CRIATIVIDADE NO MARKETING
14/10/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (DESAFIOS DO APRENDIZADO DA NOVA GERAĂĂO)
English:
http://nextgenlearning.com/
http://www.gatesfoundation.org/press-releases/Pages/next-generation-learning-challenges-101011.aspx
EMPREENDEDORISMO - Bill Gates anuncia programa que dĂĄ estĂmulo Ă educação.
Bill Gates anunciou que sua fundação vai investir US$ 20 milhÔes (R$ 34 milhÔes) para estimular empreendedores a desenvolver tecnologias voltadas à aplicação na educação.
O programa distribuirå valores que variam de US$ 250 mil a US$ 750 mil para projetos focados na melhoria de modelos de aprendizado, aprofundamento do envolvimento dos alunos, aprendizados através de sistemas interativos e monitoramento da evolução de desempenho.
A preocupação de Bill Gates com a educação vai alĂ©m desse programa de estĂmulo. Sua fundação jĂĄ doou bilhĂ”es de dĂłlares para projetos relacionados Ă educação. AlĂ©m disso, o fundador da Microsoft atua no recente documentĂĄrio "Esperando pelo super-homem", que analisa a decadĂȘncia do sistema de ensino americano.
As inscriçÔes para o programa "Desafios do aprendizado da nova geração" vão até 17 de novembro, e os projetos vencedores serão anunciados em março de 2011.
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/10/10.
Todos os detalhes:
http://nextgenlearning.com/
http://www.gatesfoundation.org/press-releases/Pages/next-generation-learning-challenges-101011.aspx
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Jogando Xadrez
*por Tom Coelho
âO sucesso na vida nĂŁo depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com cartas ruins.â (Warren G. Lester)
Eu contava cerca de sete anos de idade, quando fui apresentado ao jogo de xadrez por um primo mais velho. Numa infùncia pobre, utilizåvamos um tabuleiro de jogo de damas e adaptåvamos as peças a partir de componentes de outro jogo de tabuleiro, War. Assim, os dados viravam torres; os aviÔes, cavalos; os exércitos, peÔes.
JĂĄ adulto, coloquei-me a refletir sobre os benefĂcios daquela experiĂȘncia lĂșdica. Esporte, para quem enxerga a dedicação e o desempenho inerentes Ă prĂĄtica; jogo, para quem atribui o resultado da partida Ă sorte ou ao azar; arte, diante da criatividade e estilo empregados. O fato Ă© que o xadrez Ă© certamente responsĂĄvel por aspectos de minha personalidade e conduta profissional.
O jogo tem um objetivo muito bem definido: o âxeque-mateâ. Isso nos remete Ă questĂŁo de se estabelecer metas â e buscar cumpri-las. Para tanto, sĂŁo necessĂĄrios planejamento e estratĂ©gias definidas. E, para traçå-las, criatividade e imaginação.
Uma partida exige concentração, o que nos proporciona desenvolvimento do autocontrole. E sua duração tem um tempo-limite determinado. Assim, hierarquizar tarefas e gerenciar o tempo mostram-se imprescindĂveis.
Mas o melhor do xadrez estĂĄ no exercĂcio de pensar os lances seguintes. Os seus, e os do adversĂĄrio. Grandes enxadristas conseguem vislumbrar, a cada nova rodada, toda uma partida. Isso demanda um raciocĂnio lĂłgico e espacial abrangentes. Ă o estĂmulo para o desenvolvimento da intuição e da capacidade de antecipação, alĂ©m do hĂĄbito de visualizar o futuro. E o esforço por elevar a performance a cada lance lembra-nos a idĂ©ia do aperfeiçoamento contĂnuo, ou kaizen.
