TESTES.....VAMOS MEDIR O NOSSO NĂVEL!
15/05/2006 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSOR X
Testes da Edição passada:
1 = C (Palavra vem do grego parabolé, tomada emprestada pelo latim, que gerou
parabola)
2 = B (Elas surgiram com a geração mameluca - filhos de portugueses com
Ăndias -, que se comunicava praticamente sĂł com a famĂlia indĂgena, daĂ a
predominĂąncia do tupi e do tupinambĂĄ nestas lĂnguas)
3 = B (AlĂ©m de emprestarem palavras para o portuguĂȘs brasileiro, as lĂnguas
africanas tambĂ©m levaram Ă pronĂșncia marcada nas vogais no Brasil, ao contrĂĄrio
do portuguĂȘs de Portugal, considerado consonantal)
4 = O Kristang Ă© falado na MalĂĄsia; o burguer, no Sri Lanka; o saramacano, no
Suriname; e o papiamento - que vem do verbo papear-, em Aruba)
5 = Graciliano Ramos/Vidas Secas; Machado de Assis/MemĂłrias PĂłstumas de BrĂĄs
Cubas; Clarice Lispector/Laços de FamĂlia; Euclides da Cunha/Os
SertÔes
Vamos ver quem consegue resolver:
1. HĂĄ cinco casas de 5 diferentes cores.
2. Em cada casa mora
uma pessoa de uma diferente nacionalidade.
3. Esses 5 proprietĂĄrios
bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e tĂȘm um certo
animal de estimação.
4. Nenhum deles tem o mesmo animal, fumam o mesmo
cigarro ou bebem a mesma bebida.
A questĂŁo Ă©: quem tem um PEIXE ?
Dicas:
âą O InglĂȘs vive na casa vermelha.
âą O sueco tem cachorros como
animais de estimação.
âą O dinamarquĂȘs bebe chĂĄ.
âą A casa verde
fica Ă esquerda da casa branca.
âą O dono da casa verde bebe
café.
âą A pessoa que fuma Pall Mall cria pĂĄssaros.
âą O dono da
casa amarela fuma Dunhill.
âą O homem que vive na casa do centro bebe
leite.
âą O norueguĂȘs vive na primeira casa.
âą O homem que fuma
Blends vive ao lado do que tem gatos.
âą O homem que cria cavalos vive ao
lado do que fuma Dunhill.
âą O homem que fuma Bluemaster bebe
cerveja.
âą O alemĂŁo fuma Prince.
âą O norueguĂȘs vive ao lado da
casa azul.
âą O homem que fuma Blends Ă© vizinho do que bebe ĂĄgua.
Einstein escreveu esse teste no século passado. Ele disse que 90% das pessoas
submetidas a este teste nĂŁo poderia resolve-lo, entĂŁo nĂŁo se sinta mal...
Semana que vem, volto com a resolução.
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
Como eu jĂĄ havia citado anteriormente, vamos retomar os verbos ver, vir e
outros que normalmente causam dĂșvidas quanto ao seu emprego. Para tanto, vou,
nesta edição, deixar alguns perĂodos para que vocĂȘs completem e na prĂłxima
semana vamos corrigi-los e comentĂĄ-los.
a) â__________neste momento oferecer-lhes nossas condolĂȘncias.â (vir â
Presente do Modo Indicativo)
b) âSe nĂŁo nos __________mais... tenha boas
fĂ©rias.â (ver â Futuro do Modo Subjuntivo)
c) âFicarei feliz se vocĂȘ
__________seu bom comportamento.â (manter â Futuro do Modo Subjuntivo)
d) âQuando ele __________na disputa da bola, foi muito infeliz.â
(intervir â PretĂ©rito Perfeito do Modo Indicativo)
e) âEle__________ a
catĂĄstrofe e __________ a casa de mantimentos.â (prever â PretĂ©rito Perfeito do
Modo Indicativo / prover â PretĂ©rito Perfeito do Modo
Indicativo)
f) âAinda que fatores __________a seu favor, estava evidente
que ele nĂŁo __________as conseqĂŒĂȘncias que ___________de seu comportamento
indesejĂĄvel.â (intervir â PretĂ©rito Imperfeito do Modo Subjuntivo / prever
â PretĂ©rito Imperfeito do Modo Indicativo / advir - Futuro do PretĂ©rito do Modo
Indicativo)
g) âElas __________ com muita cautela, na esperança de que
se __________o dinheiro perdido.â (intervir â PretĂ©rito Perfeito do Modo
Indicativo / reaver â PretĂ©rito Imperfeito do Modo
Subjuntivo)
h) âSe vocĂȘ se ___________ no meu lugar, perceberia melhor o
problema.â (pĂŽr â PretĂ©rito Imperfeito do Modo Subjuntivo)
i) âQuando
___________ o golpe em que caĂram, ficarĂŁo furiosos.â (ver â Futuro do Modo
Subjuntivo)
j) âComo vocĂȘs __________ a primeira colocação
__________novo prazo para o encerramento da licitação.â (reaver â PretĂ©rito mais
que Perfeito do Modo Indicativo / requerer â PretĂ©rito Perfeito do Modo
Indicativo)
Os tempos verbais foram colocados entre
parĂȘnteses a fim de melhor situĂĄ-los nas oraçÔes, pois, em alguns casos, outros
tempos poderiam ser empregados jĂĄ que nĂŁo estĂŁo contextualizados.
Boa semana a todos!
Professora Pasqualina