TURMAS MAIAS
29/10/2010 -
TURMAS DO FM
COTIDIANO MAIA
English:
http://blogs.ngm.com/blog_central/2010/09/the-working-maya.html
Murais coloridos encontrados no sĂtio arqueolĂłgico de Calakmul, no sul do MĂ©xico, oferecem pela primeira vez um vislumbre das atividades corriqueiras nas grandes cidades maias. Pintadas em uma pirĂąmide do sĂ©culo 7, as cenas mostram os moradores transportando e consumindo uma variedade de bens. Os hierĂłglifos indicam as funçÔes de cada um - desde o encarregado do mingau de milho, por exemplo, atĂ© os responsĂĄveis por tabado e cerĂąmica. Palavras que nĂŁo haviam sido vistas em textos maias sĂŁo intrigantes: "ixim" para "milho cru" e "atzaam" para "sal".
Em outros sĂtios, obras de arte exibem cenas mitolĂłgicas, assim com nobres e divindades com trajes requintados em combates e rituais. Em Calakmul, as figuras vestidas com tĂșnicas, tangas e faixas na cabeça garantem aos especialistas uma nova visĂŁo da sociedade maia. "Tais cenas podem representar a celebração de algum acontecimento importante, como a ascensĂŁo de um sobeerano ao trono", afirma o arqueĂłlogo-chefe RamĂłn Carrasco Vargas.
Por A.R. Williams - Fonte: National Geographic - NĂșmero 126.
FEIRA - Evento reĂșne cursos de pĂłs e MBA no exterior
No dia 3 de novembro, serĂĄ realizada em SĂŁo Paulo a feira Expo PĂłs-Graduação & MBA no Exterior. No local, Ă© possĂvel tirar dĂșvidas sobre processos de admissĂŁo, documentos necessĂĄrios e entrevistas. O evento ocorrerĂĄ no Hotel InterContinental das 17h Ă s 21h. InscriçÔes em www.expo-studyabroad.com/pt/expomba/default.asp.
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/10/10.
HISTĂRIA MALUCA - SĂ UMA CARONINHA
Na maratona da OlimpĂada de 1904, em Saint Louis (EUA), o americano Fred Lorz foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Ele estava prestes a receber o ouro quando a trapaça foi descoberta: Lorz andou por quase 17 km no carro de seu empresĂĄrio. Ele foi desclassificado, e a medalha, entregue a Thomas Hicks, que, durante a prova, ingeriu doses de conhaque e 1 mg de estricnina.
LĂvia Lombardo - Fonte: Aventuras na HistĂłria (http://historia.abril.com.br/) - Edição 87.
InvençÔes acessĂveis
FEIRA INTERNACIONAL DE CIĂNCIAS APRESENTA 300 PROJETOS DE JOVENS INVENTORES DO MUNDO TODO
A cidade de Novo Hamburgo (RS) se transformou, na semana passada, em uma espécie de Babel de sotaques.
Durante a Mostra Internacional de CiĂȘncia e Tecnologia, estudantes de todo o paĂs falaram um portuguĂȘs variado, com contribuiçÔes de diversas regiĂ”es. JĂĄ o inglĂȘs aparecia com toques que iam do cazaque ao eslovaco.
Não era só o idioma que mudava de aluno para aluno. Preparação e apoio eram outras variåveis nessa conta.
A indonésia Felicia Isjwara, 14, por exemplo, custeou 50% da passagem aérea para apresentar seu gerador de energia solar. A outra metade foi paga pelo colégio privado em que estuda. "O governo não investe nesses eventos."
Jå Sara Ore, 16, contou com o apoio do Ministério da Educação do Peru e com uma "vaquinha" dos vizinhos.
"NĂŁo queremos mais ser os Ășltimos no mundo!", diz, para justificar o empenho. Sua pesquisa analisa como melhorar a educação do paĂs com a ajuda da tecnologia.
O time da ItĂĄlia chegou ao Brasil por uma terceira via. A viagem foi prĂȘmio de uma feira italiana de ciĂȘncias.
Apaixonados por nĂșmeros, eles criaram um modelo matemĂĄtico para prever a disseminação da gripe.
Entre os possĂveis prĂȘmios para os projetos estĂŁo, por exemplo, bolsas de estudos em universidades. O maior trofĂ©u, porĂ©m, Ă© o credenciamento para a Isef (http://www.societyforscience.org/isef/), a maior feira de ciĂȘncias do mundo, nos EUA.
Diogo Bercito - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/10/10.
A Feira - http://www.mostratec.com.br/site/
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
WHITE COAT BLACK HAT
"White Coat Black Hat Ă© um livro. Fala sobre mĂ©dicos, drogas e bandidos. TambĂ©m trata de mĂ©dicos que se tornaram bandidos (eles vendem drogas)". Ă a introdução do site "de promoção" do livro de Carl Elliot, criado por seu irmĂŁo mais novo, Britt. NĂŁo, eles nĂŁo se odeiam. A divertida parĂłdia tem atraĂdo mais atenção para a obra. "VocĂȘ nĂŁo quer desperdiçar seu dinheiro? Ătimo. HĂĄ maneiras muito melhores de gastĂĄ-lo", escreve Britt, listando opçÔes de compras. Na entrevista com o irmĂŁo famoso, ele toca em uma questĂŁo sensĂvel aos bioeticistas. "VocĂȘ ganha a vida falando mal da indĂșstria farmacĂȘutica. Deve haver muito dinheiro no negĂłcio do discurso do Ăłdio, nĂŁo?" Elliot responde que vai considerar a pergunta uma piada, mas o irmĂŁo provoca: "VocĂȘ fez sua cama, agora tem que deitar. Pelo menos Hitler nĂŁo chamava de Ă©tica a obra "Mein Kampf" [na qual Hitler expressou ideias antissemitas, racialistas e nacionalistas]. "NĂŁo estou brincando. Isso nĂŁo Ă© engraçado", interrompe Carl Elliot. Mas o prĂłprio autor Ă© um gozador. Questiono sobre o Britt. Ele desconversa: "Meu irmĂŁo Ă© perturbado. Espero que receba o tratamento que precisa." (CC)
WHITE COAT BLACK HAT
AUTOR Carl Elliot
EDITORA Beacon Press
QUANTO US$ 16,47 (224 pĂĄgs.)
WEBSITE www.whitecoatblackhat.com
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/10/10.
ZERO-SUM WORLD
O colunista de polĂtica externa do "FT", Gideon Rachman, lança no dia 1Âș "Mundo de Soma Zero: Poder e PolĂtica Depois do Crash" (Atlantic), em que prevĂȘ "crescente tensĂŁo internacional" entre as economias emergentes, sobretudo China, e os EUA.
Nelson de SĂĄ - Toda MĂdia (www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/10/10.
Detalhes:
http://www.ft.com/cms/s/2/bcfb2d80-dd62-11df-beb7-00144feabdc0.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php