ANO NOVO, VIDA NOVA...
25/12/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
FELIZ ANO NOVO!!!
English:
http://www.associatedcontent.com/article/1273831/new_years_eve_in_brazil.html
http://www.copacabana.info/new-years-eve.html
Festa de ano novo na praia de Copacabana - Rio de Janeiro. Uma das festas de RĂ©veillon mais famosas do mundo.
Detalhes:
http://www.copacabana.com/reveillon/
RĂVEILLON
A celebração do Ano-Novo Ă© tambĂ©m chamada reveillon, termo oriundo do verbo rĂ©veiller, que em francĂȘs significa "despertar".
Com a instituição do calendĂĄrio anual, em decreto do governador romano JĂșlio CĂ©sar, em 46 a.C, o 1Âș de janeiro foi fixado como sendo a data do reinĂcio da contagem do calendĂĄrio anual.
Para os romanos, esta era a data de Jano, o deus dos portĂ”es, que era representado com duas faces, uma voltada para frente, outra para trĂĄs. Ă daĂ que se deriva o nome do mĂȘs, janeiro.
Assim, para as culturas ocidentais, a celebração marca a entrada de uma nova etapa atravĂ©s dos portĂ”es do tempo. Ă tambĂ©m conhecida como RĂ©veillon, do verbo francĂȘs revĂ©iller, que significa despertar. Hoje, a entrada do Ano Novo agregou muitos outros significados, sem, no entanto, perder o seu sentido original.
No Brasil, alguns dos costumes foram trazidos de outras culturas; outros foram aqui criados e sĂł mais tarde importados para outros paĂses. Dos costumes nĂŁo nascidos aqui, o principal Ă© de soltar fogos de artifĂcio, que Ă© originĂĄrio dos PaĂses Baixos, onde o show pirotĂ©cnico se dĂĄ de modo diferente. No Nieuwjaar, cada famĂlia faz a sua prĂłpria queima de fogos. Beber champanhe tambĂ©m nĂŁo Ă© um costume tipicamente brasileiro. Por ser uma bebida cara na Alemanha, o champanhe simboliza para aquele povo a fartura que deve se estender pelo ano que se seguirĂĄ.
Como nĂŁo poderia deixar de ser, num paĂs que foi colonizado primeiramente pelo litoral, onde existem 9.198km de costa marĂtima, foi exatamente na praia que o brasileiro construiu a sua tradição de receber o novo ano.
Cada cultura e cada religiĂŁo tĂȘm seu modo de receber o Ano Novo. Assim como os judeus celebram a chegada do novo calendĂĄrio no nosso 15 de setembro e os mulçumanos fundamentalistas rejeitam a comemoração, os catĂłlicos, evangĂ©licos e umbandistas de nosso paĂs preparam tambĂ©m uma virada de ano ao seu modo.
Para todas as crenças e para os cĂ©ticos, no entanto, hĂĄ algo em comum: o Ano Novo, ainda que seja apenas a chegada de um novo calendĂĄrio, significa sempre o reveille, o despertar de novas possibilidades. Que elas representem mais felicidade para todos aqueles que tĂȘm amor no coração.
Simpatias e superstiçÔes de reveillon
Jamais comer galinha ou bode na ceia de Ano Novo. Segundo a crença, esses animais dão azar. Carne de porco deve ser o prato principal.
Vestir roupa branca: para as religiÔes africanas, o branco simboliza a pureza, a luz e a bondade.
Nota no sapato: os orientais acreditam que a energia de nosso corpo entra pelos pés. Sendo assim, o dinheiro no sapato atrai riqueza.
Roupa Ăntima colorida: devem ser usadas de acordo com o desejo da pessoa. Vermelho para quem quer paixĂŁo, amarelo para quem quer dinheiro, rosa para quem quer amor, azul para quem quer tranqĂŒilidade, branco para quem quer paz e verde para quem quer saĂșde.
Pular sete ondas: para cada uma, um pedido.
Lentilhas ou sementes de uva na carteira: devem ser consumidas doze - correspondendo aos doze meses do ano - pouco antes da meia-noite, por cada pessoa da famĂlia. Para cada um pedido. Guardar as sementes na carteira ajuda a realizĂĄ-los e atrai fartura.
