CRIATIVIDADE NO MARKETING CXIII
19/03/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES CXIII (NON SMOKING AREA)
English:
http://theinspirationroom.com/daily/2008/non-smoking-area-in-greece/
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A empresa TBWA de Atenas, GrĂ©cia, elaborou um anĂșncio provocativo e inteligente para marcar o "Dia Mundial sem Tabaco" de 2007. Com extrema simplicidade, a peça mostra um cemitĂ©rio com um pequeno espaço reservado para os nĂŁo-fumantes.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)
Leia mais:
http://invertia.terra.com.br/publi_news/interna/0,,OI2354024-EI10371,00.html
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PROFESSOR TOM COELHO
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Problemas Pessoais no Trabalho
* por Tom Coelho
âEnfrente os problemas ou serĂĄ destruĂdo por eles.â (Rimpoche)
O relĂłgio toca as oito badaladas matinais, vocĂȘ registra sua presença no livro ou ponto eletrĂŽnico e automaticamente todos os seus dilemas pessoais sĂŁo trancafiados no armĂĄrio do vestiĂĄrio. Agora vocĂȘ pode iniciar a jornada de trabalho com toda energia e foco em suas tarefas, as quais serĂŁo desenvolvidas com elevada produtividade. Contas vencidas, parentes enfermos e desilusĂ”es amorosas voltarĂŁo a habitar seus pensamentos apenas ao final do expediente. O quadro acima Ă© tĂŁo surreal quanto alguns empregadores gostariam que espelhasse a realidade. A publicitĂĄria alemĂŁ Judith Mair publicou em 2003 um livro intitulado âChega de DiversĂŁoâ, depois rebatizado de âChega de Oba-Obaâ, em que sentencia que trabalho nĂŁo tem que ser sinĂŽnimo de prazer, o ambiente profissional nĂŁo Ă© lugar para amizades e a jornada deve terminar na empresa, sendo proibido levar serviço para casa.
O fato Ă© que colocar uma linha divisĂłria entre a vida pessoal e a profissional pode ser possĂvel num mundo prussiano, mas Ă© absolutamente impraticĂĄvel dentro da cultura latina. RazĂŁo e emoção coexistem em nosso ser, a cada instante, onde quer que estejamos. Assim, o que podemos fazer Ă© minorar o impacto de nossos problemas pessoais dentro do espaço corporativo, buscando conciliar nossos interesses com os da empresa.
Quando este equilĂbrio deixa de ser atingido, as consequĂȘncias sĂŁo imediatas. Primeiro, o estresse, que em grau mais acentuado pode levar ao burnout. Em paralelo, surge o presenteĂsmo, a sĂndrome de estar presente no ambiente de trabalho, porĂ©m absolutamente desconectado das atividades profissionais, afetando drasticamente a produtividade. Mais adiante, vem o absenteĂsmo, a ausĂȘncia fĂsica da empresa motivada seja por desestĂmulo, seja por doenças clinicamente identificadas.
Mas entĂŁo, como lidar com estes infortĂșnios do cotidiano pessoal sem comprometer a posição na empresa? Algumas sugestĂ”es:
1. Siga pelo caminho do meio. Evite o isolamento, deixando de compartilhar seus problemas com as pessoas mais prĂłximas. Passamos ao menos oito horas envolvidos com o trabalho. Se vocĂȘ nĂŁo conversar com alguĂ©m, sua cabeça pode virar uma panela de pressĂŁo prestes a explodir! Entretanto, evite tambĂ©m a exposição demasiada. VocĂȘ nĂŁo precisa dividir seus anseios com todos ao redor, atĂ© porque no ardiloso ambiente corporativo hĂĄ muitas pessoas Ă espera de descobrir suas fraquezas para lhe atacar. Seja seletivo.
2. Comunique. Seu superior hierĂĄrquico nĂŁo tem bola de cristal para saber o que estĂĄ se passando e pode avaliar sua apatia como desinteresse ou atĂ© desleixo. Informe-o, ainda que superficialmente, que estĂĄ passando por uma fase difĂcil, mas que estĂĄ em busca da superação.
