FALANDO EM ESPAĂO - FLATSHARE
12/08/2010 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
CADA UM NO SEU... RETĂNGULO
English:
http://www.wired.com/gadgetlab/tag/appliances/page/2/
http://www.dexigner.com/product/news-g15838.html
Electrolux: http://electrolux.com/
Mora com outras pessoas e detesta quando mexem na sua comida? Cada uma pode ter o próprio espaço nesta geladeira (ainda sem previsão de lançamento), que tem um compartimento para cada usuårio.
Tech - Fonte: SuperInteressante - Edição 281.
Mais detalhes:
http://www.wired.com/gadgetlab/tag/appliances/page/2/
http://www.dexigner.com/product/news-g15838.html
Electrolux: http://www.electrolux.com.br/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
""Pai super-herĂłi. Pai amigo. Pai tĂ©cnico de futebol. Ser pai nĂŁo Ă© para qualquer um." Recebi uma homenagem assim hoje e fiz um comentĂĄrio a respeito. Resolvi dividir com vocĂȘs e todos os leitores que sĂŁo papais. Aos Papais, Talvez o mais difĂcil em ser herĂłi, ou saber que Ă© tomado como tal Ă© ter consciĂȘncia de que um herĂłi sempre ganha todas e vocĂȘ com certeza perderĂĄ algumas. Provavelmente o mais interessante em ser esse amigo Ă© despejar essa tua amizade de modo incondicional, mesmo sabendo que infelizmente algum dia, um outro poderĂĄ vir a substituir este seu privilegiado lugar, ainda que vocĂȘ tenha a certeza de que nĂŁo serĂĄ de modo incondicional. VocĂȘ atĂ© se manifestarĂĄ como um bom amigo, mas nĂŁo serĂĄ ouvido. Ser o tĂ©cnico de futebol Ă© legal atĂ© um certo perĂodo do campeonato. VocĂȘ dĂĄ as coordenadas para o time ganhar e quase sempre ele ganharĂĄ. Depois vocĂȘ atĂ© dĂĄ as instruçÔes, mas jĂĄ nĂŁo tem tanta certeza da vitĂłria. Mais para a frente vocĂȘ dĂĄ as instruçÔes, o time ouve mas joga de forma diferente, pois jĂĄ começou a pensar por si prĂłprio. Num prĂłximo momento vocĂȘ instrui porque sabe que deve instruir, mas o time nĂŁo se concentra e na maioria das vezes nĂŁo estĂĄ mais disposto a lhe ouvir. No final haverĂĄ um momento em que aquele amigo sentirĂĄ falta de sua amizade e vai procurar no cĂ©u o super-herĂłi a chegar voando mais rĂĄpido do que um raio para ganhar todas. E vai sentar-se na concentração e esperarĂĄ um longo tempo pela chegada do tĂ©cnico, que por fim num sonho repetirĂĄ aquelas infalĂveis instruçÔes, ou mesmo aquelas das quais nĂŁo estava tĂŁo certo quanto a eficĂĄcia, mas que tinha certeza que num dia como aquele exatamente, fariam muita falta. Essa eu divido com todos os papais e com o meu, que jĂĄ chegou voando rĂĄpido para ganhar todas por mim, que jĂĄ foi um amigo incrĂvel que eu nunca entendi e que hoje infelizmente toma sĂł meu pensamento como o tĂ©cnico e suas instruçÔes, quando eu insistentemente me concentro e espero o inĂcio do treino, como naquele tempo em que eu tinha somente que jogar sem me preocupar se iria perder ou ganhar. Muito obrigado pela lembrança do Dia dos Papais. Um abraço a todos. Eddy - SP" FM: Eribaldo, Muito obrigado por sua mensagem. Um abração pra vocĂȘ para sua famĂlia.
"BELA EXECUĂĂO DO BOLERO DE RAVEL - EM ISRAEL! http://il.youtube.com/watch?v=ipU1OutJzBU. (Colaboração: A.M.B.)" FM: Valeu, professor! Abraços.
"Controlando a Mente. Muito Interessante: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=10047. (Colaboração: Walter Munaier)" FM: Muito interessante mesmo, Walter. Um grande abraço.
