ROBOMANIA TESTADA
03/10/2012 -
EU DIGITAL
TESTE DE TURING
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http://www.popsci.com/technology/article/2012-09/artificially-intelligent-gamer-bots-convince-judges-theyre-more-human-humans?cmpid=tw
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http://nn.cs.utexas.edu/?ut2
BotPrize: http://botprize.org/
University of Texas at Austin â
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RobĂŽ confunde humanos e passa no teste de Turing pela 1Âș vez.
No centenĂĄrio do pai da computação, o matemĂĄtico britĂąnico Alan Turing, uma equipe da Universidade do Texas em Austin conseguiu o feito de ser aprovada no teste de Turing - que consiste em determinar se mĂĄquinas podem exibir comportamento inteligente, semelhante ao humano. Turing argumentava que nunca conseguirĂamos observar a consciĂȘncia hipotĂ©tica de uma mĂĄquina, entĂŁo a melhor maneira de medir a sensibilidade artificial seria ver se um robĂŽ consegue enganar as pessoas e fazer crer que ele Ă© humano.
Um jogador virtual provido de inteligĂȘncia artificial criado por cientistas da computação venceu o BotPrize 2012, cujo tema - em comemoração ao 100 anos de nascimento do visionĂĄrio - era "podem os computadores jogar como humanos?". O robĂŽ convenceu os juĂzes de que era mais humano do que metade das pessoas com quem competiu. A disputa ocorreu no mundo virtual de Unreal Tournament 2004, um jogo de tiro em primeira pessoa.
Na competição, os robĂŽs participavam de um torneio e enfrentavam tambĂ©m humanos, com cada jogador tentando marcar pontos ao eliminar seus oponentes. Cada participante possuĂa uma arma extra, a "arma do julgamento", utilizada para marcar os adversĂĄrios como humano ou robĂŽ, dependendo de seu comportamento. O robĂŽ UT^2 obteve uma taxa de humanidade de 52% e, ao lado de MirrorBot -, programado por um cientista romeno - dividiu o prĂȘmio de US$ 7 mil.
"A ideia Ă© estimar como podemos fazer robĂŽs para jogos, que sĂŁo controlados por algoritmos, parecer tĂŁo humanos quanto possĂvel", disse o professor Risto Miikkulainen. "Quando esse 'teste de Turing para robĂŽs de jogos' teve inĂcio, o objetivo era atingir 50% de humanidade. Demorou cinco anos para chegarmos lĂĄ, mas o nĂvel foi finalmente alcançado na semana passada", afirmou.
O teste aplicado nessa competição desvirtua o propĂłsito original da avaliação proposta por Alan Turing, representado atualmente pelo PrĂȘmio Loebner. Originalmente, o teste busca determinar qual robĂŽ consegue reproduzir melhor as tĂ©cnicas de conversação de um ser humano. Quatro juĂzes se sentam em frente a telas e participam de dois chats simultĂąneos durante 25 minutos. Em uma das janelas, estĂĄ uma pessoa; em outra, uma mĂĄquina. A tarefa Ă© identificar quem Ă© quem. Se um robĂŽ conseguir enganar um jurado, seu criador vence o grande prĂȘmio de US$ 100 mil - o que jamais aconteceu.
Fonte: Tecnologia Terra (http://tecnologia.terra.com.br/) â 26/09/12.
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