PARABĂNS, ADMINISTRADOR!!!
10/09/2007 -
MANCHETES DA SEMANA
O SĂMBOLO DO ADMINISTRADOR
Confira na imagem!
O sĂmbolo escolhido para identificar a profissĂŁo do Administrador:
"O quadrado como ponto de partida: - uma forma bĂĄsica, pura, onde o processo de tensĂŁo de linhas Ă© recĂproco. Sendo assim, os limites verticais / horizontais entram em processo recĂproco de tensĂŁo".
"Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum."
"O quadrado é regularidade, possui sentido eståtico quando apoiado em seu lado, e sentido dinùmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)."
"As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princĂpio de ação (o centro)."
"As flechas centrais se dirigem para um objeto comum, baseado na regularidade (...) as laterais as metas a serem atingidas."
O JURAMENTO DO ADMINISTRADOR
"Prometo dignificar minha profissĂŁo consciente de minhas responsabilidades legais, observar o cĂłdigo de Ă©tica objetivando o aperfeiçoamento da ciĂȘncia da administração, o desenvolvimento das instituiçÔes e a grandeza do homem e da pĂĄtria. "
Observação: A Resolução Normativa que padroniza o Juramento Ă© a R.N. nÂș 201 de 19/12/1997, publicada no D.O.U. no dia 27/01/98.
FRASES DE PETER DRUCKER (Considerado unanimemente o âpai da administração modernaâ)
"Nenhuma empresa Ă© melhor do que o seu administrador permite."
âPode ser dito sem grande supersimplificação, que nĂŁo hĂĄ paĂses subdesenvolvidos. HĂĄ apenas os subadministrados."
"Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficåcia na comunicação."
âA melhor maneira de predizer o futuro Ă© criĂĄ-lo."
"As pessoas que nĂŁo correm riscos geralmente cometem uns dois grandes erros por ano. As pessoas que correm riscos geralmente cometem uns dois grandes erros por ano."
"DecisÔes empresariais sempre comprometem os recursos do presente com as incertezas do futuro."
"A revolução da informação representa uma nĂtida transferĂȘncia de poder de quem detĂ©m o capital para quem detĂ©m o conhecimento."
9 DE SETEMBRO, DIA DO ADMINISTRADOR
Nove de setembro foi o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nÂș 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissĂŁo de Administrador. O dia do Administrador foi instituĂdo pela Resolução CFA nÂș 65/68, de 09/12/68.
Administrar incertezas, assumir riscos, vencer desafios, conquistar resultados pela competĂȘncia profissional, tem sido a luta contĂnua de todo Administrador.
Segundo os dicionĂĄrios, administrar Ă© dirigir uma organização utilizando tĂ©cnicas de gestĂŁo para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Tal definição passa por outras interpretaçÔes mais funcionais, como a de Peter Drucker, para quem âadministrar Ă© manter as organizaçÔes coesas, fazendo-as funcionarâ
Os primeiros administradores profissionais (aquele contratado, que nĂŁo Ă© o dono do negĂłcio) registrados pela histĂłria foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, as primeiras sociedades anĂŽnimas que se tem notĂcia. Isso em meados do SĂ©culo XVII. As artes bĂ©licas tambĂ©m sĂŁo correlatas com a administração, e isso pode ser verificado graças aos documentos de estrategistas militares como o chinĂȘs Sun-Tzu (em A arte da Guerra) e Carl von Clausewitz (em Da guerra) dois excelentes autores sobre a administração no campo de batalha, que envolve logĂstica, finanças, recursos humanos, produção, organização e mĂ©todos. Outro exemplo que atravessa a histĂłria Ă© o da Igreja CatĂłlica, com uma administração baseada numa forte hierarquia e divisĂŁo de funçÔes.
Jules Henri Fayol, na segunda metade do século XIX idealizou, na Europa, a Teoria Clåssica da Administração e por isso mesmo pode ser considerado um dos precursores da moderna administração. Seu tratado organizou e definiu as funçÔes båsicas de nossa atividade, identificando pelo menos cinco grandes delas: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.
Enquanto isto, na mesma Ă©poca nos Estados Unidos, Frederick Winslow Taylor criava a Administração CientĂfica e introduzia seus conceitos para aumentar a produtividade, com o primeiro estudo da relação entre tempo e movimento nas fĂĄbricas.
Ambos, Fayol e Taylor, eram engenheiros por formação e administradores por função e foi a partir destes que começou a surgir a administração tal como conhecemos e dessa Ă©poca para cĂĄ tal ciĂȘncia encontra-se em constante processo de evolução, recebendo, a cada dia, novos conceitos e descobrindo caminhos.