NĂŁo existe o jogo de duplas. Sob esta Ăłtica, o xadrez Ă© um exemplo perfeito da solidĂŁo do poder. A autonomia para movimentar uma ou outra peça Ă© exclusividade do jogador. A decisĂŁo Ă© sua. E o resultado, vitĂłria ou derrota, Ă© conseqĂŒĂȘncia direta das opçÔes feitas. Esta Ă© a hora de se administrar as emoçÔes. Curtir o entusiasmo decorrente do sucesso, sentindo-se realizado; o prazer pela conquista, o sabor da superação. Ou tolerar o fracasso, aprendendo pacientemente com o mesmo, adotando uma postura resiliente.
Por fim, atĂ© mesmo Ă©tica se aprende atravĂ©s do xadrez. Do respeito ao adversĂĄrio, cumprimentando-o no inĂcio e tĂ©rmino da partida, mantendo-se em silĂȘncio enquanto aguarda sua jogada, sem jamais trapacear mediante alteração das posiçÔes das peças num momento de distração do oponente, atĂ© o cumprimento da regra âpeça-tocada Ă© peça-jogadaâ, uma simbologia perfeita para denotar que podemos muitas vezes utilizar Ctrl-C + Ctrl-V, em nossas atitudes, mas o Ctrl-Z nĂŁo Ă© admitido...
O Profissional Empreendedor deve aprender a ser um enxadrista. Porque nossa vida é um grande jogo de xadrez. Estamos todos no mesmo tabuleiro e recebemos as mesmas peças. à certo que alguns são ligeiramente favorecidos pelo destino, ficando com peças brancas e iniciando o jogo. Mas, não raro, falta-lhes sabedoria para lidar com esta vantagem comparativa.
Estabelecer metas, planejar, traçar estratĂ©gias, administrar o tempo, tomar decisĂ”es, ser criativo e imaginativo, compor cenĂĄrios, exigir qualidade, controlar emoçÔes, respeitar ao prĂłximo. Estas nĂŁo sĂŁo apenas regras para se vencer um jogo de xadrez. NĂŁo sĂŁo apenas regras para se conquistar o jogo do mundo corporativo. SĂŁo regras para se alcançar com ĂȘxito a prĂłpria felicidade no jogo da vida.
06/11/2003 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
Sem FOCO, nada feito!
Por Adm. Marizete Furbino
"Concentre todos os seus pensamentos no trabalho que irĂĄ desempenhar. Os raios de sol nĂŁo queimam enquanto nĂŁo se concentram sobre um foco." (Alexandre Graham Bell)
HĂĄ momentos da vida que se torna necessĂĄrio parar, analisar e refletir sobre o que vocĂȘ quer da vida. ApĂłs esta anĂĄlise Ă© fator primordial que o profissional mantenha o foco, investindo tempo, inteligĂȘncia, criatividade e muita energia, centrando seus esforços no que deseja ser.
Saiba priorizar o que vocĂȘ pretende alcançar. Ă notĂłrio que quando se tem claro e definido o que se deseja ser, torna-se mais fĂĄcil nĂŁo somente traçar o caminho a percorrer, como tambĂ©m traçar estratĂ©gias de como caminhar, e assim, tudo fica mais fĂĄcil, e o caminho, por conseqĂŒĂȘncia, menos ĂĄrduo.
NĂŁo obstante, em meio a tantos desafios, a tantos desencontros e a tantos contratempos, Ă© necessĂĄrio manter muito otimismo no decorrer da caminhada, procurando transpor todo e qualquer obstĂĄculo que porventura aparecer, fazendo desses, degraus para a sua subida.
Ă cristalino que quando se deseja vencer torna-se necessĂĄrio, diante de cada âentraveâ, falha e/ou derrota, fazer uma anĂĄlise, reflexĂŁo e correção, extraindo sempre uma lição, e assim, aprendendo, desenvolvendo e, por conseguinte, crescendo.
