OS MELHORES!
01/05/2006 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSORA PASQUALINA
Hoje terminaremos nosso assunto sobre o emprego dos pronomes demonstrativos no contexto e vamos tambĂ©m abordar o emprego dos âporquĂȘsâ.
No contexto, quando os pronomes demonstrativos referem-se a algo que serĂĄ dito, usa-se este (e variaçÔes): âEstes sĂŁo os conteĂșdos jĂĄ trabalhados por mim: perĂodo simples, composto e concordĂąncia verbalâ. Quando se referem a algo que jĂĄ foi dito, usa-se esse (e variaçÔes): âPerĂodo simples, composto e concordĂąncia verbal, esses sĂŁo os conteĂșdos trabalhados por mimâ. Ao se referirem a elementos jĂĄ citados, devem ser usados da seguinte forma: este farĂĄ referĂȘncia ao Ășltimo elemento citado, esse, ao penĂșltimo e aquele, ao primeiro: âMatemĂĄtica, Literatura e Artes sĂŁo disciplinas importantĂssimas, esta desenvolve meu raciocĂnio, essa, minha sensibilidade e aquela, minha criatividade.â
Quanto ao emprego dos âporquĂȘsâ, devemos inicialmente nos lembrar de que em final de frase o que deve ser acentuado: "Ele vive de quĂȘ?â
O por que (separado e sem acento) Ă© empregado:
- quando equivale a pelo qual (e flexĂ”es), por = preposição e que = pronome relativo: âSĂŁo os direitos por que sempre lutamos, a transparĂȘncia da eleição do D.A., por exemplo.â
- quando a palavra razĂŁo vem escrita ou subentendida apĂłs o por que, logo por = preposição e que = pronome interrogativo: âPor que todos estĂŁo parados?â; âNĂŁo nos explicaram por que vocĂȘ nĂŁo foi Ă eleição do D.A.â; âNĂŁo entregaram as listas de votos do D.A. por quĂȘ?â
O porque (junto e sem acento) Ă© uma conjunção explicativa ou causal, portanto liga oraçÔes coordenadas ou subordinadas, equivale, geralmente, a pois: âFoi aprovado no concurso porque estudou muito.â; âNĂŁo compareceu Ă votação do D.A. porque nĂŁo houve comunicação.â
O porquĂȘ (junto e com acento) Ă© um substantivo, vem precedido de artigo ou palavra determinante (pronome ou numeral): âNĂŁo entendemos o porquĂȘ de tanta falta de democracia na FNH.â; âJamais explicaremos (FNH) os nossos porquĂȘs a vocĂȘs.â
Na próxima edição, fiquem atentos à colocação pronominal.
Boa semana a todos.
Professora Pasqualina
* Hoje 04/05 Ă© aniversĂĄrio da nossa querida colunista Professora Pasqualina. Desejamos muitas felicidades Ă nossa Musa Gramatical. Feliz AniversĂĄrio!
PROFESSOR X
Divirta-se com a MatemĂĄtica!
-4 6
1. Divida e escreva em notação cientĂfica: 2.028 x 10 / 5.2 x 10
-11
a) 3.9 x 10
-10
b) 0.39 x 10
-3
c) 3.9 x 10
7 8 2
2. Divida e simplifique: 10x + 4x / 2x
9 10
a) 5x + 2x
11
b) 7x
5 6
c) 5x + 2x
3. Resolva: - 3x - 5 = - 21
a) x = -16/3
b) x = 16/3
c) x = 26/3
o
4. Avalie: 47
a) 47
b) 0
c) 1
5. Identifique qual das seguinte é uma equação linear.
a) 3 - 8x = x + 7
______
b) 3 - 8x = \|x + 7
c) 3 - 8/x = x + 7
6. Resolva: 4y - 5(y - 7) = 28 + y
a) y= 7/2
b) y= - 36/2
c) y= - 35/2
-4
7. Avalie; NĂŁo expresse a resposta na forma decimal: 1 / 3
a) 81
b) -81
c) 1/81
8. Divida e simplifique; expresse a resposta usando somente expoentes positivos:
2 5 10 7
12x y / 28x y
8 2
a) 3 / 7x y
8 2
b) 21x y
8 2
c) 3x y / 7
2 2 2
9. Simplifique: -7x yz - 8xy z + 6x yz
2 2
a) -x yz - 8xy z
3 3 2
b) -9x y z
3 3 2
c) 8x y z
10. Resolva a equação: 2x+3/3 = 2 - x+7/2
a) x = 4
b) x = 24/7
c) x = -15/7
Respostas na próxima edição. Até a próxima semana, pessoal!
Abraços
Professor X