DIA DO TRABALHO OU DIA DOS TRABALHADORES?
21/04/2008 -
EDITORIAL
(Matéria enviada diretamente de Bogotå pelo nosso editor Carinha)
A data destina-se basicamente aos direitos e deveres dos trabalhadores em todo o mundo. Depois de um episódio trågico em Chicago em 1886, muitas leis foram criadas para proteção de todas as questÔes trabalhistas.
O Dia primeiro de maio Ă© feriado no Brasil e tambĂ©m em vĂĄrios paĂses do mundo. Na ColĂŽmbia tambĂ©m Ă© feriado. Somente para fazer algumas comparaçÔes entre os direitos trabalhistas no Brasil e na ColĂŽmbia, abaixo alguns dados colombianos:
- SalĂĄrio mĂnimo de aproximadamente USD 200,00;
- Jornada de trabalho semanal de 48 horas (trabalha-se aos sĂĄbados);
- FĂ©rias de 15 dias Ășteis por ano (sĂĄbado Ă© dia Ăștil);
- Aposentadoria com 20 anos de contribuição, mas com idade mĂnima de 62 anos, ou seja, aposenta-se na ColĂŽmbia aos 62 anos;
- Indenização em caso de demissão sem justa causa, 15 dias de salårio por cada ano na empresa.
Essas sĂŁo apenas algumas informaçÔes obtidas para que se possa fazer uma rĂĄpida comparação. A situação de acesso Ă s universidades Ă© muito parecida com o Brasil, com as universidades pĂșblicas e privadas. Para cursar uma excelente faculdade privada, se paga entre USD 2.000 e USD 3.000 o semestre. Sao cerca de 42 milhĂ”es de habitantes no paĂs e 8 milhĂ”es sĂł na capital BogotĂĄ. Cerca de 15% de desempregados na ColĂŽmbia.
No mais, BogotĂĄ Ă© uma cidade marcada por uma longa Ă©poca de guerilhas e atentados. Nos Ășltimos quatro anos o povo tem vivido com mais tranquilidade, mas com um esquema de segurança impressionante. SĂł para se ter uma idĂ©ia, para se entrar em qualquer edĂficio comercial, atĂ© mesmo estacionamentos em edifĂcios, se faz necessĂĄrio passar com os pertences de mĂŁo nos equipamentos de raio X, como nos aeroportos. Em muitos lugares, ainda se faz necessĂĄrio abrir pastas e bolsas para verificação visual dos seguranças. Para entrar com carros em estaciomentos localizados em edifĂcios, se faz necessĂĄrio abrir a porta para que os cachorros da segurança possam cheirar e detectar possĂveis bombas, pĂłlvora, armas, etc.
Uma das bebidas tĂpicas Ă© o Canelazo, com a cachaça colombiana, incluindo canela e servida quente com açucar nas bordas do copo. Uma caipirinha de canela quente.
A cidade estĂĄ a 2.600 metros de altitude e nessa Ă©poca do ano a temperatura varia de 10 a 15 graus. Falta ar o tempo todo para quem nĂŁo estĂĄ acostumado. Agora dĂĄ para entender quando os jogadores de futebol reclamam de jogar em lugares muito altos. O povo Ă© muito simpĂĄtico e gosta muito de brasileiros. O trĂąnsito Ă© horrĂvel e hĂĄ rodĂzio como em SĂŁo Paulo. As ruas estĂŁo cheias de busetas como no Brasil. Se escreve assim, mas a pronĂșncia Ă© "igualzinha". DĂĄ atĂ© para imaginar um colombiano no Brasil esperando um ĂŽnibus e falando que estĂĄ esperando una buseta. Provavelmente vai ter problemas, ou como diz Caetano: Ou nĂŁo!!! Se vocĂȘ estiver em BogotĂĄ e nĂŁo se sentir confortĂĄvel com o nome, pode chamar tambĂ©m de colectivos, mas os colombianos gostam mesmo Ă© de esperar por una buseta.
Direto de BogotĂĄ, ColĂŽmbia para desejar a todos um Ăłtimo feriado do dia do trabalho e viva o transporte coletivo favorito dos trabalhadores colombianos.
Foto: Un modelo intermedio entre las busetas nuevas y las tradicionales, un modelo de CarrocerĂas Exporcar de la primera mitad de la dĂ©cada de 1990, cuando la novedad era la trompa aerodinĂĄmica del bus bala.
Veja mais fotos: http://www.busesdecolombia.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php