No Brasil, conforme dito, a profissĂŁo de administrador na forma da lei foi sancionada em 1965. Mas a quantas anda esta profissĂŁo atualmente?
Os dados a seguir foram extraĂdos de dois levantamentos realizados pelo CFA (Conselho Federal de Administração) e pelo MinistĂ©rio da Educação e nos nĂșmeros Ă© possĂvel visualizar um pouco mais a fundo como se encontra o ensino e a profissĂŁo do administrador no Brasil.
Evolução do ensino da administração no Brasil:
NĂșmero de Cursos de Administração (2005) - 1.992 (Evolução de 315% com base no ano de 1995)
MatrĂculas nos Cursos de Administração (2005) - 671.660 (Evolução de 219% com base no ano de 1995)
Concluintes dos cursos de Administração (2005) - 100.443 (Evolução de 259% com base no ano de 1995)
Vagas Oferecidas para os Cursos de Administração (2005) - 419.689 (Evolução de 499% com base no ano de 1995)
Candidatos Inscritos para os Cursos de Administração (2005) - 644.798 (Evolução de 127% com base no ano de 1995)
Ingressos nos Cursos de Administração (2005) - 236.466 (Evolução de 263% com base no ano de 1995)
Fonte: MEC/Inep (1995)
Em 2006, o CFA publicou a Pesquisa Nacional: Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador coordenada pelo CFA e executada pela FIA/USP. Neste documento podemos perceber o seguinte Perfil do Administrador no Brasil:
Ă do sexo masculino, casado e sem dependentes;
Estå na faixa etåria de até 30 anos;à egresso de universidades particulares;
Concluiu o curso de Administração entre 2000 e 2005;
Possui especialização em alguma årea de Administração;
Trabalha nos setores de serviços, da indĂșstria e em ĂłrgĂŁos pĂșblicos;
Atua nas åreas de Administração Geral e Finanças;
Ocupa cargos de gerĂȘncia.
A Pesquisa do CFA apresenta outras variĂĄveis interessantes:
Formação do Administrador: Os principais motivos que influencia na escolha da carreira sĂŁo: a natureza do projeto profissional, a possibilidade de abrir ou ampliar seu prĂłprio negĂłcio, o desenvolvimento da carreira e a independĂȘncia de atuação. A formação generalista e abrangente do curso de graduação em Administração foi preferida por outro significativo contingente para justificar a escolha.
Identidade do Administrador: Consolidou-se a imagem do Administrador como um profissional que atua com visĂŁo sistĂȘmica da organização e a partir daĂ, obtĂ©m as condiçÔes de articular as suas diversas ĂĄreas internas.
Conhecimentos EspecĂficos: Os Administradores entendem que administrar pessoas e equipes Ă© o principal conhecimento para suas atividades. O Empregador confirma essa percepção, informando que Ă© o que vĂȘem prioritariamente nos Administradores que trabalham em suas organizaçÔes. Os Professores avaliam que o conhecimento que mais estĂĄ sendo oferecido pelas IES Ă© a visĂŁo ampla, profunda e articulada do conjunto das ĂĄreas de conhecimento.
CompetĂȘncias: Os Administradores entendem que a adquiriram no seu curso de graduação; os professores acreditam que Ă© a competĂȘncia mais trabalhada pelas IES e os Empregadores confirmam que reconhecem no desempenho dos que trabalham em suas organizaçÔes a identificação de problemas, a formulação e implantação de soluçÔes.
Habilidades: A habilidade dos Administradores preferida pelos empregadores Ă© a capacidade de relacionamento interpessoal, embora, do ponto de vista dos profissionais da ĂĄrea e dos professores pesquisados a mais completa habilidade seja a visĂŁo do todo empresarial.
Atitudes: O comportamento Ă©tico Ă© a atitude que os Administradores escolheram como a que mais tem preponderado no seu aprendizado. Os Professores disseram que seus cursos procuram dotar seus alunos de uma atitude empreendedora. E, os Empregadores disseram que vĂȘem em seus Administradores o profissionalismo como principal atitude.
Podemos, Ă luz desse perfil do Administrador, traçado a partir de dados coletados junto a trĂȘs pĂșblicos: o prĂłprio profissional, o professor que o formou e o seu empregador, fazer uma reflexĂŁo sobre nossa profissĂŁo e avaliar atĂ© que ponto temos ou nĂŁo motivos para comemorar esse e os prĂłximos 9 de setembro.
Administrador, parabéns pelo seu dia!
Fontes para pesquisa:
Conselho Federal de Administração
ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração
Portal da Administração
Pesquisa MEC/INEP (download)
CFA - Pesquisa Nacional: Perfil, Formação, Atuação e Oportunidade de Trabalho do Administrador (download)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php