IDENTIFIQUE OS GĂMEOS!
16/04/2007 -
A JENTE HERRAMOS
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Ă DIFĂCIL!
Identifique os irmĂŁos gĂȘmeos e ganhe um prĂȘmio...
Confira foto!
(colaboração: Cleide)
A JENTE HERRAMOS???
Apesar de ser um jornal que nĂŁo leio, nĂŁo resisti a comentar uma nota chamada PENSE BEM ANTES DE FALAR...(Para melhorar o portuguĂȘs)...
c) Habitat natural.
Todo habitat Ă© natural; consulte um dicionĂĄrio.
1- Nem sempre o habitat (ou habitĂĄt) Ă© natural. habitat Ă© o lugar de vida de um organismo e, na maioria das vezes, o habitat do ser humano, definitivamente, nĂŁo Ă© natural, ao contrĂĄrio, Ă© artificial.
d) Prefeitura Municipal.
No Brasil sĂł existem prefeituras nos municĂpios. AliĂĄs, ainda bem!
2- prefeitura nem sempre se refere a municĂpios, o cargo de prefeito pode ser atribuĂdo em algumas comunidades que nĂŁo sĂŁo municĂpios, ao seu superior.
g) Sorriso nos lĂĄbios.
JĂĄ viu sorriso no umbigo?
3- sorriso nos låbios... sorriso também significa mostrar-se alegre e hå pessoas que estampam um sorriso nos olhos e hå pessoas que mesmo tristes, estampam um sorriso nos låbios...
h) Goteira no teto.
No chĂŁo Ă© impossĂvel!
4- jĂĄ vi goteira no telhado, goteira na laje, e goteira no teto...
k) Brigadeiro da AeronĂĄutica.
SĂł existem brigadeiros na AeronĂĄutica.
5- Conheço brigadeiros que nĂŁo sĂŁo da aeronĂĄutica (atĂ© jĂĄ comi alguns...) e tambĂ©m jĂĄ comi almirante (variedade de pĂȘra)
o) Pequenos detalhes.
Existem grandes detalhes?
6- nĂŁo sei quais sĂŁo os tamanhos dos detalhes mas sei que entre os detalhes de alguma coisa pode haver maiores e menores, e posso chamar os menores de pequenos (comparativamente...)
q) Despesas com gastos.
Despesas e gastos sĂŁo sinĂŽnimos!
7- Acredito que se utensĂlios que tenho ficam "gastos", eles gerarĂŁo despesas...
t) Ganhar grĂĄtis.
Alguém ganha pagando?
8- Posso ganhar uma partida de poquer em que paguei para ver e posso ganhar uma corrida que não paguei para competir, ou seja, ganhei e foi gråtis a minha participação...
u) PaĂses do mundo.
E de onde mais podem ser os paĂses?
9- Engraçado, CanadĂĄ e EUA sĂŁo paĂses da AmĂ©rica do Norte, ou seja, posso pensar em todos os paĂses da AmĂ©rica e tambĂ©m em todos os paĂses do mundo (nĂŁo Ă© a mesma coisa...)
Concordo com o autor: Pense bem antes de dizer certas coisas, rs...
FM: Agradecemos sua participação. à por isso que lançamos hå algumas semanas, na coluna Fazendo Direito, a séria "Ponto de Vista" com vårias figuras a cada semana. "VOCà Jà OBSERVOU QUE AS DIFICULDADES DA NOSSA VIDA DEPENDEM MUITO DO PONTO DE VISTA QUE VOCà OLHA? OBSERVE ....". "Seu sucesso ou insucesso depende de como enxerga as coisas em sua vida. Pense nisso!". Abraços.
O XIITA, A RAINHA, O JUIZ, A JUIZA...
Serå que não existe acento agudo em vocåbulos como "rainha" ou "xiita" porque sempre existem exceçÔes?