"MĂłveis para pequenos espaços. Genial! Como as novas construçÔes estĂŁo cada vez menores, nĂŁo esquente, chame este cidadĂŁo, e terĂĄ o seu problema resolvido, vocĂȘ verĂĄ entĂŁo que seu apartamento Ă© enorme...: http://www.youtube.com/watch?v=dAa6bOWB8qY. (Colaboração: A.M.B.)" FM: Genial! "Seus problemas acabaram"... Valeu!
DITO E FEITO - "MUNDOS E FUNDOS"
Expressão surgiu das navegaçÔes espanholas.
Quando se diz que alguĂ©m prometeu "mundos e fundos", Ă© porque essa pessoa fez promessas infundadas ou exageradas. A origem da expressĂŁo remonta Ă s navegaçÔes espanholas. Segundo uma antiga promessa que rogava "O CĂ©u pediu estrelas/ O peixe pediu fundura", os aventureiros tinham uma impressĂŁo abissal do mar. Para eles, a noção de mundo e da fundura do oceano era algo recorrente e trivial no dia a dia - daĂ o termo com os dois exageros. Reafirma sobre mundo, o escritor JosĂ© AlcĂąntara: "Boca do mundo Ă© uma expressĂŁo tĂpica da multidĂŁo anĂŽnima".
Joana Santos - Fonte: Aventuras na História - Edição 85.
A BOA POLĂTICA DE IMPORTAĂĂES
A incorporação de palavras estrangeiras Ă© um processo natural em todas as lĂnguas. Mas, pelo bem da elegĂąncia e do bom-senso, certos modismos e aberraçÔes devem ser evitados. Abaixo, uma lista de estrangeirismos correntes - e uma avaliação da propriedade deles:
Use Ă vontade...
Show: Completamente aclimatado ao portuguĂȘs brasileiro. E jĂĄ hĂĄ quem proponha a grafia adaptada: xou.
Mouse: "Rato" seria um equivalente um tanto asqueroso.
Site: "SĂtio" soa muito lusitano e Ă© pouco utilizado.
E-mail: "Mensagem" é muito genérico.
Download/Dumping: NĂŁo hĂĄ termos tĂ©cnicos equivalentes em portuguĂȘs.
Use com cautela...
Printar/Deletar/Restartar: Adaptados de verbos de lĂngua inglesa - to print, to delete, to restart -, sĂŁo especĂficos da informĂĄtica. Mas hĂĄ palavras em portuguĂȘs para cumprir a mesma função com mais elegĂąncia: imprimir, apagar, reiniciar.
NĂŁo deveriam ser empregados nunca...
Off/Sale: Modismos para "liquidação".
Emeiar: Tentativa canhestra de criar um verbo paa enviar um e-mail.
Target: Comum no jargĂŁo publicitĂĄrio, quer dizer "pĂșblico-alvo".
Deliverar: Verdadeiro monstrengo linguĂstico, deriva do verbo inglĂȘs "to deliver" e quer dizer "apresentar resultados".
Fonte: Veja - Edição 2177.
AFASTA DE MIM
No fim dos anos 60, quando era arcebispo de Salvador, dom Eugenio Sales foi procurado pelo general Abdon Sena, que lhe pediu para celebrar um "Te Deum" pelo Ato Institucional 5. Promulgado em dezembro de 1968, o AI-5 consolidou a ditadura ao conceder poderes extraordinĂĄrios ao presidente da RepĂșblica e suspender uma sĂ©rie de garantias constitucionais.
Com sutileza, dom Eugenio recusou a oferta:
- Abdon, eu fico muito feliz que vocĂȘ queira agradecer a Deus pelo Ato 5. Mas, por favor, agradeça por intermĂ©dio de outra pessoa...
Contraponto - Painel - Renata Lo Prete - Fonte: Folha de S.Paulo - 08/08/10.
