PENSANDO E SOBREVIVENDO
29/03/2008 -
PENSE!
CIGARRO ELETRĂNICO, O E-CIGARRO
English:
http://www.daylife.com/photo/06S24Moc0p4nh/e-cigarette_in_bordeaux
França - O cigarro eletrĂŽnico, ou e-cigarro, Ă© exposto em loja de Bordeaux. A invenção, que começa a ser vendida em vĂĄrios paĂses europeus por 78 euros, Ă© uma promessa para ajudar os fumantes que querem largar o hĂĄbito. A criação reproduz artificialmente o gosto e a fumaça de um cigarro, mas nĂŁo produz combustĂŁo.
Leia mais:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2707460-EI4799,00.html
Fonte: Terra - 25/03/08.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
A empresa como refém do cliente. Uma visão atual!
Por Adm. Marizete Furbino
âA Ășnica fonte de lucro Ă© o clienteâ. Peter F. Druker
Conscientes de que o cliente possui fundamental importĂąncia em qualquer negĂłcio, devemos ter muita sabedoria no modo de tratĂĄ-lo.
Para que o colaborador desempenhe sua função com eficiĂȘncia, tendo em vista a eficĂĄcia, Ă© necessĂĄrio, alĂ©m do conhecimento, ter muita paciĂȘncia, muita disposição, cautela com a entonação de sua voz, e muita sabedoria para compreender as necessidades do cliente.
Podemos considerar alguns pilares para se obter a excelĂȘncia em um atendimento. SĂŁo eles: gostar do que faz na era do sĂ©culo XXI Ă© pouco, Ă© preciso mais, Ă© preciso amar muito o se que faz, ter muito interesse e talento, conhecimento, paciĂȘncia, saber ouvir o cliente e ter muita sabedoria para descobrir quais os anseios e desejos do mesmo, atravĂ©s de uma boa e agradĂĄvel conversa informal.
Além de propiciar a venda do produto e/ou serviço, é preciso mais, é preciso conquistar o cliente, e isto se faz com muita educação, respeito, cordialidade, atenção e muito carinho.
O cliente plenamente satisfeito torna-se um verdadeiro parceiro da empresa, porque, além de sempre retornar para comprar outros produtos e/ou serviços, irå fazer a recomendação desta para outras pessoas tornando-se o nosso grande vendedor.
O exercĂcio da função, pelo colaborador, deve ser recheado de motivação. Lembre sempre que vocĂȘ, colaborador, estĂĄ exercendo suas funçÔes em determinada empresa porque vocĂȘ quer, ninguĂ©m o estĂĄ obrigando a permanecer na mesma, mas, se vocĂȘ optou em atuar em determinada empresa, tem que atuar com motivação, e deve dar o melhor de si, tem que se doar muito e se entregar de corpo e alma, afinal, vocĂȘ Ă© pago pela prestação de seus serviços.
A partir do momento em que o empreendedor propicia certo grau de importĂąncia ao seu colaborador, valorizando-o, respeitando-o, e oferecendo-lhe toda oportunidade de desenvolvimento bem como de crescimento, investindo cada vez mais no mesmo como uma de suas principais fontes de capital dentro da empresa, se este nĂŁo desempenhar suas funçÔes com eficiĂȘncia e eficĂĄcia, nĂŁo fazendo jus ao nome de colaborador, o empreendedor nĂŁo deverĂĄ ter jamais compaixĂŁo do mesmo, pois, seu cliente nĂŁo terĂĄ este mesmo sentimento pela sua empresa, e, como conseqĂŒĂȘncia, vocĂȘ empreendedor estarĂĄ comprometendo toda sua empresa.
Ă preciso que o empreendedor fique de olho no clima organizacional, pois este deve estar sempre harmonizado.
Para que a empresa obtenha sucesso, nĂŁo se pode esquecer que deverĂĄ haver um Ășnico discurso interno, em unĂssono, dentro da mesma. âFalar a mesma lĂnguaâ, sinergia, organização e harmonia sĂŁo imprescindĂveis em qualquer negĂłcio; caso contrĂĄrio, fica difĂcil propiciar tal clima aos clientes externos, sendo que o pior Ă© que todos estes quesitos sĂŁo percebidos pelos clientes externos, o que, alĂ©m de prejudicar e muito a imagem da empresa, conduz ao comprometimento da mesma frente ao mercado.
Apesar de vivermos na era da informação, o contacto pessoal, alĂ©m de contar muito, Ă© decisivo. Pensando assim, o cliente nunca poderĂĄ ter que implorar pelo atendimento, pois, se assim o fizer, a imagem da empresa poderĂĄ ficar comprometida; portanto, alĂ©m de ser muito bem tratado, o cliente deverĂĄ igualmente receber um atendimento de excelĂȘncia.
Neste mercado globalizado, onde a competitividade Ă© muito acirrada, Ă© de suma importĂąncia, que tanto o empreendedor quanto o colaborador enxerguem que a empresa estĂĄ nas mĂŁos deste Ășltimo, e que o tempo todo a imagem da empresa estĂĄ em jogo; sendo assim, qualquer deslize provocado pelo colaborador, poderĂĄ ter como conseqĂŒĂȘncia a morte da empresa para determinado cliente, pois o cliente visualiza TODA a empresa na pessoa daquele colaborador que lhe atendeu; portanto, torna-se imprescindĂvel entĂŁo que cada colaborador tenha consciĂȘncia de que a empresa existe porque possui clientes, e se a empresa estiver fadada ao fracasso, seu emprego estarĂĄ em risco; sendo assim, Ă© necessĂĄrio dispensar ao cliente toda a atenção necessĂĄria a um bom atendimento.
No sĂ©c. XXI estĂĄ mais presente do que nunca o fato de que o maior poder se concentra nas mĂŁos dos clientes; conseqĂŒentemente, Ă© de fundamental importĂąncia que, alĂ©m de conhecer seus anseios, necessidades e desejos, torna-se de forma urgente e emergente a implementação da excelĂȘncia no que tange ao atendimento.
A realização de um atendimento com excelĂȘncia, alĂ©m de necessitar do comprometimento de todos, deve-se constituir em uma preocupação tambĂ©m de todos os envolvidos, desde o porteiro atĂ© a diretoria da empresa, pois, Ă© atravĂ©s deste que a empresa irĂĄ fazer o diferencial no mercado, alcançando crescimento e destaque no mercado.
Ă importante que o empreendedor consiga enxergar que para sobreviver e se solidificar neste mercado altamente competitivo, alĂ©m de satisfazer o cliente, deverĂĄ fazer um diferencial, e o atendimento realizado com qualidade e excelĂȘncia Ă© fator sine qua non para o alcance do sucesso.
26/11/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
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