BONUS SENSUS
11/03/2009 -
EDITORIAL
à certo que o Cristianismo é a maior religião do mundo, seguido pelo Islamismo. à certo que a Igreja Católica é uma das maiores do mundo. à certo que o Vaticano é o menor e um dos mais ricos Estados do mundo. à certo também que os representantes do Papa nem sempre usam do bom senso para expressar posiçÔes e opiniÔes.
Antes de mais nada, o entendimento de âbom sensoâ. A literatura define âsensoâ (latim: Sensus) como faculdade de raciocinar, ponderação, sensatez, equilĂbrio. JĂĄ âbomâ (latim: bonus) como honestidade, honradez, caridade, competĂȘncia etc. Portanto, ter bom senso Ă© unir as condiçÔes de âsensoâ com as qualidades de âbomâ.
Recentemente, ocorreram alguns posicionamentos de representantes da Igreja catĂłlica, os quais demonstram total falta de bom senso.
Primeiro foi a excomunhĂŁo no caso da menina de nove anos, vĂtima de estupro e grĂĄvida de gĂȘmeos. Por determinação mĂ©dica, inclusive falta de estrutura corporal para uma criança grĂĄvida, foi realizado um aborto. Como escreveu Gilberto Dimenstein (http://www.dimenstein.com.br) na Folha "raras vezes assisti no Brasil a um exemplo tĂŁo acabado de arcaĂsmo como a excomunhĂŁo da mĂŁe que permitiu o aborto da filha de nove anos. AlĂ©m de vĂtima de estupro cometido pelo padrasto, a menina corria risco de morte. Se Deus existe, ele deve estar envergonhado do que fazem usando seu nome. Ă uma amostra do que significa a incapacidade de se reciclar". O Arcebispo sabia exatamente o que estĂĄ fazendo, da relevĂąncia de seu ato e da importĂąncia que tem a religiosidade no nordeste, alĂ©m do impacto que uma excomunnhĂŁo tem para as pessoas naquela regiĂŁo.
Depois, bem no Dia Internacional da Mulher, o jornal do Vaticano LâOsservatore Romano (http://www.vatican.va/news_services/or/or_quo/index.html) publicou um artigo (escrito por uma mulher, diga-se) com a seguinte tese: a mĂĄquina de lavar roupa pode ter feito mais pela libertação da mulher no sĂ©culo 20 que a pĂlula anticoncepcional e o acesso ao mercado de trabalho. Ă isso mesmo. Um trecho do artigo diz o seguinte: âO debate Ă© acalorado. Alguns dizem que Ă© a pĂlula, alguns dizem que Ă© o direito ao aborto, e alguns (dizem que Ă©) o direito a trabalhar fora de casa. Alguns, porĂ©m, ousam ir alĂ©m: a mĂĄquina de lavar.â Ă muito provĂĄvel que quase nenhuma mulher tenha se empolgado com essa ousadia do jornal catĂłlico de âir alĂ©mâ. (http://www.ofiltro.com.br â 10/03).
Teve também, hå pouco tempo, arcebispo negando o Holocausto e entrando em conflito com a comunidade judaica internacional e, por aà vai...
Ă certo que nĂŁo houve âBom Sensoâ e Ă© certo tambĂ©m que parece haver instrução e determinação no sentido de desagradar a opiniĂŁo pĂșblica mundial. Uma necessidade de demonstrar falta de sensibilidade. O mais certo, no entanto, Ă© que nĂŁo estĂĄ certo, mesmo com as mais de 1.700 leis do direito canĂŽnico (CĂłdigo de Direito CanĂŽnico - http://www.vatican.va/archive/cdc/index_po.htm), se utilizar de todo um poder de formação de opiniĂŁo para falar o que bem entender, sem pensar e sem ter o mĂnimo de bom senso.
Educação, Paz, SaĂșde e Bom Senso a todos!
Imagem: Fonte = http://www.vaticanstate.va/IT/homepage.htm.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php