3. Seja discreto. A menos que seu espaço seja delimitado por uma sala privada, com boa vedação acĂșstica, onde seja possĂvel trancar a porta, cuide para que seus assuntos pessoais sejam tratados reservadamente. Assim, afaste-se para falar ao telefone ou travar aquela batalha verbal comum a muitas discussĂ”es. Se o embate for pelo computador, certifique-se de fechar a janela que contĂ©m o diĂĄlogo ao sair do ambiente. E jamais, jamais chore em pĂșblico. Alguns serĂŁo solĂcitos e lhe oferecerĂŁo carinho e apoio. Mas outros nĂŁo se esquecerĂŁo deste seu momento de fragilidade. E usarĂŁo isso contra vocĂȘ no futuro.
4. Peça ajuda. Se o problema Ă© de ordem financeira, procure obter um adiantamento ou um crĂ©dito consignado para solucionar o problema. JĂĄ se for uma questĂŁo de saĂșde, busque tratamento. Se enfermo, evite a automedicação e agende um mĂ©dico. Se diante de dependĂȘncia quĂmica, comece uma terapia. E tenha no RH ou departamento de saĂșde ocupacional de sua empresa um aliado.
5. Afaste-se para cuidar dos problemas. Se o seu desempenho estĂĄ sendo prejudicado e seus problemas nĂŁo estĂŁo sendo resolvidos, o melhor Ă© se licenciar. Antecipe parte das fĂ©rias para direcionar toda a atenção na solução do que lhe aflige. Em Ășltima instĂąncia, vale atĂ© considerar um pedido voluntĂĄrio de demissĂŁo, negociando as condiçÔes da saĂda.
Se com vocĂȘ estĂĄ tudo bem, mas seu colega de trabalho notadamente estĂĄ passando por um perĂodo turvo, use da empatia e coloque-se por um instante no lugar dele, procurando ajudĂĄ-lo. Aconselhamento e orientação podem fazer toda a diferença. Afinal, lembre-se de que um dia os papĂ©is poderĂŁo estar invertidos.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados por mais de 400 veĂculos da mĂdia em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
ADM. MARIZETE FURBINO
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Sem FOCO, nada feito!
Por Adm. Marizete Furbino
"Concentre todos os seus pensamentos no trabalho que irĂĄ desempenhar. Os raios de sol nĂŁo queimam enquanto nĂŁo se concentram sobre um foco." (Alexandre Graham Bell)
HĂĄ momentos da vida que se torna necessĂĄrio parar, analisar e refletir sobre o que vocĂȘ quer da vida. ApĂłs esta anĂĄlise Ă© fator primordial que o profissional mantenha o foco, investindo tempo, inteligĂȘncia, criatividade e muita energia, centrando seus esforços no que deseja ser.
Saiba priorizar o que vocĂȘ pretende alcançar. Ă notĂłrio que quando se tem claro e definido o que se deseja ser, torna-se mais fĂĄcil nĂŁo somente traçar o caminho a percorrer, como tambĂ©m traçar estratĂ©gias de como caminhar, e assim, tudo fica mais fĂĄcil, e o caminho, por conseqĂŒĂȘncia, menos ĂĄrduo.
NĂŁo obstante, em meio a tantos desafios, a tantos desencontros e a tantos contratempos, Ă© necessĂĄrio manter muito otimismo no decorrer da caminhada, procurando transpor todo e qualquer obstĂĄculo que porventura aparecer, fazendo desses, degraus para a sua subida.
Ă cristalino que quando se deseja vencer torna-se necessĂĄrio, diante de cada âentraveâ, falha e/ou derrota, fazer uma anĂĄlise, reflexĂŁo e correção, extraindo sempre uma lição, e assim, aprendendo, desenvolvendo e, por conseguinte, crescendo.
