LIVRO ABERTO!
10/10/2006 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSOR X
Oi pessoas! Vejam se conseguem resolver essa:
OS 4 MĂDICOS
Como Vivien, os quatro mĂ©dicos tĂȘm nomes que podem ser femininos ou masculinos, e apresentaram seus trabalhos em uma conferĂȘncia. Descubra seus nomes, suas especialidades, de onde sĂŁo e a ordem em que falaram, das seguintes pistas:
- O Ășltimo a falar nĂŁo Ă© de Salvador:
- Logo depois de Jaci, dermatologista, falou o oftalmologista;
- Darci, que Ă© de Porto Alegre, falou logo depois de Ivani, cardiologista;
- O ortopedista nĂŁo foi o primeiro a falar;
- O médico de Natal falou logo depois de Eli, que é de Manaus.
SOLUĂĂO:
Pela ordem: Jaci, dermatologista, Salvador; Eli, oftalmologista, Manaus; Ivani, cardiologista, Natal; Darci, ortopedista, Porto Alegre.
Até a próxima semana, pessoal!
Abração
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
Recebi um âe-mailâ pedindo que eu revelasse meu voto para presidente. Para ser bem sincera, estou com nojo dos polĂticos brasileiros em geral, nĂŁo consigo e nĂŁo posso mais acreditar em promessas, gostaria de votar com a mesma esperança da Ășltima eleição para presidente, quando, com muita confiança, votei no Lula. Sinto-me traĂda, mas tenho convicção de que a polĂtica do candidato Alckmin, ou melhor, Fernando Henrique Cardoso, nĂŁo Ă© mais concebĂvel em um paĂs em que as questĂ”es sociais sĂŁo tĂŁo sĂ©rias, jĂĄ que a economia Ă© a âmenina dos olhosâ dos neoliberais. Talvez eu esteja agindo como a maioria das mulheres traĂdas e esteja dando meu Ășltimo voto de confiança ao traidor, com a imensa esperança de nĂŁo ser novamente apunhalada pelas costas, trocada pela ambição, pela falta de carĂĄter e principalmente, agora como educadora, continuar presenciando âmeus filhos da educaçãoâ abandonando a escola para trabalhar, ou abandonando a universidade por nĂŁo ter condiçÔes financeiras para mantĂȘ-la, ou ainda abandonando a prĂłpria universidade pĂșblica por nĂŁo ter dinheiro nem mesmo para a sua condução. Darei meu voto de misericĂłrdia ao Lula. Recuso-me, porĂ©m, continuar fazendo parte de uma sociedade tĂŁo injusta, caso o voto nulo fosse realmente uma maneira de protestar, eu o faria. Se uma outra forma de protesto eficiente for sugerida, podem contar comigo. Por enquanto, sĂł me resta desejar que o vencedor seja coberto por um manto sagrado de consciĂȘncia e definitivamente faça do Brasil o paĂs do presente e nĂŁo somente do futuro. Quero lembrar a todos que lĂȘem minha coluna, de que minhas palavras traduzem a visĂŁo de uma professora com 21 anos de experiĂȘncia em educação pĂșblica e privada e uma cidadĂŁ comum, nĂŁo me sinto apta a discutir segmentos polĂtico-econĂŽmicos com a mesma propriedade de especialistas, nĂŁo obstante tenho as mesmas ambiçÔes dos milhĂ”es de brasileiros: uma sociedade justa e melhor a todos.
Conforme combinado na edição anterior, vamos esclarecer alguns casos em que a vĂrgula foi empregada. As conjunçÔes sĂŁo usadas para fazer a ligação entre oraçÔes, conferindo entre elas uma relação de idĂ©ia especĂfica. As conjunçÔes coordenadas sĂŁo usadas entre oraçÔes que nĂŁo dependem uma das outras, ou seja, elas podem ser separadas, Ă© possĂvel usar vĂrgula no lugar da conjunção ou atĂ© mesmo um ponto final, a semĂąntica nĂŁo serĂĄ inteiramente prejudicada. O mesmo nĂŁo ocorre entre oraçÔes subordinadas, as quais sĂŁo dependentes e nĂŁo devem ser separadas, as conjunçÔes sĂŁo fundamentais e a pontuação deve seguir regras especĂficas.
No caso das coordenadas intercaladas, as conjunçÔes nĂŁo estĂŁo no lugar em que normalmente sĂŁo usadas, como no caso da letra âaâ do exercĂcio 1.Outro exemplo: Todo o dinheiro foi roubado, devemos, pois, chamar a polĂcia.
O mesmo não acontece com as oraçÔes subordinadas, as quais são dependentes, logo as conjunçÔes e a pontuação seguem regras especiais.
Nesta edição, eu me empolguei um pouco no meu discurso âpolĂticoâ, a fim de nĂŁo me estender em demasia e me tornar tediosa, na prĂłxima semana darei continuidade ao assunto gramatical em questĂŁo e novas abordagens serĂŁo providenciadas por mim. Caso vocĂȘs tenham sugestĂ”es, Ă© sĂł enviar âe-mailsâ.
Boa semana a todos!
Abraços
Professora Pasqualina