Sobre esse aspecto, Ă© de suma importĂąncia saber planejar, organizar, se concentrar, centrar esforços e manter o foco em seus objetivos, sabendo priorizar as atividades. PrioritĂĄrio Ă© o que vocĂȘ precisa fazer para que o conduza ao alvo, nĂŁo se deixando dispersar por qualquer imprevisto e/ou novidade que porventura possam aparecer no decorrer da trajetĂłria.
Ă fato que, para obter ĂȘxito, sua mente deverĂĄ ocupar-se somente de pensamentos que o levarĂŁo ao alvo; portanto, nĂŁo permita sua mente dispersar. Lembre-se que a sua concentração Ă© tudo o que vocĂȘ precisa para alcançar o que vocĂȘ deseja.
Por essa razĂŁo, Ă© importante saber que sem foco, as dificuldades se transformam em sĂ©rios entraves, o mundo dos negĂłcios passa a ficar como um âbreuâ; Ă© como se o profissional estivesse em um tĂșnel bem escuro, sem conseguir enxergar a saĂda, limitando desta forma toda e qualquer iniciativa, nĂŁo tendo uma visĂŁo nĂtida do idealizado, se perdendo em meio Ă caminhada, prejudicando entĂŁo o alcance dos resultados.
Com efeito, somente se vocĂȘ permitir, muitos fatores poderĂŁo influenciar no seu resultado, pois o alcance dos objetivos dependerĂĄ e muito de seus comportamentos e atitudes diante de tudo e de todos. A cada alteração nos resultados, seu comportamento poderĂĄ alterar-se, seja para o lado positivo, provocando tranqĂŒilidade e equilĂbrio e/ou negativo, advindo das pressĂ”es vivenciadas, provocando ansiedade excessiva e tensĂ”es, o que o levarĂĄ a um desequilĂbrio, podendo dessa forma, colocar tudo a perder.
No mesmo sentido, atributos como, autoestima, autocontrole, concentração, dedicação, empenho, envolvimento, comprometimento e poder de decisão, são de extrema importùncia no que tange ao alcance dos resultados esperados.
Nesse passo, Ă© preciso que o profissional acredite em si prĂłprio, confie em si mesmo, acredite em seu potencial, em sua capacidade, mantendo-se um autocontrole, bem como um equilĂbrio emocional diante de todos âentravesâ que ele eventualmente vivencia no cotidiano.
De igual importùncia, é preciso ter e manter o foco, centrando todos os esforços em prol do alvo a ser perseguido, se dedicando, se empenhando, se envolvendo e se comprometendo o bastante com o seu propósito, estudando, analisando e refletindo sobre a melhor tomada de decisão a ser feita que contribua para o alcance de seus objetivos.
A questĂŁo reside no fato de conscientizar-se que o tempo passa num piscar de olhos e que se o profissional nĂŁo ficar atento, o mesmo ficarĂĄ somente âa ver naviosâ. Por isso, Ă© decisivo saber o que ele quer de sua vida pessoal e profissional, para assim traçar estratĂ©gias de como caminhar, mantendo o foco, priorizando o que deseja alcançar.
Para alcançar a conquista do que se deseja, Ă© necessĂĄrio fazer dos sacrifĂcios e obstĂĄculos durante todo o processo, degraus para sua subida. Pensando assim, a âcargaâ carregada em seu ombro ao longo do percurso ficarĂĄ mais leve, deixando de ser um fardo. Por conseguinte, a melancolia, a tristeza, a angĂșstia, a dor, o medo e o sofrimento, poderĂŁo aparecer no decorrer do processo, mas estarĂŁo somente a lhe espreitar, nĂŁo conseguindo nenhuma oportunidade de entrar e nem mesmo permanecer. Fatalmente a segurança conquistada e perseguida os inibirĂĄ.
