âHERROSâ DE ATENĂĂO...
20/07/2013 -
A JENTE HERRAMOS
A REGRA QUE PODE SALVAR SUA VIDA NUM ACIDENTE AĂREO
English:
http://lifehacker.com/the-plus-three-minus-eight-rule-could-help-you-survive-720160619
http://abcnews.go.com/Travel/asiana-airlines-crash-survive-plane-crash/story?id=19599159&page=2#.Ud15afnV4xQ
The Survivors Club â The Secrets and Science That Could Save Your Life â
http://www.amazon.com/The-Survivors-Club-Secrets-Science/dp/B004TE6O2G
National Transportation Safety Board â
http://www.ntsb.gov/
Facebook.com/NTSB
Hype Science -
http://hypescience.com/
http://www.facebook.com/hiperciencia
Life Hacker â
http://www.facebook.com/LifeHacker1?ref=ts&fref=ts
ABC News â
http://www.facebook.com/abcnews
VocĂȘ começa a ouvir mĂșsica ou jĂĄ saca a revista de bordo assim que entra em um aviĂŁo e permanece distraĂdo mesmo bem perto da aterrissagem? Isso provavelmente nĂŁo Ă© uma boa ideia, de acordo com pesquisas sobre os momentos mais propĂcios para que os acidentes aĂ©reos ocorram. A regra de âmais trĂȘs, menos oitoâ minutos pode te ajudar a ficar alerta quando vocĂȘ voar.
Em um artigo da ABC News, Ben Sherwood, autor do livro âThe Survivors Club â The Secrets and Science That Could Save Your Lifeâ (âO Clube dos Sobreviventes â Os segredos e a ciĂȘncia que poderia salvar sua vidaâ, em portuguĂȘs), aponta que 80% de todos os acidentes de aviĂŁo acontecem nos trĂȘs primeiros minutos da decolagem ou nos oito minutos antes da aterrissagem. Esses sĂŁo os minutos mais preciosos durante os quais vocĂȘ deve ficar alerta apenas por precaução. Continue com seus sapatos calçados e deixe a leitura ou a mĂșsica para outra hora.
No entanto, que uma coisa fique bem clara: nĂŁo queremos que ninguĂ©m fique paranoico sobre viagens aĂ©reas. Estatisticamente falando, voar ainda Ă© uma das mais seguras formas de viajar que existe no planeta â e, mesmo que haja um acidente, como o que aconteceu recentemente no Aeroporto Internacional de San Francisco (EUA), a grande maioria dos passageiros sobrevive.
Quanto mais informaçÔes vocĂȘ tem, no entanto, melhor preparado vocĂȘ estĂĄ para qualquer eventualidade; e maiores sĂŁo suas chances de permanecer calmo e seguro.
No final das contas, a regra do âmais trĂȘs, menos oitoâ tambĂ©m serve para tranquilizar quem tem medo de voar: uma vez que vocĂȘ tenha passado por esses minutos mais crĂticos, as chances de o aviĂŁo sofrer algum acidente caem drasticamente.
Embora apenas um em cada 1,2 milhĂŁo de voos acabem em acidente, de acordo com o ĂłrgĂŁo dos Estados Unidos chamado National Transportation Safety Board (NTSB), ainda hĂĄ precauçÔes simples que os passageiros podem tomar para se preparar para situaçÔes de emergĂȘncia.
Os especialistas concordam que o lugar onde vocĂȘ estĂĄ sentado em um aviĂŁo pode vir a fazer a diferença entre a vida e a morte em um acidente. Ed Galea, professor da Universidade de Greenwich, passou mais de 25 anos analisando como os seres humanos reagem em situaçÔes de emergĂȘncia. Para ele, os segundos anteriores ao impacto sĂŁo os mais perigosos. âVocĂȘ Ă© responsĂĄvel por sua vidaâ, diz Galea. âSe vocĂȘ sabe o que estĂĄ fazendo, vocĂȘ tem mais chances de sobreviverâ.
