PERSONALIDADE NO FACEBOOK
23/03/2013 -
MARILENE CAROLINA
âCURTIRâ
English:
http://www.bbc.co.uk/news/technology-21699305
More details:
Pnas.org/content/early
Cambridge â
http://www.cam.ac.uk/research/news/digital-records-could-expose-intimate-details-and-personality-traits-of-millions
http://www.facebook.com/#!/CUIHC?fref=ts
'Curtir' expÔe personalidade no Facebook. Algoritmo traça perfis com precisão de até 95%, mesmo que usuårio não revele informaçÔes.
A opção "curtir" no Facebook pode revelar muito mais do que se pretende.
Pesquisa publicada mostra que analisar os padrĂ”es dessas preferĂȘncias pode dar estimativas precisas sobre informaçÔes pessoais que o usuĂĄrio nĂŁo expĂ”e, como raça, idade, QI e sexualidade.
Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e de um centro de pesquisa bancado pela Microsoft analisaram dados de 58 mil usuårios do Facebook para prever traços de personalidade e outras informaçÔes que os perfis não revelam.
No estudo, foi desenvolvido um algoritmo que usa as opçÔes "curtir" -publicamente disponĂveis a menos que o usuĂĄrio faça configuraçÔes de privacidade mais rĂgidas- para criar perfis de personalidade, revelando potencialmente detalhes Ăntimos sobre sua vida.
Os modelos matemĂĄticos apresentaram precisĂŁo de 88% na previsĂŁo de preferĂȘncias sexuais de usuĂĄrios homens. Quanto Ă raça, a precisĂŁo foi de 95%, e, opçÔes religiosas e polĂticas, de 80%.
O tipo de personalidade e a estabilidade emocional também foram previstos com precisão de entre 62% e 75%.
O Facebook nĂŁo quis comentar a pesquisa.
O estudo confirma a validade da preocupação quanto às redes sociais e a possibilidade de que os dados acumulados nela sejam minerados em busca de informaçÔes delicadas, mesmo que o usuårio tente manter em segredo informaçÔes pessoais.
Menos de 5% dos usuårios que as avaliaçÔes previam como gays tinham conexÔes com grupos explicitamente gays, por exemplo.
EXEMPLOS
Enquanto alguns padrÔes parecem óbvios -democratas curtiram Casa Branca, enquanto republicanos curtiram George W. Bush-, outros foram menos diretos.
As pessoas que curtiram batatas curly fries tĂȘm QI mais alto, e as que clicaram "curtir" pĂĄgina de "deslizar de meias pelo assoalho" tendem a nĂŁo usar drogas.
Financial Times â Tradução: Paulo Migliacci - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/03/03.
Mais detalhes:
http://www.bbc.co.uk/news/technology-21699305
Pnas.org/content/early
Cambridge â
http://www.cam.ac.uk/research/news/digital-records-could-expose-intimate-details-and-personality-traits-of-millions
http://www.facebook.com/#!/CUIHC?fref=ts
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php