FALANDO NO TRĂNSITO
16/09/2008 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
PANOS 2013
English (see more photos):
http://www.bopano.com/index.php?/ongoing/dalek/
O Panos 2013 é um projeto colaborativo que transforma as placas de trùnsito em arte, envolvendo artistas, designers, ilustradores de todo o mundo. As criaçÔes estão expostas nas ruas de Lyon, na França, que se tornaram grandes galerias.
Leia e veja mais:
http://www.diretodoforno.com.br/panos-2013-fake-street-signs/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Como se classifica a palavra hiato?" FM: OlĂĄ! Especifique melhor o tipo de classificação. Se for sĂlaba tĂŽnica Ă© paroxitona... se for morfolĂłgica Ă© substantivo... Abraços.
"Eu tirei fotos com a minha prima mas nĂŁo consigo passa para meu orkut" FM: Expliquea melhor o que vocĂȘ deseja... Gratos.
"Uma excelente noite a todos. 'O homem perde a saĂșde para juntar dinheiro, depois perde dinheiro para recuperar a saĂșde. Por pensar ansiosamente no futuro, esquece do presente, e acaba por nĂŁo viver nem o presente nem o futuro!'. Dalai Lama. (Colaboração: Luciana)" FM: Excelente noite, dia e semana para vocĂȘ tambĂ©m.
"Espectacular!!! No Zimbabwe, na Ăfrica Austral (parte sul do continente), encontram-se as magnĂficas Cataratas VitĂłria, uma queda de 128 metros de altura. O lugar Ă© conhecido, e nĂŁo sem razĂŁo, pelo sugestivo nome de "A Piscina do Diabo" por ser possĂvel banhar -se, sem grande risco aparente, nas proximidades da queda, graças a uma estiagem que acontece entre os meses de Setembro a Dezembro. Cada vez mais procurada por turistas interessados em lugares exĂłticos e emocionantes, as Cataratas VitĂłria tĂȘm-se tornado uma experiĂȘncia Ășnica em se tratando de turismo radical. Veja fotos: http://www.gotovictoriafalls.com/ e http://www.afrizim.com/Pics/Slide_Shows/Victoria_Falls/Scenes/Victoria_Falls.asp (Colaboração: Tadeu - Curitiba)." FM: Belas fotos! Valeu!
"Esta Ă© campeĂŁ do ano. Eu concordo plenamente. E vocĂȘs do FM?" FM: Boa pergunta... "E Deus fez a mulher" estĂĄ disponĂvel na coluna "Cantinho do Humor".
"Uma das melhores piadas do ano, sem dĂșvida! Para espantar a tristeza..." FM: Ă antiga, mas pelo nosso "eterno" amor a "los hermanos", a piada "A SENTENĂA DO JUĂZ CHINĂS" estĂĄ disponĂvel na coluna "Cantinho do Humor".
A EXPLICAĂĂO DA CRISE AMERICANA EM LĂNGUA "BRASILEIRA"
Entendendo a complexidade da crise subprime; Ă assim:
O seu ZĂ© tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça 'fiado' aos seus leais fregueses, todos bĂȘbados, quase todos desempregados.
Porque decide vender a crédito (fiado), ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da "branquinha" (a diferença é o sobrepreço que os "pinguços" pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu ZĂ©, um ousado administrador formado em curso de "emibiĂȘi", decide que as cadernetas das dĂvidas do bar constitui, afinal, um ativo recebĂvel, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos "pinguços" como garantia.
Uns seis "zĂ©cutivos" de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebĂveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrĂŽnimo financeiro que ninguĂ©m sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capĂtais e conduzem a que se façam operaçÔes estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu ZĂ©).
Esses derivativos estĂŁo sendo negociadas como se fossem tĂtulos sĂ©rios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 paĂses.
AtĂ© que alguĂ©m descobre que os "bĂȘubo" da Vila Carrapato nĂŁo tĂȘm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu ZĂ© vai Ă falĂȘncia.
E aĂ toda a cadeia sifu. Deu pra entender???
"Sucesso Ă© conseguir aquilo que vocĂȘ quer. Felicidade Ă© gostar daquilo que vocĂȘ conseguiu".
(Colaboração: João José)
ANALFABETOS - TAXA CAI, MAS AINDA DEVAGAR
Um paĂs com menos analfabetos, embora a redução seja lenta e as taxas de alfabetização ainda estejam entre as piores da regiĂŁo; com alta escolarização no ensino fundamental, embora com menos estudantes; e com mais universitĂĄrios, mas com a expansĂŁo maior das instituiçÔes particulares. Esse Ă© o quadro da educação brasileira traçado pela Pnad divulgada pelo IBGE.
A pesquisa apontou que, de 2006 para 2007, o Brasil reduziu o analfabetismo de 10,4% para 10%; diminuiu em 0,5% seu total de pessoas com quatro anos de idade ou mais em escolas; e expandiu em 6,8% seu contingente de universitĂĄrios - de 4,4 milhĂ”es para 4,7 milhĂ”es, com mais 100 mil vagas em instituiçÔes pĂșblicas de ensino. O IBGE estimou em 14,1 milhĂ”es o nĂșmero de analfabetos no Brasil no ano passado â 10% da população de 15 anos ou mais â, o que coloca o paĂs em 15Âș lugar na AmĂ©rica Latina e Caribe. Cuba (0,2%) Ă© o 1Âș e Trinidad & Tobago (1,3%) o 2Âș.
Fonte: O Tempo - 19/09/08.
IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/
UNIVERSIDADES PRIVADAS TĂM 76% DOS ALUNOS
Os dados da Pnad mostram que houve um aumento da participação das universidades particulares. No ano passado, trĂȘs em cada quatro universitĂĄrios (76%) estudavam em instituiçÔes privadas. O nĂșmero vem crescendo: era de 74,1% em 2005 e de 75,5% em 2006.
De 2006 para 2007, as instituiçÔes privadas aumentaram seu nĂșmero de alunos de 4,4 milhĂ”es para 4,7 milhĂ”es. Segundo o IBGE, a abertura de vagas sĂł nĂŁo foi maior em razĂŁo da maior fiscalização pelo MinistĂ©rio da Educação. No mesmo perĂodo, as pĂșblicas ampliaram o contingente de alunos de 1,4 milhĂŁo para 1,5 milhĂŁo.
O IBGE ressalta que o aumento de vagas nas universidades particulares tem relação ao crescimento do sistema de financiamento de mensalidades e tambĂ©m ao ProUni (programa federal de bolsas a alunos). Apesar disso, o aumento do nĂșmero de alunos no ensino superior foi maior em 2006 do que em 2007.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/09/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php