Como se observa, o profissional seguirĂĄ a sua caminhada permanecendo forte como uma rocha, resistindo a todo e qualquer intempĂ©rie que porventura apareça e queira provocar um vulcĂŁo em sua vida, nĂŁo se deixando inibir por quaisquer choques e/ou impactos. Ao contrĂĄrio, mantendo sempre o equilĂbrio e nĂŁo desviando o foco nenhum âminutoâ sequer, aprendendo com as diversas situaçÔes, descobrindo formas de enfrentamento, inovando, reconstruindo e com criatividade descobrindo novas maneiras de caminhar e de chegar ao âpĂłdioâ.
Enfim, é de grande valia que o profissional do século XXI, além de conscientizar-se da importùncia do foco em sua vida, planeje e concentre esforços, a fim de averiguar as reais relevùncias dos fatos, não se deixando inibir e muito menos se abater, mas resistindo a quaisquer detratores e obståculos que porventura surjam, sempre considerando a ótica do foco no alcance dos resultados.
04/10/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
NOBEL DE LITERATURA
O escritor peruano Mario Vargas Llosa, anunciado agora hĂĄ pouco pela Academia Sueca como vencedor do prĂȘmio Nobel de Literatura de 2010, Ă© um dos nomes mais incontestĂĄveis a receber a honraria em muitos anos. Um dos mais destacados representantes da geração do chamado âboom latino-americanoâ dos anos 1960-70, Vargas Llosa, 74 anos, nascido em Arequipa, mora hoje em Nova York e leciona na Universidade de Princeton, em Nova Jersey. Ă autor de diversos romances que combinam sucesso de pĂșblico com o respeito da crĂtica, como âA cidade e os cachorrosâ, âConversa na catedralâ, âA guerra do fim do mundoâ (sobre Canudos), âTia Julia e o escrevinhadorâ, âPantaleĂŁo e as visitadorasâ e âTravessuras da menina mĂĄâ. Seu prĂłximo romance, âO sonho do celtaâ, serĂĄ lançado em breve. A obra de Vargas Llosa vem sendo relançada no Brasil pela Alfaguara e uma coletĂąnea de artigos e ensaios, âSabres e utopiasâ, acaba de sair por aqui aqui pela editora Objetiva, do mesmo grupo.
Nos ensaios literĂĄrios deste livro, Vargas Llosa enfoca nomes como Jorge Luis Borges, Cabrera Infante e Jorge Amado, classificado por ele como o Ășnico escritor a merecer ir para o cĂ©u. Sua militĂąncia latino-americanista fica evidente, mas a literatura ocupa espaço subalterno no volume diante da atenção dispensada Ă s memĂłrias e reflexĂ”es sobre sua visĂŁo de mundo e carreira polĂtica: entusiasta de primeira hora da Revolução Cubana, Vargas Llosa caminhou nos anos 1980 para o liberalismo â o que contribuiu para indispĂŽ-lo de forma definitiva com um grande amigo de juventude e tambĂ©m escritor premiado com o Nobel, o colombiano Gabriel GarcĂa MĂĄrquez. Em 1990, disputou a presidĂȘncia do Peru e foi derrotado por Alberto Fujimori, o que o levou a abandonar a polĂtica partidĂĄria.
No texto em que fundamenta a escolha, a Academia Sueca destacou âsua cartografia das estruturas de poder e suas vigorosas imagens de resistĂȘncia, revolta e derrota do indivĂduoâ. Isso nĂŁo quer dizer muita coisa, mas o que veio em seguida sim: âEle Ă© um contador de histĂłrias divinamente dotadoâ. De todo modo, se pode haver algum potencial de polĂȘmica no anĂșncio, ele Ă© apenas polĂtico. NĂŁo faltarĂŁo especulaçÔes sobre que tipo de sinal a Academia Sueca â que parece nunca deixar de levar tais aspectos em consideração, Ă© verdade â quer enviar ao mundo. Do ponto de vista estritamente literĂĄrio, ganhou um dos grandes escritores vivos. Sua vitĂłria Ă© tĂŁo boa para ele quanto para o prestĂgio do prĂłprio Nobel, quebrando uma sequĂȘncia de seis anos em que haviam sido premiados cinco europeus â alĂ©m de um turco, Orhan Pamuk. Desde a vitĂłria de GarcĂa MĂĄrquez, em 1982, um escritor sul-americano nĂŁo levava o prĂȘmio de 1,5 milhĂŁo de dĂłlares.