Fonte: http://www.jornalvejaagora.com.br/
PARA UM 2009 MAIS FELIZ
Estamos no final de 2008. Sim, como os norte-americanos costumam definir um presidente nos estertores do mandato, o ano jĂĄ Ă© um "pato manco".
EntĂŁo, vamos aos desejos para 2009, um ano que pode exigir muita paciĂȘncia e otimismo de todos nĂłs.
Desejo que:
1. Os provedores de acesso Ă internet por banda larga nos ofereçam um serviço decente, previsĂvel e com pouquĂssimas falhas. Ou seja, o contrĂĄrio do que fizeram atĂ© agora;
2. As operadoras de TV por assinatura também decidam melhorar seu desempenho, começando por respeitar e atender com respeito seus clientes;
3. Os brasileiros tenham mais renda do que crédito, para aumentar o poder aquisitivo consistentemente, em lugar de simplesmente se endividar;
4. A crise seja a menos intensa possĂvel, dure pouco e nos afete o mĂnimo, para que, em breve, cresçamos novamente retomando a inclusĂŁo social;
5. A maldita fidelização por barreiras (a imposição de dificuldades para interromper um serviço que nĂŁo mais nos satisfaça) seja substituĂda pelo respeito ao consumidor;
6. Comerciantes e prestadores de serviços não façam distinção de qualquer espécie no relacionamento com os clientes, pois todos somos importantes e merecemos respeito como cidadãos;
7. Nunca mais sejamos ludibriados, enrolados e enganados nos serviços de atendimento ao cliente;
8. A AgĂȘncia Nacional de TelecomunicaçÔes (Anatel) se lembre, ao menos de vez em quando, de que nĂŁo foi criada somente para beneficiar as empresas do ramo;
9. Seja estabelecida uma efetiva concorrĂȘncia no transporte aĂ©reo de passageiros e que a AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac) tambĂ©m atue em prol dos consumidores;
10. Os cidadãos punam os empresårios que poluem o meio ambiente, que tratam mal seus colaboradores, que demitem preventivamente seus empregados, que sonegam impostos e que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. Como? Não comprando seus produtos, nem contratando seus serviços;
11. Os pilantras sejam varridos do comĂ©rcio virtual, com ação pronta e eficaz das autoridades da ĂĄrea de segurança pĂșblica;
12. A tabela do Imposto de Renda da Pessoa FĂsica continue sendo corrigida, pelo valor total da inflação do perĂodo;
13. Os criadores de impostos, taxas e contribuiçÔes sejam banidos da vida pĂșblica, condenados ao ostracismo;
14. A Ă©tica, o trabalho, a responsabilidade e a consciĂȘncia limpa sejam a marca de todas as nossas relaçÔes, inclusive na vida pĂșblica;
15. NĂŁo se repitam tragĂ©dias como a provocada pelas enchentes em Santa Catarina, com um sĂ©rio trabalho de prevenção Ă s conseqĂŒĂȘncias desse tipo de catĂĄstrofe;
16. Que os mais velhos nĂŁo sejam expulsos pelos preços dos planos de saĂșde;
17. Todos nĂłs tenhamos muitos momentos felizes, repletos de sorrisos, na companhia de amigos, familiares, colegas e vizinhos. E que estejamos juntos, novamente, nas pĂĄginas desta Folha, para defender os direitos do consumidor e mais qualidade de vida para todos os brasileiros.
Feliz 2009!
Maria InĂȘs Dolci [defesa do consumidor] - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/12/08.
PARA COMEĂAR BEM 2009
Ă sempre a mesma coisa. O fim do ano estĂĄ aĂ e todo mundo começa a fazer um balanço do que foi feito e das pendĂȘncias interminĂĄveis. Sonhos desfeitos, projetos adiados, relacionamentos acabados. Mas tem tambĂ©m um monte de conquistas que nĂŁo devem ficar de fora da balança. Ao contrĂĄrio, elas devem ser privilegiadas nessa contabilidade como graças.
As dores, sofrimentos e perdas devem ser vistos como possibilidades de crescimento, de ajustes no percurso, de identificação do nosso real propĂłsito nessa existĂȘncia. Aproveite esse tempo para se dedicar a rituais, pois eles tĂȘm uma conotação simbĂłlica e importante porque pontuam, fecham ciclos e abrem "portais" para um futuro melhor.
