TURMAS SONHADORAS
09/02/2012 -
TURMAS DO FM
PARA O CĂREBRO, OS SONHOS SĂO REAIS
English:
http://www.mpg.de/4621589/measuring_dream_content?filter_order=LT&research_topic=KG-KF
Quando alguĂ©m sonha que estĂĄ caindo, voando, dançando ou mergulhando a sensação Ă© sempre real. Pelo menos para o cĂ©rebro, ela Ă© mesmo. Eestudo conduzido por neurocientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, indica que o cĂ©rebro responde aos estĂmulos dos sonhos como se eles estivessem sendo recebidos enquanto a pessoa estĂĄ acordada. NĂŁo Ă© a mesma interpretação cerebral de quando assistimos a um filme, por exemplo.
Leia a reportagem completa:
http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/pesquisa/sonhos-sao-interpretados-pelo-cerebro-como-atividades-reais/.
Blogosfera - Fonte: Veja - Edição 2255.
Mais detalhes:
http://www.mpg.de/4621589/measuring_dream_content?filter_order=LT&research_topic=KG-KF
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
INDIA INSIDE
Onde estĂŁo os Googles, iPods e Viagras indianos?
Assim começa "India Inside" (Harvard Business Press Books), que explica por que "cerĂ©bros indianos" radicados nos EUA e na Europa estĂŁo nas mais prestigiadas universidades e laboratĂłrios, enquanto o paĂs segue na lanterna da inovação mundial.
Ainda visto como celeiro de mĂŁo de obra barata, vĂtima de um sistema educacional falho, a Ăndia se tornou uma potĂȘncia na prestação de serviço de "back office" (call center, softwares e contabilidade) para empresas do mundo todo.
Esses serviços, que eram bĂĄsicos, tiveram inovação tecnolĂłgica a tal ponto que os call centers indianos sĂŁo capazes hoje de prever a demanda do cliente e os sites de comĂ©rcio eletrĂŽnico tĂȘm inteligĂȘncia para interpretar o comportamento dele, deduzir o momento em que desiste da compra e intervir para fechar negĂłcio.
Diante do que chama de "sucesso invisĂvel" nos serviços, o paĂs reivindica uma posição de destaque na tecnologia mundial, ao lado da vizinha China, em contraposição ao papel coadjuvante de "back office" global.
O livro mostra que, para isso, a Ăndia desenvolve programas para trazer de volta "cĂ©rebros" como os que criaram a Sun Microsystems e o Hotmail ou inventaram tecnologias como Ethernet, fibra Ăłtica e chip Pentium.
Enquanto os EUA formam 70 mil engenheiros por ano, a Ăndia produz 350 mil desses profissionais. SĂŁo gerados 650 mil pĂłs-graduados, sendo 1.500 Ph.D. em ciĂȘncias biolĂłgicas e engenharia ao ano.
HĂĄ 750 centros de pesquisa e desenvolvimento, que empregam 400 mil. A maioria Ă© de de multinacionais como GE, Unilever, Nokia, Google e Microsoft.
A principal vantagem é o que eles chamam de banco de talentos: acesso a pesquisadores de primeira linha pagando salårios de uma fração dos EUA e Europa.
Agora, a Ăndia forma um mercado consumidor com o crescimento econĂŽmico acima de 10% ao ano (vai passar a China em ritmo de expansĂŁo) pelos prĂłximos 25 anos.
Entre os problemas apontados para o paĂs se tornar uma potĂȘncia tecnolĂłgica estĂŁo a falta de gerentes para projetos globais de novos produtos. Para os indianos, ainda Ă© mais fĂĄcil competir em custo do que em negĂłcios de alto risco e retorno.
A Ăndia tambĂ©m nĂŁo tem "insight" do relacionamento final com os consumidores, uma vez que presta serviço para outras empresas. AlĂ©m disso, falta uma legislação que proteja melhor a propriedade intelectual.
AtĂ© 1990, o paĂs tinha uma das legislaçÔes mais atrasadas do mundo no registro de patentes nas ĂĄreas de medicamentos e agricultura, o que que dificultava a entrada de farmacĂȘuticas globais.
Por outro lado, essa polĂtica possibilitou o desenvolvimento de uma das maiores indĂșstrias do mundo de genĂ©ricos -cerca de 20% da produção mundial de genĂ©ricos vem da Ăndia.
INDIA INSIDE
AUTOR Nirmalya Kumar e Phanish Puranam
EDITORA Harvard Business Review Press
QUANTO US$ 25,95 (192 pĂĄgs.)
AVALIAĂĂO Bom
Cifras & Letras - Toni Sciarretta - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/02/12.
Detalhes:
http://businesstoday.intoday.in/story/book-india-inside-review/1/20289.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php