Sobre esse aspecto, Ă© de suma importĂąncia saber planejar, organizar, se concentrar, centrar esforços e manter o foco em seus objetivos, sabendo priorizar as atividades. PrioritĂĄrio Ă© o que vocĂȘ precisa fazer para que o conduza ao alvo, nĂŁo se deixando dispersar por qualquer imprevisto e/ou novidade que porventura possam aparecer no decorrer da trajetĂłria.
Ă fato que, para obter ĂȘxito, sua mente deverĂĄ ocupar-se somente de pensamentos que o levarĂŁo ao alvo; portanto, nĂŁo permita sua mente dispersar. Lembre-se que a sua concentração Ă© tudo o que vocĂȘ precisa para alcançar o que vocĂȘ deseja.
Por essa razĂŁo, Ă© importante saber que sem foco, as dificuldades se transformam em sĂ©rios entraves, o mundo dos negĂłcios passa a ficar como um âbreuâ; Ă© como se o profissional estivesse em um tĂșnel bem escuro, sem conseguir enxergar a saĂda, limitando desta forma toda e qualquer iniciativa, nĂŁo tendo uma visĂŁo nĂtida do idealizado, se perdendo em meio Ă caminhada, prejudicando entĂŁo o alcance dos resultados.
Com efeito, somente se vocĂȘ permitir, muitos fatores poderĂŁo influenciar no seu resultado, pois o alcance dos objetivos dependerĂĄ e muito de seus comportamentos e atitudes diante de tudo e de todos. A cada alteração nos resultados, seu comportamento poderĂĄ alterar-se, seja para o lado positivo, provocando tranqĂŒilidade e equilĂbrio e/ou negativo, advindo das pressĂ”es vivenciadas, provocando ansiedade excessiva e tensĂ”es, o que o levarĂĄ a um desequilĂbrio, podendo dessa forma, colocar tudo a perder.
No mesmo sentido, atributos como, autoestima, autocontrole, concentração, dedicação, empenho, envolvimento, comprometimento e poder de decisão, são de extrema importùncia no que tange ao alcance dos resultados esperados.
Nesse passo, Ă© preciso que o profissional acredite em si prĂłprio, confie em si mesmo, acredite em seu potencial, em sua capacidade, mantendo-se um autocontrole, bem como um equilĂbrio emocional diante de todos âentravesâ que ele eventualmente vivencia no cotidiano.
De igual importùncia, é preciso ter e manter o foco, centrando todos os esforços em prol do alvo a ser perseguido, se dedicando, se empenhando, se envolvendo e se comprometendo o bastante com o seu propósito, estudando, analisando e refletindo sobre a melhor tomada de decisão a ser feita que contribua para o alcance de seus objetivos.
A questĂŁo reside no fato de conscientizar-se que o tempo passa num piscar de olhos e que se o profissional nĂŁo ficar atento, o mesmo ficarĂĄ somente âa ver naviosâ. Por isso, Ă© decisivo saber o que ele quer de sua vida pessoal e profissional, para assim traçar estratĂ©gias de como caminhar, mantendo o foco, priorizando o que deseja alcançar.
Para alcançar a conquista do que se deseja, Ă© necessĂĄrio fazer dos sacrifĂcios e obstĂĄculos durante todo o processo, degraus para sua subida. Pensando assim, a âcargaâ carregada em seu ombro ao longo do percurso ficarĂĄ mais leve, deixando de ser um fardo. Por conseguinte, a melancolia, a tristeza, a angĂșstia, a dor, o medo e o sofrimento, poderĂŁo aparecer no decorrer do processo, mas estarĂŁo somente a lhe espreitar, nĂŁo conseguindo nenhuma oportunidade de entrar e nem mesmo permanecer. Fatalmente a segurança conquistada e perseguida os inibirĂĄ.
Como se observa, o profissional seguirĂĄ a sua caminhada permanecendo forte como uma rocha, resistindo a todo e qualquer intempĂ©rie que porventura apareça e queira provocar um vulcĂŁo em sua vida, nĂŁo se deixando inibir por quaisquer choques e/ou impactos. Ao contrĂĄrio, mantendo sempre o equilĂbrio e nĂŁo desviando o foco nenhum âminutoâ sequer, aprendendo com as diversas situaçÔes, descobrindo formas de enfrentamento, inovando, reconstruindo e com criatividade descobrindo novas maneiras de caminhar e de chegar ao âpĂłdioâ.
Enfim, é de grande valia que o profissional do século XXI, além de conscientizar-se da importùncia do foco em sua vida, planeje e concentre esforços, a fim de averiguar as reais relevùncias dos fatos, não se deixando inibir e muito menos se abater, mas resistindo a quaisquer detratores e obståculos que porventura surjam, sempre considerando a ótica do foco no alcance dos resultados.
04/10/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG. Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
CONVERGĂNCIAS PARA O FUTURO
Ă possĂvel que Philippe Bertrand seja um dos personagens mais exĂłticos da publicidade brasileira -uma atividade em que, verdade seja dita, nĂŁo faltam indivĂduos exĂłticos. Seguidor do guru indiano Naga Babas, cuja seita prega que se medite pelado na natureza em busca da iluminação, ele jĂĄ chegou a morar numa ĂĄrvore sagrada em Goa, onde foi aprender magia.
Em janeiro passado, ele participou de uma festividade no rio Ganges Ă procura do "nĂ©ctar da imortalidade" -a festa ocorre a cada 12 anos e reĂșne gurus em escala planetĂĄria.
Ele aproveitou para colocar seu guru na internet, chamado para responder a perguntas pelo Twitter. "Pensei num projeto de convergĂȘncia espiritual-digital", orgulha-se. "NĂŁo queria guardar sĂł para mim essa experiĂȘncia." O personagem Ă© singular, mas o que mais interessa nessa histĂłria Ă© o novo padrĂŁo do ensino e do trabalho -e, no final, a nova forma de ganhar dinheiro.
Conheci Bertrand, ex-aluno da ESPM, durante um encontro realizado na DM9, quando assisti a uma exposição sobre seu novo programa de treinamento. Um dos pontos era que os funcionĂĄrios seriam convidados a compartilhar com o pĂșblico sua experiĂȘncia.
NĂŁo havia ali nada de espiritualizado -os Ășnicos sinais eram as ofertas gratuitas, tambĂ©m no horĂĄrio de trabalho, de ioga e massagem. O presidente da empresa, SĂ©rgio Valente, deixou claro que, com esse tipo de ação, queria obter mais contas e prĂȘmios. "Preciso que vocĂȘs nĂŁo parem de aprender", pedia.
Quanto mais uma empresa almeja liderança, mais tem de saber tirar proveito das ideias de tipos como Philippe, capazes de fazer as mais diversas convergĂȘncias -esse Ă© um consenso entre as pessoas do universo corporativo.
A vida de Ruy Shiozawa é selecionar os melhores lugares para trabalhar no Brasil -ele é presidente do Great Place to Work, instituto que realiza a mundialmente conhecida lista, publicada pela imprensa, das empresas que se destacam pela valorização dos funcionårios. "As empresas desucesso são polos de inovação. Portanto, cada vez mais, elas se assemelham a um misto de universidade com centro de pesquisa."
A Ambev seleciona um grupo de seus executivos mais promissores -todos com potencial para virarem sĂłcios. Durante uma semana por mĂȘs, passam oito horas por dia estudando e ainda sĂŁo obrigados a manter as metas de seu departamento. A Caterpillar tem uma TV corporativa, que oferece cursos 24 horas por dia, aos quais se pode assistir durante o expediente ou depois. LĂĄ, eles criaram um projeto para ajudar os pais na educação dos filhos.
O Google patrocinou, nos EUA, uma faculdade destinada a preparar profissionais para o momento em que a inteligĂȘncia humana ficar abaixo da inteligĂȘncia artificial; alguns de seus cursos começam, neste ano, a ser ministrados em SĂŁo Paulo.
Na IBM, os funcionĂĄrios podem escolher colegas da empresa de qualquer parte do mundo para que atuem como seus mentores. Para ensinar a diversidade, funcionĂĄrios tĂȘm a possibilidade de viver em outros paĂses desenvolvendo projetos comunitĂĄrios.