Em declaraçÔes ao site do jornal espanhol âEl PaĂsâ, o escritor peruano disse que, a princĂpio, quando recebeu a notĂcia, julgou tratar-se de um trote. âAcreditava ter sido inteiramente esquecido pela Academia, nem mesmo sabia que o prĂȘmio seria anunciado este mĂȘsâ, disse. Declarando-se âmuito comovido e entusiasmadoâ, acrescentou que o prĂȘmio Ă© um âreconhecimento Ă lĂngua espanholaâ.
Como nota curiosa, registre-se que as casas de aposta londrinas, que este ano nem previram o nome de Vargas Llosa, sĂŁo mais uma vez as grandes derrotadas.
Confira os outros vencedores dos anos 2000:
2009 â Herta MĂŒller
2008 â Jean-Marie Gustave Le ClĂ©zio
2007 â Doris Lessing
2006 â Orhan Pamuk
2005 â Harold Pinter
2004 â Elfriede Jelinek
2003 â J.M. Coetzee
2002 â Imre KertĂ©sz
2001 â V.S. Naipaul
2000 â Gao Xingjian
Kåtia Perin - Fonte: Veja - Edição 2186.
PROFESSORA PASQUALINA
NOVA LĂNGUA
JĂĄ vivemos sob o Big Brother -nĂŁo o do Pedro Bial, mas o de George Orwell, com as cĂąmeras que nos espionam no banco, na garagem, no elevador, na sorveteria, no sinal vermelho etc. SĂł nos faltava a NovilĂngua. NĂŁo falta mais. HĂĄ uma lĂngua sendo gestada no Brasil, e que nĂŁo se pretende correta, autĂȘntica ou mesmo eficiente. Ă apenas novidadeira -"trendy" ou "fashion", como ela prĂłpria se definiria.
Nessa nova lĂngua, nĂŁo se diz mais que tal ou qual coisa Ă© antiga, vinda do passado. Diz-se que Ă© "vintage" -embora "vintage" (ao pĂ© da letra, vindima) se aplique em inglĂȘs ao que pertence a uma dada safra, ao que vem autenticamente de uma Ă©poca. Mas Ă© sempre assim, nĂŁo? Por leveza ou ligeireza dos usuĂĄrios, certas palavras, ao serem transplantadas Ă força de uma lĂngua para outra, podem ter o seu sentido original alterado.
DaĂ que, na nova lĂngua que se pratica aqui, e mais ainda no mundo da moda, algo corriqueiro, vulgar, normal, que nĂŁo se afasta dos padrĂ”es estabelecidos, Ă© agora chamado de "mainstream". Em inglĂȘs, "mainstream" Ă© o curso d'ĂĄgua ou corrente principal, e se refere a um rio, mas pode se aplicar tambĂ©m a um estilo dominante na literatura, na mĂșsica, no cinema. Entre nĂłs, meio que vem substituir o que, atĂ© hĂĄ pouco, costumava se chamar de -como era mesmo?- "bĂĄsico".
Outro dia, ouvi o verbo "performar", aplicado Ă candidata Ă PresidĂȘncia Marina Silva. "Marina performou bem no Rio", disse alguĂ©m, sobre a grande votação que ela teve aqui. Mas, nĂŁo sei por que, "performar" me parece assentar melhor Ă personalidade de Dilma Rousseff.
E a secretĂĄria de um mĂ©dico acaba de me telefonar marcando um "apontamento" para a semana. Isso era algo que, no passado, dizĂamos de farra: "Vou te dar um anel para marcar um apontamento". Quis rir, mas me contive a tempo. A moça estava falando a sĂ©rio.
Ruy Castro - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php