Vale harmonizar a sua casa - e a sua vida - e se desfazer daquelas tralhas que acompanham vocĂȘ hĂĄ sĂ©culos. Abra espaço para o novo. Permita-se eleger algumas ervas aromĂĄticas e medicinais e tome um demorado e relaxante banho com elas. Vista-se com as cores de Deus, aproprie-se de potenciais insuspeitos, expurgue a tristeza e o sofrimento e tinja a sua vida de energias positivas, transformadoras, alegres e essenciais. Um ano auspicioso.
Ervas aromĂĄticas para rituais de limpeza e prosperidade
A intenção de criar um banho de purificação jå é um ponto ganho porque envolve a vontade, a concentração no propósito de não mais carregar no corpo e no ser o que não se quer mais.
Podemos usar para essa finalidade o boldo, que promove a limpeza das frustraçÔes e raivas, e um pouco de jasmim ou hortelã. Muitas vezes sugiro um escada-pé com camomila ou mirra para os muito cansados e com medo e boldo para aqueles que se sentem muito invadidos.
Para a prosperidade, um pouco de alecrim para despertar o eu superior de cada um, algumas rosas vermelhas para o amor, a capacidade de amar e de amar-se, e uns grãos de trigo integral ou arroz para semear a multiplicação.
à sempre bom lembrar que os banhos de limpeza devem ser feitos do pescoço para baixo e as ervas devem ser colocadas quando ågua estiver fervendo.
Desligar e deixar um tempo. Usar na temperatura mais agradĂĄvel ao corpo. Nessa Ă©poca a presença em casa ou no local trabalho da Euphorbia (bico de papagaio) ajuda nos impulsos, açÔes e projetos. DĂȘ preferĂȘncia sempre que possĂvel para ervas orgĂąnicas, livres de venenos.
Acely Hovelacque - MĂ©dica clĂnica e homeopata
Giz de cera colorido e papel para liberar suas emoçÔes
Segundo Carl Jung, meditar, contemplar e sonhar com mandalas Ă© parte natural do processo de individuação. O cĂrculo desenhado pode conter e atĂ© atrair partes conflitantes da natureza individual, mas,mesmo fazendo um conflito vir Ă tona, a mandala leva a uma inegĂĄvel e considerĂĄvel descarga de tensĂŁo, daĂ sua importĂąncia contemporĂąnea visto que a humanidade vive em constante estado de estresse.
AtravĂ©s de uma mandala, Ă© possĂvel despertar a intuição e direcionar a energia mental para determinado objetivo harmonizando intuição, vontade e razĂŁo estabelecendo assim, um caminho que alcance um maior nĂvel de consciĂȘncia.
A contemplação e meditação de determinada mandala auxilia a desbloquear emoçÔes e sentimentos a fim de elevar nosso estado interior ou mesmo ativar e canalizar determinados tipos de energias.
Desenhar ou pintar mandalas ajuda no desbloqueio e no despertar de sentimentos e sensaçÔes que temos dificuldade de expressar. Sente-se em um local sossegado e nĂŁo permita ser interrompido. Desligue o celular. Dedique-se a estar com vocĂȘ por alguns minutos. Pegue uma folha de papel em branco, desenhe um cĂrculo e dĂȘ asas Ă imaginação.
Ao eleger as cores vocĂȘ jĂĄ estarĂĄ desenterrando conteĂșdos simbĂłlicos e essas energias vĂŁo equilibrando o fĂsico, mental, emocional e espiritual.
A mandala é como um retrato personalizado que reequilibra os fluxos internos e externos, gerando mais harmonia entre o consciente e o inconsciente, levando a pessoa a se sentir mais centrada e com mais compreensão de si mesma e sua ligação com as forças evolutivas da vida e do cosmo.
VocĂȘ pode criar mandalas direcionadas para emoçÔes, sentimentos, ressentimentos e mĂĄgoas que vocĂȘ deseja abrir mĂŁo ou ainda para sonhos, projetos, metas e potencializar suas virtudes. Giz de cera na mĂŁo e boa viagem.
Marcus Sarmento - PsicĂłlogo e praticante budista
Livre-se das tralhas
Destralhar Ă© o mesmo que desintoxicar. A vida nĂŁo prospera se estiver pesada e intoxicada. JĂĄ ouviu falar em toxinas da casa? SĂŁo objetos e roupas que vocĂȘ nĂŁo gosta ou nĂŁo usa, coisas feias ou quebradas, velhas cartas, plantas mortas ou doentes, recibos, jornais e revistas antigos, remĂ©dios vencidos, meias e sapatos estragados. O que estĂĄ fora estĂĄ dentro e isso afeta a saĂșde.
O "destralhamento" (des-tralhar" = liberar as tralhas da casa) Ă© uma das formas mais rĂĄpidas de transformar a vida, e pode muito bem ajudar outras terapias. A saĂșde melhora, a criatividade cresce e os relacionamentos se aprimoram.
Ă comum sentir-se cansado, deprimido ou desanimado em um ambiente cheio de entulho, pois existem fios invisĂveis nos ligando Ă quilo que possuĂmos. Outros possĂveis efeitos do acĂșmulo e da bagunça: sentir-se desorganizado, fracassado e limitado, aumento de peso, apego ao passado. No porĂŁo e no sĂłtĂŁo, as tralhas viram sobrecarga; na entrada, restringem o fluxo da vida; empilhadas no chĂŁo, nos puxam para baixo; acima, sĂŁo "dores de cabeça"; sob a cama, poluem o sono.
Perguntas Ășteis na hora de liberar os armĂĄrios: porque estou guardando isso? SerĂĄ que tem a ver comigo hoje? O que vou sentir ao liberar? E vĂĄ fazendo pilhas separadas de doar, vender e jogar fora. Depois de destralhar, jogue sal grosso nos ralos, ponha um prato com carvĂŁo no quarto (tira os cheiros e os fluidos ruins), deixe um ramo de boldo em um copo com ĂĄgua para purificar.
Para destralhar mais, livre-se de barulhos e luzes fortes, cores berrantes, odores quĂmicos, revestimentos sintĂ©ticos, libere mĂĄgoas, pare de fumar, diminua ou corte o uso da carne, termine projetos inacabados. "Se deixas sair o que estĂĄ em ti, o que deixas sair te salvarĂĄ. Se nĂŁo deixas sair o que estĂĄ em ti, o que nĂŁo deixas sair te destruirĂĄ", pregou Jesus, no evangelho de TomĂ©.
Carlos Solano - Arquiteto
Ingredientes naturais e caseiros para uma hidratação
A hidratação corporal devolve Ă pele a capacidade em reter umidade, evitando que ela perca elasticidade e suavidade e ajuda a combater o envelhecimento prematuro. Ajuda ainda a protegĂȘ-la contra fatores externos, como vento, frio e exposição solar.
O ideal seria que essa hidratação fosse feita imediatamente apĂłs o banho, pois o vapor da ĂĄgua quente deixa os poros da pele abertos para absorver todos os benefĂcios. Bem tratada, a pele fica menos suscetĂvel a ressecamento, alergias, coceiras, feridas e outras irritaçÔes.
Costumo indicar uma receita caseira simples e de fĂĄcil aplicação. Ela deverĂĄ ser feita uma vez por mĂȘs, mas, se a pele estiver muito ressecada, esse intervalo deve cair para cada 15 dias.
O primeiro passo é uma esfoliação para a retirada todas as células mortas do corpo. à simples: misture duas colheres de fubå ou aveia a duas colheres de mel e espalhe por todo o corpo em movimentos circulares fazendo leve fricção, isso claro, depois de higienizar o corpo com seu sabonete habitual.
O segundo passo jĂĄ Ă© a prĂłpria hidratação, que serĂĄ feita com um creme hidratante de sua preferĂȘncia e algumas gotas de Ăłleo de semente de uva ou de amĂȘndoas (encontrado em qualquer farmĂĄcia).
Cuidado para não abusar do óleo, umas dez gotinhas serão suficientes. Esse creme deverå ser passado em todo o corpo, principalmente nas åreas mais ressecadas como joelhos e cotovelos, também em movimentos circulares até sua completa absorção.
Preste atenção na sua alimentação, pois um corpo saudåvel começa pela boca.
Angélica Oliveira - Esteticista
Cada cor estĂĄ associada a uma frequĂȘncia e energia
As cores refletem a nossa alma e as escolhemos inconscientemente. VocĂȘ jĂĄ reparou que quando acorda de manhĂŁ, abre o armĂĄrio e pega aquele vestidinho vermelho sĂł pode estar querendo seduzir?
Vermelho Ă© quente, vida, ousadia, sedução, impulso e ação. Mas vocĂȘ pode ousar e optar por um modelito laranja se a intenção Ă© buscar novos relacionamentos e abusar da sua sensualidade.
Se a ocasiĂŁo exige sabedoria, clareza, objetividade, decisĂŁo, como no caso de uma reuniĂŁo de trabalho difĂcil, exames de vestibular, nĂŁo duvide, eleja o amarelo ou o dourado. NĂŁo Ă© a toa que essa Ă© a cor do ouro, do girassol, e do Sol, que sinalizam a riqueza, a prosperidade, a luz.
Agora, se o seu objetivo Ă© relaxar, curar feridas da alma e do corpo e criar um ambiente de relaxamento, use e abuse do verde.
Vå de azul quando necessitar de paz ou estiver mais introspectiva. à a cor da comunicação divina.
Use o violeta para liberar a sua espiritualidade e transmutar as energias negativas em positivas. Ideal para pråticas mais meditativas e religiosas. à uma cor ousada, que nunca passa desapercebida, é provocante porque contém vermelho. Mas exige acessórios adequados.
O rosa é a leveza da maternidade, do aconchego, da amorosidade e ternura. Inspira cuidado, atenção e desvela uma delicadeza de intençÔes.
O branco é a presença de todas as cores e por isso, assim como a cor prata, é tão usado nas roupas de final de ano. à como sair envolto em uma bandeira de paz, amor e ótimas intençÔes.
E o pretinho bĂĄsico? Pronto, vocĂȘ estĂĄ elegante, esbanja sofisticação, mas pode tambĂ©m estar camuflando um luto por perdas indesejadas e inconscientes.
Elizabeth Leite - Cromoterapeuta
Ana Elizabeth Diniz - Fonte: O Tempo - 28/12/08.
BEIJO DE ANO NOVO
Cerca de 50 casais treinaram o beijo que pretendem dar no dia 31, na Times Square, para celebrar a virada do ano. Tradicionalmente, a festa reĂșne milhares de casais se beijando Ă meia-noite.
Fonte: O Tempo - 27/12/08.
Fotos - http://www.abril.com.br/noticias/mundo/beijaco-nova-york-411439.shtml
CARTĂES DE BOAS FESTAS DIVERTIDOS
CartÔes de Natal, Ano Novo, etc. Divertidos, muito divertidos!
http://www.hellocrazy.com/es/
(Colaboração: Cleide - SP)
FERIADOS EM 2009
No pĂĄtio da faculdade, entre risos e piadas nĂŁo muito patriĂłticas, o assunto Ă© a descoberta do calendĂĄrio: apĂłs um 2008 pouco prĂłdigo em descanso, 2009 serĂĄ o ano da folga, com 11 dos 12 feriados nacionais (incluĂdos os pontos facultativos) caindo em dias Ășteis. Isso sem contar os feriados estaduais e municipais.
Tiradentes cairå em uma terça, dia ideal para "enforcar" o dia anterior ao feriado. E 2009 serå ideal para isso. Das 12 folgas nacionais, duas serão na terça e duas na quinta, dias que incentivam o prolongamento do fim de semana. Hå ainda quatro na segunda e duas na sexta.
A folga serå tamanha em 2009 que jå circulam na internet cålculos miraculosos de gente criativa a respeito do ócio. Os prognósticos mais engraçados de enforcamentos mostram gente pensando em folgar mais de um terço do ano.
Mas exageros e piadas Ă parte, a coincidĂȘncia dos feriados em dias Ășteis preocupa setores da economia. Levantamento da Firjan (Federação das IndĂșstrias do Estado do Rio de Janeiro) prevĂȘ que, para cada dia parado em 2009, o Brasil deixarĂĄ de produzir o equivalente a R$ 12,9 bilhĂ”es (ou R$ 155,6 bilhĂ”es no ano, cerca de 5% do PIB). Neste ano, as perdas diĂĄrias foram de R$ 1,3 bilhĂ”es.
Segundo o levantamento parte dos bons resultados econĂŽmicos deste ano se deve Ă menor quantidade de feriados em dias Ășteis em uma dĂ©cada, com apenas 8 de 12 folgas.
Willian Vieira - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/12/08.
Confira o calendĂĄrio 2009 - http://www.brasilazul.com.br/calendario2009.asp
Manchetes do FM no final de 2007:
http://www.faculdademental.com.br/manchetesSemana2.php?not_id=0001355
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php