PENSANDO EM FENĂMENOS...
29/04/2013 -
PENSE!
...DA NATUREZA...
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Sabe o que seria este fenĂŽmeno?
Simplesmente, âEstorninhosâ que se preparam para migrar do sul de Israel...
A natureza Ă© coisa espetacular, pode acreditar!
(Colaboração: A.M.Borges)
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EXECUTIVA BEM SUCEDIDA!!!
Foi tudo muito rĂĄpido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal.
Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma mirĂade de pessoas. Todas vestindo cĂąndidos camisolĂ”es e caminhando despreocupadas. Sem entender bem o que estava acontecendo, a executiva bem-sucedida abordou um dos passantes:
- Enfermeiro, eu preciso voltar urgente para o meu escritĂłrio, porque tenho um meeting importantĂssimo. AliĂĄs, acho que fui trazida para cĂĄ por engano, porque meu convĂȘnio mĂ©dico Ă© classe A e isto aqui estĂĄ me parecendo mais um pronto-socorro. Onde Ă© que nĂłs estamos?
- No céu.
- No céu?...
- Ă.
- Tipo assim... o cĂ©u, CĂU...! Aquele com querubins voando e coisas do gĂȘnero?
- Certamente. Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente.
Apesar das Ăłbvias evidĂȘncias: nenhuma poluição, todo mundo sorrindo, ninguĂ©m usando telefone celular, a executiva bem-sucedida custou um pouco a admitir que havia mesmo apitado na curva.
Tentou entĂŁo o plano B: convencer o interlocutor, por meio das infalĂveis tĂ©cnicas avançadas de negociação, de que aquela situação era inaceitĂĄvel. Porque, ponderou, dali a uma semana iria receber o bĂŽnus anual, alĂ©m de estar fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa.
E foi aĂ que o interlocutor sugeriu:
- Talvez seja melhor vocĂȘ conversar com Pedro, o sĂndico.
- Ă? E como Ă© que eu marco uma audiĂȘncia? Ele tem secretĂĄria?
- NĂŁo, nĂŁo. Basta estalar os dedos e ele aparece.
- Assim? (...)
- Pois nĂŁo?
A executiva bem-sucedida quase desaba da nuvem. Ă sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o prĂłprio Pedro.
Mas a executiva havia feito um curso intensivo de approach para situaçÔes inesperadas e reagiu rapidinho:
- Bom dia. Muito prazer. Belas sandĂĄlias. Eu sou uma executiva bem-sucedida e...
- Executiva... Que palavra estranha. De que sĂ©culo vocĂȘ veio?
- Do 21. O distinto vai me dizer que nĂŁo conhece o termo 'executiva'?
- JĂĄ ouvi falar. Mas nĂŁo Ă© do meu tempo.
Foi entĂŁo que a executiva bem-sucedida teve um insight. A mĂĄxima autoridade ali no paraĂso aparentava ser um zero Ă esquerda em modernas tĂ©cnicas de gestĂŁo empresarial. Logo, com seu brilhante currĂculo tecnocrĂĄtico, a executiva poderia rapidamente assumir uma posição hierĂĄrquica, por assim dizer, celestial, ali na organização.
- Sabe, meu caro Pedro. Se vocĂȘ me permite, eu gostaria de lhe fazer uma proposta. Basta olhar para esse povo todo aĂ, sĂł batendo papo e andando Ă toa, para perceber que aqui no ParaĂso hĂĄ enormes oportunidades para dar um upgrade na produtividade sistĂȘmica.
- Ă mesmo?
- Pode acreditar, porque tenho PHD em reengenharia. Por exemplo, nĂŁo vejo ninguĂ©m usando crachĂĄ. Como Ă© que a gente sabe quem Ă© quem aqui, e quem faz o quĂȘ?
- Ah, nĂŁo sabemos.
- Entendeu o meu ponto? Sem controle, hå dispersão. E dispersão gera desmotivação. Com o tempo isto aqui vai acabar virando uma anarquia. Mas nós dois podemos consertar tudo isso rapidinho, implementando um simples programa de targets individuais e avaliação de performance.
- Que interessante...
- Ă claro que, antes de tudo, precisarĂamos de uma hierarquização e um organograma funcional, nada que dinĂąmicas de grupo e avaliaçÔes de perfis psicolĂłgicos nĂŁo consigam resolver.
- !!!...???...!!!...???...!!!
- AĂ, contratarĂamos uma consultoria especializada para nos ajudar a definir as estratĂ©gias operacionais e estabelecerĂamos algumas metas factĂveis de leverage, maximizando, dessa forma, o retorno do investimento do Grande Acionista... Ele existe, certo?
- Sobre todas as coisas.
- Ătimo. O passo seguinte seria partir para um downsizing progressivo, encontrar sinergias high-tech, redigir manuais de procedimento, definir o marketing mix e investir no desenvolvimento de produtos alternativos de alto valor agregado. O mercado telestĂ©rico, por exemplo, me parece extremamente atrativo.
- IncrĂvel!
- Ă Ăłbvio que, para conseguir tudo isso, nĂłs dois teremos que nomear um board de altĂssimo nĂvel. Com um pacote de remuneração atraente, Ă© claro. Coisa assim de salĂĄrio de seis dĂgitos e todos os fringe benefits e mordomias de praxe. Porque, agora falando de colega para colega, tenho certeza de que vocĂȘ vai concordar comigo, Pedro. O desafio que temos pela frente vai resultar em um Turnaround radical.
- Impressionante!
- Isso significa que podemos partir para a implementação?
- NĂŁo. Significa que vocĂȘ terĂĄ um futuro brilhante... se for trabalhar com o nosso concorrente. Porque vocĂȘ acaba de descrever, exatamente, como funciona o Inferno...
Max Gehringer (Revista Exame).
Fonte: Carlos Alberto Kley (Colaboração: A. M. Borges)
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