Uma regra de ouro? Sente-se o mais perto possĂvel de uma saĂda de emergĂȘncia. Galea estudou mais de 100 acidentes de aviĂŁo e entrevistou dezenas de sobreviventes. Ele descobriu que os sobreviventes, em mĂ©dia, passam por cinco fileiras de assentos antes de sair com segurança de um aviĂŁo em chamas. Ele tambĂ©m relatou que os assentos na parte traseira de um aviĂŁo sĂŁo geralmente mais seguros, assim como os assentos do corredor.
A taxa de sobrevivĂȘncia em acidentes de aviĂŁo nos EUA entre 1983 e 2000 foi de 95% por cento, segundo o NTSB. Ou seja, mesmo que vocĂȘ tenha o azar de sofrer um acidente aĂ©reo, Ă© muito provĂĄvel que vocĂȘ sobreviva a ele.
O mais importante em casos assim continua sendo o clĂĄssico ânĂŁo entre em pĂąnicoâ. âSe nunca pensou sobre o que faria num acidente e nunca se preparou, quando o momento realmente chega, vocĂȘ nĂŁo consegue raciocinarâ, conta Galea. âVocĂȘ pode e deve se preparar para reagir adequadamente em situaçÔes de emergĂȘnciaâ.
Bruno Calzavara Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paranå e estå de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.
Fonte: Portal hype.science (Colaboração: A. M. Borges)
Mais detalhes:
http://lifehacker.com/the-plus-three-minus-eight-rule-could-help-you-survive-720160619
http://abcnews.go.com/Travel/asiana-airlines-crash-survive-plane-crash/story?id=19599159&page=2#.Ud15afnV4xQ
O Clube dos Sobreviventes â Os segredos e a ciĂȘncia que poderia salvar sua vida â
http://www.amazon.com/The-Survivors-Club-Secrets-Science/dp/B004TE6O2G
National Transportation Safety Board â
http://www.ntsb.gov/
Facebook.com/NTSB
Hype Science -
http://hypescience.com/
http://www.facebook.com/hiperciencia
Life Hacker â
http://www.facebook.com/LifeHacker1?ref=ts&fref=ts
ABC News â
http://www.facebook.com/abcnews
EMPRESA AĂREA PROCESSA CANAL DOS EUA POR PIADA COM PILOTOS
A sul-coreana Asiana Airlines informou que vai processar um canal de televisĂŁo dos Estados Unidos por divulgar incorretamente e "com ofensas raciais" os nomes de quatro pilotos do aviĂŁo que se acidentou em San Francisco hĂĄ dez dias.
Na sexta (12), uma Ăąncora do jornal da KTVU, afiliada da Fox em Oakland, CalifĂłrnia, leu ao vivo os nomes falsos.
Segundo a notĂcia, os capitĂŁes a bordo eram "Sum Ting Wong", "Wi Tu Lo", "Ho Lee Fuk" e "Bang Ding Ow".
Aparentemente asiĂĄticos, os nomes tĂȘm sonoridade semelhante a expressĂ”es como "something wrong" ("algo estĂĄ errado"), "we're too low" ("estamos muito baixos") e "holy fuck" ("puta merda", em tradução livre). JĂĄ o Ășltimo deles lembra onomatopeias usadas para descrever choques.
VĂdeos da cobertura rapidamente tomaram a internet, suscitando crĂticas e piadas.
"Decidimos acionar a KTVU porque a notĂcia difama os pilotos e nossa reputação", disse o porta-voz da empresa.
A emissora se desculpou e disse que falhou ao realçar "a fonética dos nomes". Porém, dividiu a culpa com o Conselho Nacional de Segurança no Transporte, que confirmara os nomes antes do noticiårio.
O órgão também pediu desculpas e creditou a checagem indevida a um estagiårio. Por enquanto, ninguém explicou quem criou os nomes falsos.
O acidente deixou trĂȘs mortos e mais de 180 feridos.
Foco - Fonte: Folha de S.Paulo â 17/07/13.
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php