origem. Nos evangelhos, ao ser expulso do ParaĂso, o homem foi condenado a buscar, com sofrimento, seu sustento todos os dias de sua vida. No Novo Testamento, Cristo o adverte de que nĂŁo poderia servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro.
Com o desenvolvimento da sociedade, a questão econÎmica ganhou cada vez maior relevùncia nas relaçÔes sociais. A Igreja sempre teve dificuldades para compatibilizar seus ensinamentos com as formas de produção e repartição dos bens adotados pela sociedade.
Modernamente, o conflito se deu tanto com a desigualdade capitalista como quanto o comunismo ateu. Com a derrocada deste Ășltimo, a preocupação Ă© conter a expansĂŁo do outro, que tornou a acumulação da riqueza um fim em si mesmo, sem consideração dos meios.
Para a Igreja, Deus é o fim de todas as coisas. A sociedade, no entanto, tem transformado Deus em meio de alcançar a prosperidade e seus ganhos. Disso tem se aproveitado sobretudo o sistema financeiro, que realiza seus maiores lucros junto às pessoas menos afortunadas.
Mas o sistema capitalista tem suas próprias contradiçÔes. O discurso da Igreja o tem o humanizado. Sendo dinùmico, o sistema experimenta mudanças constantes. A inclusão jå é percebida hoje como forma de sustentação do próprio sistema capitalista.
A economia sempre esteve a serviço da vida. Sem ela, a sociedade humana seria inviåvel.
Editorial - Fonte: O Tempo - 18/02/10.
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