A LIĂĂO DAS OLĂMPIADAS
21/08/2008 -
EDITORIAL
Os Jogos OlĂmpicos chegaram ao final e o quadro de medalhas reflete como o esporte estĂĄ definitivamente co-relacionado ao grau de educação de cada paĂs. Dentre os paĂses mais bem colocados (confira http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3068380-EI10378,00.html), a maioria sĂŁo daqueles que investem pesado em Universidades, atrelando investimentos diretos ao desenvolvimento e aprimoramento de modalidades olĂmpicas.
Em recente lista divulgada pela Shanghai Jiao Ton University da China, uma referĂȘncia mundial na elaboração de pesquisas que identificam as melhores Universidades do planeta (tendo como base desenvolvimento acadĂȘmico - incluĂndo corpo discente e equipe de professores, pesquisas e publicaçÔes em revistas cientĂficas), USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, Unesp e UFRGS figuraram entre as 500 melhores, mas a USP (melhor brasileira colocada) foi a Ășnica a ficar entre as primeiras 150.
As 3 primeiras sĂŁo dos Estados Unidos. Entre as 10 primeiras, 8 sĂŁo americanas e 2 inglesas. O JapĂŁo aparece em 19Âș. Entre as 100 primeiras, a maioria dos Estados Unidos, aparecem Universidades do JapĂŁo, CanadĂĄ, França, Holanda, SuĂ©cia, SuĂça, Dinamarca, Alemanha, AustrĂĄlia, Noruega... Confira lista completa: http://www.arwu.org/rank2008/Top500_EN.xls.
O ranking da Shanghai Jiao Tong University Ă© considerado atualmente um dos mais importantes na ĂĄrea acadĂȘmica. A pesquisa analisou 12 mil instituiçÔes acadĂȘmicas no mundo.
A OlimpĂada chegou ao fim e a classificação final de cada paĂs, bem como, a anĂĄlise das melhores Universidades do mundo, forçam a uma reflexĂŁo de quanto o Brasil tem de investir em educação e o quanto ainda tem que caminhar para, quem sabe um dia, se tornar uma potĂȘncia global em Universidades e, como conseqĂŒĂȘncia, olĂmpica. Que as autoridades governamentais e os polĂticos aprendam com mais essa lição.
No entanto, antes de realizar jogos olĂmpicos no Brasil, Ă© preciso realizar e implementar os avanços necessĂĄrios na educação. Segundo dados do ComitĂȘ Organizador dos Jogos OlĂmpicos de Pequim (Bocog), no total, foram investidos 28 bilhĂ”es de euros. Uma "razoĂĄvel" cifra para investir na educação, ainda mais pensando que de 2002 para cĂĄ, o Banco do Brasil pulou de 27° para 12° no ranking dos maiores bancos das AmĂ©ricas. AliĂĄs, dentre os 15 maiores, trĂȘs sĂŁo brasileiros. Aprender a lição e realizar, essa Ă© a hora!
Paz, saĂșde, esporte e educação para todos!
Foto: Maurren Maggi - Um exemplo de superação! O Brasil vive no esporte de fenĂŽmenos individuais isolados como o caso da Maurren e de CĂ©sar Cielo. NĂŁo basta sĂł "Lei de Incentivo ao Esporte", Ă© preciso uma estrutura de base. ParabĂ©ns a todos os atletas brasileiros que, mesmo diante de tantas dificuldades, conseguindo medalhas ou nĂŁo, competiram nos Jogos OlĂmpicos de Pequim e representaram o paĂs com dignidade.
Leia mais sobre o feito de Maurren Maggi:
http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3124824-EI10378-ABG,00.html
English:
http://www.abc.net.au/news/stories/2008/08/22/2344273.htm?site=olympics/2008
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php