OITO OBRAS EM FITA ADESIVA DO CONCURSO DE ESCULTURAS CriAção Scotch ESTARĂO NO MuBE
Abertura: 25 de agosto, Ă s 19h30, para convidados
Visitação: de 26 de agosto a 12 de setembro
A votação popular realizada pela internet escolheu as oito obras do Concurso de Esculturas CriAção Scotch que estarĂŁo em exposição no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em SĂŁo Paulo, a partir de 25 de agosto, quando serĂŁo anunciados os trĂȘs primeiros lugares. Os oito vencedores que seguiram a proposta do concurso de elaborar obras criativas a partir de fitas adesivas transparentes sĂŁo:
Quadro de Luz! , de Alexandre Ferro (SĂŁo Paulo, SP)
O Velho e o Mar, de Arthur Vieira de Medeiros (SĂŁo Paulo, SP)
Colorindo o mundo melhor, de Claudia H. Stern (Porto Alegre, RS)
Sustentabilidade e sustentação pela energia Eólica, de Giane Conceição Soares (São Paulo, SP)
Encanto, de Ieda Romera da Silva (SĂŁo Paulo, SP)
NĂŁo deixe ela escapar, de Roberto GalvĂŁo (SĂŁo Paulo, SP)
O Escaravelho e seus Restos, de Sabrina Zagati Travençolo (Campinas, SP)
Uma dança, de Silvia Si (Florianópolis, SC)
A escolha das oito obras foi feita em votação pelo site www.criacaoscotch.com.br, de 11 de junho a 13 de julho, a partir de 18 finalistas selecionados por um jĂșri. A mostra, que ficarĂĄ em cartaz no MuBE atĂ© 12 de setembro, tem curadoria da crĂtica de arte KĂĄtia Canton. As esculturas sĂŁo propostas criativas que consideram a interação com o espaço pĂșblico, no conceito de intervenção urbana.
âA arte contemporĂąnea, diferente da arte moderna, que era mais purista, acontece dentro dos percursos da vida cotidiana e trata de tudo que diz respeito ao ser humanoâ, define KĂĄtia Canton. âA possibilidade de construir esculturas, inventar formas tridimensionais, usando as fitas adesivas da 3M, torna-se uma possibilidade de criação contemporĂąnea interessante. â
Os vencedores recebem prĂȘmios no valor total de R$ 26 mil. O jĂșri foi integrado por KĂĄtia Canton, o artista plĂĄstico Eduardo Srur, o gerente de Marketing Corporativo da 3M do Brasil, Luiz Eduardo Serafim, a diretora da Elo3 Integração Empresarial, Soraya Galgane, e a diretora do MuBE, Renata Azevedo Junqueira.
Realizado tambĂ©m nos Estados Unidos e no MĂ©xico, o concurso Ă© uma promoção cultural da 3M do Brasil, vinculada a sua consagrada marca Scotch. âNa 3M, a inovação Ă© muito forte e sempre começa pela criatividade de nossos profissionaisâ, comenta Luiz Eduardo Serafim, gerente de Marketing Corporativo da 3M. âCom este concurso, queremos incentivar o pensamento criativo nas artes, propondo o uso de novos materiais. AlĂ©m disso, promovemos a cultura, convidando o pĂșblico a participar na fase final da votação do concurso e apreciar as esculturas inovadoras na exposiçãoâ.
A curadora do CriAção Scotch, Katia Canton, Ă© docente do Museu de Arte ContemporĂąnea da Universidade de SĂŁo Paulo desde 1993, onde tambĂ©m atua na ĂĄrea de curadoria. Ă PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma Universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se Livre-Docente em Teoria e CrĂtica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
www.criacaoscotch.com.br
http://twitter.com/criacaoscotch
Serviço
Exposição â âConcurso de Esculturas CriAção Scotchâ
Curadoria: KĂĄtia Canton
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Abertura: 25 de agosto, Ă s 19h30
Visitação: de 26 de agosto a 12 de setembro
Horårio: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
InformaçÔes: (11) 2594-2601 / www.mube.art.br
O MuBE tem acesso para pessoas com deficiĂȘncia, restaurante e ar-condicionado
InformaçÔes para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 9983-5946
Contato: LetĂąnia Menezes/Silvana Santana menezescom@uol.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php