DICAS PARA AS FĂRIAS E PARA A LĂNGUA PORTUGUESA...
03/07/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSOR X
OlĂĄ pessoal,
O Teatro Municipal de Ouro Preto foi reaberto após 2 anos de restauração. De 1770, local é considerado o mais antigo em atividade da América Latina. Taà uma boa dica para visitar nas férias. Vejam a foto! Uma beleza!
O Teatro Municipal de Ouro Preto (MG) foi reaberto nesse sĂĄbado 07/07 ao pĂșblico, apĂłs quase dois anos fechado para obras de restauração. Inaugurado em 1770, o teatro, tambĂ©m conhecido como Casa da Ăpera, Ă© o mais antigo em funcionamento em toda a AmĂ©rica Latina, de acordo com o Iphan (ĂłrgĂŁo federal de patrimĂŽnio).
Toda a estrutura do teatro, que tem capacidade para 350 pessoas, foi restaurada. O teto, o piso de madeira e o mobiliårio do prédio foram inteiramente recuperados.
As obras consumiram R$ 693 mil em recursos do Monumenta -programa de recuperação de sĂtios histĂłricos do MinistĂ©rio da Cultura.
Para incrementar as produçÔes no palco, o teatro ganhou sistemas de varas de cenårio e de iluminação -barras usadas para suspender elementos cenogråficos e de luz. O palco tem 15 metros de profundidade total e boca de cena -parte próxima da platéia- de sete metros de largura por seis metros de profundidade.
Para prevenir incĂȘndios, houve instalação de um sistema de sensores Ăłticos para detecção de fogo. As instalaçÔes elĂ©tricas e hidrĂĄulicas, deterioradas pelo tempo, foram refeitas. O telhado ganhou uma manta de alumĂnio anti-fogo sob as telhas.
O teatro recebeu um anexo. Um terreno vizinho foi desapropriado pela prefeitura para funcionamento de bilheteria, administração, toaletes e café.
Essa foi a terceira grande reforma do teatro desde a sua inauguração. A primeira, em 1862, foi subsidiada pelo governo provincial e, apesar de ter mudado a estrutura fĂsica do teatro, manteve sua fachada praticamente inalterada.
Na Ășltima reforma, em 1977, foram descobertas pinturas antigas, de autoria desconhecida, provavelmente realizadas entre 1854 e 1862.
O teatro Ă© um dos monumentos mais visitados de Ouro Preto, primeira cidade brasileira a ser considerada patrimĂŽnio cultural da humanidade. O conjunto arquitetĂŽnico e urbanĂstico do municĂpio Ă© tombado pelo Iphan.
A reinauguração do teatro integra as comemoraçÔes dos 296 anos de fundação da ex-Vila Rica (antiga denominação de Ouro Preto).
(Fonte: Folha de S.Paulo - 07/07/07).
Abraços e boas férias a todos!
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
Estamos chegando ao final de mais um semestre. Esta Ă© a Ășltima edição e vamos fechĂĄ-la com dezesseis curiosidades da lĂngua portuguesa.
01 - Cuidado nessa arapuca do portuguĂȘs: as palavras paroxĂtonas terminadas em -n recebem acento grĂĄfico, mas as terminadas em -ns nĂŁo recebem: hĂfen, hifens; pĂłlen, polens.
02 - Atenção: Ele interveio na discórdia, e não interviu. Afinal, o verbo é intervir, derivado de vir.
03 - Item nĂŁo leva acento. Nem seu plural itens.
04 - O certo Ă© a libido, feminino. Devo dizer: Minha libido hoje nĂŁo tĂĄ legal .
05 - Todo mundo gosta de dizer magĂ©rrima, magrĂssima, mas o superlativo de magro Ă© macĂ©rrimo.
06 - Antes de particĂpios nĂŁo devemos usar melhor nem pior . Portanto, devemos dizer: os alunos mais bem preparados sĂŁo os do 2Âș grau. E nunca: os alunos melhor preparados ...
07 - Essa histĂłria de mal com l, e mau com u, atĂ© jĂĄ cansou. Ă sĂł decorar: Mal Ă© antĂŽnimo de bem, e mau Ă© antĂŽnimo de bom. Ă sĂł substituir uma por outra nas frases para tirar a dĂșvida.
08 - Toda vez que disser " Ă meio-dia e meio" vocĂȘ estarĂĄ errando. O certo Ă©: meio-dia e meia. Ou seja, meio dia e meia hora .
09 - NĂŁo tenho nada a ver com isso, e nĂŁo haver com isso .
10 - Nem um nem outro leva o verbo para o singular: Nem um nem outro conseguiu cumprir o que prometeu .
11 - Toda vez que usar o verbo gostar tenha cuidado com a ligação que ele tem com a preposição de . Ex: a coisa de que mais gosto é passear no parque. A pessoa de que mais gosto é minha mãe.
12 - Lembre-se: påra, com acento, é do verbo parar, e para , sem acento, é a preposição. Portanto: Ele não påra de repetir para o amigo que tem um carro novo.
13 - E tem mais: pelo , sem acento, Ă© preposição (contração da preposição por com o artigo o) e pĂȘlo, com acento, Ă© o cabelo.
14 - E quer mais? PĂȘra, a fruta, leva acento, sĂł para diferenciar de uma antiga preposição tambĂ©m chamada pera. JĂĄ o plural dispensa o acento: peras. DĂĄ pra entender? O jeito Ă© decorar.
15 - Ainda tem mais uma palavra com acento diferencial: pÎde, terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo poder. à para diferenciar de pode, a forma do presente. Então dizemos: Ele até que pÎde fazer tudo aquilo, mas hoje não pode mais. Percebeu a diferença?
16 - PÎr só leva acento quando é verbo: Quero pÎr tudo no seu devido lugar. Mas se for preposição, não leva acento: Por qualquer coisa, ele se contenta.
Boas férias a todos.
Professora Pasqualina
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
AlĂŽ galera: Mande suas mensagens, dĂșvidas e/ou perguntas para o Professor X e Professora Pasqualina atravĂ©s do Fale Conosco de nosso site.
Clique aqui e envie sua mensagem: http://www.faculdademental.com.br/fale.php
Aproveitem a oportunidade!