O laboratĂłrio Fleury criou um sistema de formação que, em certos programas, se parece com um pĂłs-doutorado -os empregados sĂŁo estimulados a fazer trabalhos similares a dissertaçÔes ou teses acadĂȘmicas.
A competição do mercado colocou o treinamento e, assim, os especialistas em recursos humanos no centro das estratĂ©gias empresariais. O que se vĂȘ Ă© uma distĂąncia cada vez maior do setor pĂșblico -e olhe que, em muitos lugares, jĂĄ houve monumentais avanços, com o estabelecimento de metas e o pagamento proporcional Ă produtividade.
Mas essa Ă© uma mentalidade que ainda deve demorar muito para se enraizar no setor pĂșblico e nos sindicatos. Basta lembrar que o sindicato dos professores de SĂŁo Paulo decretou greve reivindicando, entre outras coisas, o fim de uma sĂ©rie de medidas que premiam o mĂ©rito. Pediu-se atĂ© mesmo o fim das normas que tentam reduzir o absenteĂsmo. Esse Ă© um magnĂfico exemplo de convergĂȘncia para o passado.
A sociedade do futuro Ă© aquela em que vamos aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer pessoa. HĂĄ uma convergĂȘncia cotidiana entre saber e fazer. Abrem-se aĂ as mais incrĂveis possibilidades, a tal ponto que o exotismo de um Philippe, que, na vida privada, passa dias nu num recanto da Ăndia, vai ser respeitado por sua diversidade, o que, para as empresas, pode significar produtividade.
PS - Coloquei em meu site (www.dimenstein.com.br) mais detalhes de corporaçÔes que investem em treinamento, segundo o instituto Great Place to Work. Estå lå também o projeto Campus 9, da DM9.
Gilberto Dimenstein (http://www.dimenstein.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/03/10.
Leia mais:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/03/pesquisa-folha-melhores-empresas/
PROFESSORA PASQUALINA
NOVO VERBETE
MensalĂŁo Ă© citado atĂ© em dicionĂĄrio da FGV. O termo mensalĂŁo passou a fazer parte do DicionĂĄrio HistĂłrico-BiogrĂĄfico Brasileiro, editado pela Fundação GetĂșlio Vargas (FGV). O verbete Ă© citado nas biografias de personagens polĂticos da atualidade, inclusive na do prĂłprio presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff. Segundo o dicionĂĄrio da FGV, âo mensalĂŁo, por ausĂȘncia de reflexĂŁo acadĂȘmica sobre o tema, nĂŁo Ă© considerado um conceito polĂticoâ. âMas o termo estĂĄ atrelado diretamente a muitos momentos da polĂtica brasileira: tanto no caso do mensalĂŁo do PT quanto no do PSDBâ, explicou o diretor do Centro de Pesquisa e Documentação da FGV, Celso Castro.
Aparte - Fonte: O Tempo - 16/03/10.
DicionĂĄrio HistĂłrico-BiogrĂĄfico Brasileiro: http://cpdoc.fgv.br/acervo/dhbb.
INSCRIĂĂES PARA O JABUTI
A CĂąmara Brasileira do Livro (CBL) abriu inscriçÔes para a 52ÂȘ edição do PrĂȘmio Jabuti. A participação Ă© franqueada a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores grĂĄficos e designers. Podem concorrer ao PrĂȘmio Jabuti 2010 apenas obras inĂ©ditas, editadas no Brasil entre 1Âș de janeiro e 31 de dezembro de 2009. Neste ano, o mais importante prĂȘmio literĂĄrio do paĂs prestarĂĄ homenagem Ă s naçÔes de idioma espanhol, na categoria "Tradução de Obra LiterĂĄria Espanhol-PortuguĂȘs".
Lupa - Fonte: O Tempo - 16/03/10.
52ÂȘ edição do PrĂȘmio Jabuti -
http://cbl.org.br/jabuti/
Leia mais -
http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=1111
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php