O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA XVIII...
12/06/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA DA IMIGRAĂĂO JAPONESA
English:
http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20080115i1.html
Kasato-Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908 (Foto: Divulgação/ Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil).
Leia mais:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL252389-5598,00.html
PALAVRA DA SEMANA: DELETAR
Esse anglicismo seguiu um caminho idĂȘntico ao de milhares de palavras, a rota latim-francĂȘs-inglĂȘs-portuguĂȘs. Em latim, deletus era "removido, apagado". Cerca de 90% das palavras inglesas que estĂŁo no menu do micro tĂȘm origem latina, como File (de filum, "novelo"), Save (de salvare) e Print (de premere). Algumas aportaram por aqui hĂĄ tempos. Outras, como deletar, estĂŁo chegando agora.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 525.
SEXTA-FEIRA 13
Gatos pretos: Adoção é proibida nas sextas-feiras 13
De animal venerado no Egito antigo, os gatos se tornaram sĂ©culos mais tarde alvo de superstiçÔes de toda a espĂ©cie no Ocidente. Para evitar que eles sejam vĂtimas de maus-tratos, o Centro de Controle de Zoonoses de SĂŁo Paulo (CCZ) baixou hĂĄ cerca de cinco anos norma que proĂbe a adoção desses bichanos "alguns dias antes" antes das sextas-feiras 13. "Embora nĂŁo tenha uma estatĂstica sobre isso, jĂĄ ocorreu uma vez de uma pessoa vir aqui Ă procura de um animal preto. Ela falou para a funcionĂĄria: âEu vou fazer um trabalho e preciso de um gato pretoâ", contou a veterinĂĄria Solange Germano, 51, funcionĂĄria do CCZ.
Fonte: O Tempo - 14/06/08.
Centro de Controle de Zoonoses de SĂŁo Paulo - http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz/
O JORNAL MAIS ANTIGO
O primeiro jornal da histĂłria -no sentido de "noticiĂĄrio impresso de circulação pĂșblica e seriada"- foi o "Relation", surgido em 1605, em Estrasburgo, entĂŁo cidade germĂąnica.
Utilizando outros critĂ©rios, o jornal pode remontar aos periĂłdicos manuscritos chineses do sĂ©culo 8Âș ou Ă s "Acta Diurna", a partir de 59 a.C., em que o imperador romano JĂșlio CĂ©sar tornou pĂșblicos atos governamentais, por meio de placas.
A técnica de impressão com tipos móveis, criada por Johannes Gutenberg em meados do século 15, estimulou a circulação de panfletos noticiosos por toda a Europa. Na Veneza do século 16, essas folhas avulsas podiam ser compradas por uma gazeta -e o nome da moeda inspirou publicaçÔes em todo o mundo.
Até 2007, quando se tornou on-line, o jornal mais antigo do mundo em circulação era sueco: o oficial "Post-och Inrikes Tidningar", que publica registros e notificaçÔes desde 1645.
A chegada ao Brasil: No sĂ©culo 17, o jornal consolidou-se como fonte de anĂĄlises e relatos do estrangeiro; via de regra, jornais regionais vieram depois dos jornais de vocação internacional. Antes dos primeiros jornais britĂąnicos, as notĂcias em lĂngua inglesa eram impressas em AmsterdĂŁ; do mesmo modo, e quase dois sĂ©culos depois, o "Correio Braziliense" foi lançado em 1Âș/6/1808 em Londres -e criado por um portuguĂȘs, HipĂłlito da Costa.
Na mesma Ă©poca instalava-se no paĂs a corte de d. JoĂŁo 6Âș, que editaria, a partir de 10/9/1808, a "Gazeta do Rio de Janeiro" -que duraria atĂ© a IndependĂȘncia. Nessa Ă©poca, jĂĄ havia, como contrapartida da iniciativa privada, o "DiĂĄrio do Rio de Janeiro", de 1821.
Fonte: Folha de S.Paulo - 08/06/08.