NA SEMANA passada, movido pela palavra "paĂ", presente no tĂtulo do filme "Ă PaĂ, Ă", comentei o fenĂŽmeno fonĂ©tico que nela hĂĄ -o hiato ("vogais consecutivas que pertencem a sĂlabas diferentes"). Vimos que hĂĄ acento agudo no "i" e no "u" quando essas vogais (tĂŽnicas) sĂŁo as segundas de um hiato, desde que sĂłs ou acompanhadas de "s" (coĂbe, faĂsca, JaĂș, balaĂșstre). Ă por isso que hĂĄ acento em "juĂza" e "raĂzes", mas nĂŁo em "juiz" e "raiz".
Como vimos, essa regra segue o fundamento de todo o nosso sistema de acentuação: o da comparação/exclusĂŁo. Se hĂĄ acento em "possuĂ" e "baĂș" (hiato), nĂŁo hĂĄ em "subtrai" e "pau" (ditongo). Esses casos de hiatos e de ditongos sĂŁo excludentes (em termos de acentuação grĂĄfica) justamente porque hĂĄ hiatos e ditongos que se representam graficamente da mesma maneira. Em termos prĂĄticos, essa regra de acentuação existe para que nĂŁo se leia "doido" quando se quer dizer "doĂdo" (um processo "doido" Ă© diferente de um processo "doĂdo") ou "cai" quando se quer dizer "caĂ" ("Cai fora" Ă© diferente de "CaĂ fora").
Muitos leitores escreveram para perguntar por que em palavras como "xiita" ou "rainha" nĂŁo hĂĄ acento agudo se nelas hĂĄ todo o roteiro para que se ponha esse bendito sinal diacrĂtico na segunda vogal ("i", tĂŽnica) do hiato. "Ou serĂĄ que a imprensa toda erra quando escreve "xiita" sem acento?", perguntaram alguns. NĂŁo erra, nĂŁo. Para entender o porquĂȘ disso, convĂ©m relembrar (com outro exemplo prĂĄtico) os fundamentos do nosso sistema de acentuação grĂĄfica: acentuamos uma oxĂtona terminada em "em" (como "vintĂ©m", "armazĂ©m" etc.) porque nĂŁo acentuamos (ou para nĂŁo acentuarmos) uma paroxĂtona de mesma terminação, como "coragem", "nuvem", "homem", "item" etc.
E por que as escolhidas para "ganhar" o acento foram as oxĂtonas terminadas em "em" e nĂŁo as paroxĂtonas que tĂȘm essa terminação? Porque sempre se acentuam as palavras que pertencem ao grupo minoritĂĄrio. Para comprovar que as paroxĂtonas terminadas em "em" sĂŁo (infinitamente) mais numerosas que as oxĂtonas, basta lembrar que 99,99% dos nossos verbos tĂȘm flexĂ”es com esse "perfil" ("amem", "encantem", "sabem", "dizem", "permitem" etc.).
Posto (tudo) isso, vamos Ă ausĂȘncia de acento em "campainha", "rainha", "xiita" etc. Na escola, muitas vezes essa ausĂȘncia Ă© justificada com a simplĂłria desculpa da "exceção" (-"Por que nĂŁo existe o acento?" - Exceção!"). Exceção coisa nenhuma. O que hĂĄ Ă© simplesmente o seguinte: como nĂŁo existe NENHUMA palavra na lĂngua com ditongo seguido de "nh", deixa de haver motivo para que se acentue a segunda vogal do hiato que Ă© seguido de "nh".
Trata-se, portanto, da obediĂȘncia estrita aos fundamentos das regras de acentuação, que, como jĂĄ se viu, foram feitas para que se acentue o menor nĂșmero possĂvel de palavras.
E "xiita"? Um picolĂ© de limĂŁo para quem me der uma palavra (uminha sĂł) em que haja o ditongo "ii". Se nĂŁo existe o ditongo "ii", nĂŁo hĂĄ razĂŁo para que se acentue o segundo "i" do hiato "i-i", como o que hĂĄ em "xiita", "mandriice", "vadiice" etc. "E o acento em "friĂssimo'?", perguntarĂŁo alguns. A razĂŁo desse acento nĂŁo reside no hiato; reside no fato de ser proparoxĂtono esse vocĂĄbulo. Ă isso.
Pasquale Cipro Neto.
(Fonte: Folha de S.Paulo - 19/04/07)
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge".