FALANDO DO VERDE
28/04/2012 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
CONTRA A POLUIĂĂO, JARDINS VERTICAIS
English:
http://www.nytimes.com/2012/04/10/world/americas/vertical-gardens-in-mexico-a-symbol-of-progress.html?_r=1
More details:
http://inhabitat.com/verdmx-vertical-gardens-scour-mexico-city-air/
VerdMX - http://verdmx.org/verdmx.html#
Em uma avenida congestionada de uma metrópole que jå foi infame por sua poluição, ergue-se um arco imponente de 50 mil plantas.
Uma das trĂȘs ecoesculturas instaladas na cidade pelo grupo sem fins lucrativos VerdMX, o jardim vertical Ă© artĂstico e oxigenador. Ele chama a atenção. E engole o diĂłxido de carbono que contribui para os altos nĂveis de ozĂŽnio.
"A maior prioridade dos jardins verticais Ă© transformar a cidade", disse Fernando Ortiz Monasterio, 30, o arquiteto que projetou as esculturas. "Ă uma maneira de intervir no meio ambiente."
Muitas cidades tĂȘm reputaçÔes verdes. Mas, no mundo em desenvolvimento, onde as classes mĂ©dias estĂŁo crescendo junto com o consumo, o lixo e o gasto de energia, a Cidade do MĂ©xico tornou-se lĂder. MediçÔes da poluição hoje a situam aproximadamente no mesmo nĂvel que o ar (tambĂ©m mais limpo) de Los Angeles.
Luisa Molina, uma cientista no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, diz que o México "é muito avançado não apenas em termos de América Latina, mas de todo o mundo", disse. "Quando vou à China, todos querem ouvir a história do México."
A partir dos anos 1980, o governo mexicano criou programas que reformularam a gasolina, fecharam ou mudaram as fĂĄbricas poluidoras e proibiram a maioria dos motoristas de usar seus carros um dia por semana.
A Cidade do MĂ©xico tambĂ©m criou um programa de emprĂ©stimos gratuitos de bicicletas e expandiu os serviços de transporte pĂșblico.
Os mexicanos mais otimistas se entusiasmam com os esforços de concidadãos, como o VerdMX. A Cidade do México tornou-se uma incubadora para grupos que apostam em financiamento corporativo aliado a novas ideias.
Arquitetos aqui procuram reviver antigos rios e jovens estĂŁo ensinando senhoras idosas a plantar tomates entre os edifĂcios, artistas transformam o lixo do oceano em belas crĂticas ao consumo e a campanha multimĂdia "MĂ©xico do Futuro", financiada por doaçÔes, inclui lemas como "um painel solar em cada casa" e "respeito pela flora e fauna".
As esculturas verdes gigantescas da VerdMX vĂȘm a calhar. No transporte diĂĄrio normal, porĂ©m, os jardins mostram que a Cidade do MĂ©xico ainda precisa avançar.
O jardim vertical mais surpreendente paira sobre a avenida Chapultepec. "As plantas ficam perturbadas com todo o trĂĄfego", disse Gabriela RodrĂguez, diretora do VerdMX.
Ela acrescentou que demorou anos para encontrar os recursos e obter autorizaçÔes do governo para o projeto. A Nissan, um dos patrocinadores, precisou ser convencida de que receberia o crĂ©dito que merece, disse ela. "Quando eu falava sobre isso para as pessoas, elas sempre diziam: Ă© impossĂvel. VocĂȘ estĂĄ louca?", disse Ortiz.
As opiniÔes dos moradores variam. "Sim, parece bonito, mas que bem isso faz?", diz Rosendo Hernåndez, 58, jornaleiro. "à bonito. E é uma ótima sombra", disse Riberto Pineda, 17, que limpa carros ali em frente ao jardim vertical.
Por Damien Cave - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/04/12.
Reportagem original em inglĂȘs:
http://www.nytimes.com/2012/04/10/world/americas/vertical-gardens-in-mexico-a-symbol-of-progress.html?_r=1
Mais detalhes:
http://inhabitat.com/verdmx-vertical-gardens-scour-mexico-city-air/
VerdMX - http://verdmx.org/verdmx.html#
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
ORIGEM DA EXPRESSĂO: FAZER UM BISCATE
Os portugueses chamavam de biscatos as migalhas de alimentos que as aves levavam a seus filhotes. Por associação, tornou-se o nome dado a pequenas gratificaçÔes que os funcionĂĄrios pĂșblicos davam a seus protegidos. A expressĂŁo, o mesmo que "fazer um bico", passou entĂŁo a ser usada para definir quem realiza trabalhos rĂĄpidos, a fim de levantar um dinheirinho a mais.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 155.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php