MUSEU DA LĂNGUA RECEBE 1Âș JORNAL
A Imprensa Oficial do Estado de SĂŁo Paulo lança dia 16/6, Ă s 19h, no Museu da LĂngua Portuguesa (praça da Luz, s/n, SĂŁo Paulo), uma tiragem limitada de 150 exemplares dos 31 volumes da coletĂąnea fac-similar "HipĂłlito JosĂ© da Costa e o Correio Braziliense", organizada pelo jornalista Alberto Dines.
HaverĂĄ uma exposição de algumas das "lĂąminas" contidas na coletĂąnea e ainda a abertura do Espaço Imprensa Oficial, do lado oposto Ă bilheteria do museu, que abrigarĂĄ os livros publicados pela editora -com desconto inicial para tĂtulos da "Coleção Aplauso"- e tambĂ©m por todas as editoras universitĂĄrias do paĂs.
Fonte: Folha de S.Paulo - 14/06/08.
Imprensa Oficial do Estado de SĂŁo Paulo - http://www.imesp.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx
Museu da LĂngua Portuguesa -
http://www.estacaodaluz.org.br/
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/index.html
JUSTICE SERĂ PRINCIPAL ATRAĂĂO DO SKOL BEATS
Dono de um dos mais poderosos shows da mĂșsica eletrĂŽnica, o duo francĂȘs Justice se apresentarĂĄ ao vivo pela primeira vez no Brasil em setembro, dentro do Skol Beats.
A dupla, formada por Gaspard AugĂ© e Xavier de Rosnay, estĂĄ entre os artistas escolhidos pelo pĂșblico em votação promovida pelos organizadores do evento, que acontece em 27/9 em local ainda a ser definido.
Além do Justice, a escalação internacional do Skol Beats terå: Agoria (França), Armin van Buuren (Holanda), Digitalism (Alemanha), Dubfire (EUA), Pendulum (Austrålia), Sebastian Ingrosso e Steve Angello (ambos da Suécia).
Agoria (projeto de SĂ©bastien Devaud) nĂŁo estava entre os mais votados. Segundo os organizadores, o francĂȘs entrou no lugar da dupla belga 2ManyDJs, que ficou na frente na preferĂȘncia do pĂșblico, mas que nĂŁo poderia tocar em SĂŁo Paulo na data do festival.
JĂĄ os suecos Sebastian Ingrosso e Steve Angello se apresentarĂŁo juntos no palco do festival paulistano.
O resultado foi auditado pela PCI Contabilidade e Auditoria Ltda. O laudo serå atestado pela empresa de consultoria em promoçÔes Promosorte - PromoçÔes e Merchandising Ltda.
Voto do pĂșblico: Para a nona edição, o Skol Beats decidiu deixar nas mĂŁos do pĂșblico a escolha dos artistas que se apresentam no festival. Por meio do site www.skolbeats.com.br, foi feita votação a partir de uma lista com 14 nomes.
Até o próximo dia 29, estå aberta a votação para os DJs nacionais. De 14 nomes, serão escolhidos nove. A lista: Anderson Noise, Fabricio Peçanha, Gui Boratto, Killer on the Dance Floor, Marky, Magal, Mario Fischetti, Mixhell, Montage, Murphy, Renato Ratier, Ricardo Guedes, The Twelves e Wrecked Machines.
O ritual electro do Justice: O Justice talvez seja o artista que represente melhor a reunião da dance music com uma atitude e estética roqueiras.
Suas mĂșsicas possuem timbres sujos; sintetizadores sĂŁo trabalhados para funcionarem como guitarras pesadas; vocais sĂŁo retorcidos -ao vivo, enquanto uma enorme cruz pisca Ă frente do palco, as faixas do Justice fazem metade do pĂșblico dançar; a outra metade pula como num show roqueiro.
A dupla Ă© responsĂĄvel por "D.A.N.C.E.", uma das mĂșsicas mais tocadas nas pistas no ano passado. A faixa estĂĄ em "Cross", primeiro disco do Justice (lançado no Brasil).
O Ășltimo clipe do duo, de "Stress", chegou a ser banido de algumas emissoras, pelo conteĂșdo de extrema violĂȘncia.
Thiago Ney - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/06/08.
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