FEVEREIRO
06/02/2009 -
EDITORIAL
Fevereiro chegou e as notĂcias continuam sombrias, na direção de uma crise bem maior do que a esperada pelo governo. As manchetes dos jornais destacam: âRecessĂŁo jĂĄ Ă© cogitadaâ; âIBGE registra o pior desempenho desde que começou a pesquisar a produção industrial, em 1991â; âIndĂșstria despenca 12,4% e leva o maior tombo da histĂłriaâ; âDesemprego Ă© o maior medoâ etc.
O presidente continua numa posição confortåvel amparado por recordes de popularidade e mostrando um otimismo inigualåvel. O governo diz que recessão é uma palavra que serve somente para os Estados Unidos, para a Europa e para o Japão.
Tudo bem que otimismo e confiança no futuro são muito importantes em qualquer gestão, talvez esteja aà uma das principais explicaçÔes para esse elevado grau de popularidade, mas, o governo brasileiro deixa transparecer insegurança em suas palavras, ou seja, demonstra falta de fundamento teórico, pråtico e profissional no excessivo otimismo governamental.
O fato Ă© que o desemprego jĂĄ assusta e as empresas sinalizam cada vez mais no sentido de cortes em suas estruturas. No ciclo vicioso da economia, o desemprego reflete na diminuição dos consumidores em potencial que sĂŁo quem mantĂȘm o faturamento da indĂșstria.
Sempre se falou no Brasil que ano sĂł começa depois do carnaval, sendo janeiro e fevereiro meses fracos em produção e vendas. O problema Ă© que nos Ășltimos anos, os olhos se voltavam para março em diante e visualizavam pedidos e mais pedidos em carteira. Nesse ano, fevereiro se aproxima da metade e, para muitas empresas, o mĂȘs de março ainda nĂŁo estĂĄ completo.
De todo o modo, manter os âpĂ©s no chĂŁoâ Ă© o mais indicado por especialistas nesse momento. Como jĂĄ mencionado no editorial da semana passada, quem estiver melhor preparado e apresentar propostas mais criativas, sofrerĂĄ bem menos conseqĂŒĂȘncias no mercado de trabalho.
Fevereiro jå chegou e todos precisam trabalhar no sentido de amenizar os efeitos dessa crise que também jå chegou.
Educação, Paz, SaĂșde e Sucesso a todos!
Imagem - Fonte: http://www.blocodaforca.com.br/.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php