FALANDO POR SINAIS
12/05/2011 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
WASHOE - A CHIMPANZĂ QUE FALA
English:
http://cameronmcneish.com/?p=339
http://xtremend.com/technology/chimpanzees-speak-lie-and-recite-poetry-with-sign-language/
Video:
http://wn.com/Chimpanzee_and_Human_Communication_Institute
Washoe -
http://www.washoebronzestatue.org/washoe_sculpture_10_who_was_washoe.html
Friends of Washoe -
http://www.friendsofwashoe.org/
The Chimpanzee and Human Communication Institute -
http://www.cwu.edu/~cwuchci/research_presentations.html
ApĂłs 40 anos de pesquisas, o casal de psicĂłlogos norte-americanos Deborah e Roger Fouts garante que chimpanzĂ©s que nĂŁo sĂł aprenderam a se comunicar por sinais, mas tambĂ©m a mentir e recitar poesia. Os pesquisadores da Washington University criaram Washoe, uma fĂȘmea, em um ambiente humano onde sĂł se falava a linguagem dos surdos-mudos. A primata aprendeu mais de uma centena de sinais vendo como a equipe se comunicava e assim podia pedir comida ou que lhe coçassem, ou expressar conceitos complicados como "estou triste" ou pedir perdĂŁo. A seguir, Washoe ensinou a linguagem a outros macacos e houve uma interação surpreendente: eles conversavam como uma famĂlia, com discussĂ”es, negociaçÔes de paz e atĂ© mentiras.
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 07/05/11.
Leia mais:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/chimpanzes-falam-mentem-e-recitam-poesias-com-a-linguagem-dos-sinais
VĂdeo:
http://wn.com/Chimpanzee_and_Human_Communication_Institute
Washoe -
http://www.washoebronzestatue.org/washoe_sculpture_10_who_was_washoe.html
Friends of Washoe -
http://www.friendsofwashoe.org/
The Chimpanzee and Human Communication Institute -
http://www.cwu.edu/~cwuchci/research_presentations.html
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"TĂșmulo de Jesus em 360 graus... NĂŁo deixe de ver! Vale a pena ver, Ă© como se a gente estivesse lĂĄ... JERUSALEM A 360Âș (utilize os recursos das setas): http://www.360tr.com/kudus/kiyamet_eng/index.html. Fonte: Hugo Felipe da Silva (Colaboração: A.M.B.)" FM: ImperdĂvel!
DITO E FEITO - "LAVAR A ĂGUA"
Animais vencedores eram banhados com champanhe...
A origem desse termo, usado quando alguém realiza um negócio muito vantajoso ou obtém uma vitória esportiva por contagem bastante elevada, estå relacionada ao turfe. Nos tempos åureos das corridas de cavalo no Brasil, os hipódromos eram cheios de glamour, e uma grande quantidade de dinheiro circulava entre apostadores e proprietårios de animais.
Nessa época, era comum que os donos dos cavalos e das éguas vitoriosos usassem champanhe, em vez de ågua, para banhar os animais depois das corridas. Com o tempo, a expressão passou a ser usada para se referir a momentos de glória e realização e ganhou variaçÔes. A frase "lavar a égua" pode ser ouvida nas versÔes "lavar a burra" e "lavar a jega".
Daniel Cardoso - Fonte: Aventuras na História - Edição 94.
O EMPREGO DE PRONOME INDEFINIDO...
"à o dia a dia em nossas casas, nas dos amigos, no comércio, nos hospitais, nas fåbricas, nas escolas, nos governos enfim, em todos os lugares este fato se aplica. à pena que muitos leiam o texto abaixo, achem graça ou, ainda, o achem interessante, mas continuarão com as mesmas atitudes aqui descritas, num verdadeiro ciclo vicioso que atravanca relacionamentos, melhorias e a felicidade de alguém, de cada um, de todos ou, quem sabe, de ninguém? Leia com calma e veja se não estou certo!"
O emprego do pronome indefinido...
Era uma vez, quatro indivĂduos que se chamavam âtodos, alguĂ©m, cada um e ninguĂ©mâ.
Existia um importante trabalho a ser feito,
E pediram a todos para fazĂȘ-lo.
Todos tinham certeza de que alguém o faria.
Cada um poderia tĂȘ-lo feito, mas na realidade ninguĂ©m o
Fez.
Alguém se zangou, pois era trabalho de todos!
Todos pensaram que cada um poderia tĂȘ-lo feito
E ninguém duvidava de que alguém o faria.
No fim das contas, todos fizeram crĂticas a cada um
Porque ninguém tinha feito o que alguém poderia ter feito.
*** Moral da histĂłria***
Sem querer recriminar a todos,
Seria bom que cada um
Fizesse aquilo que deve fazer
Sem alimentar esperança de que
alguĂ©m vĂĄ fazĂȘ-lo em seu lugar...
A experiĂȘncia mostra que
Lå onde se espera alguém,
Geralmente não se encontra ninguém.
Estou repassando a todos a fim de que
cada um possa repasså-lo a alguém
Sem esquecer-se de ninguém.
Fonte: Ronaldo F. AraĂșjo - (Colaboração: A.M.B.)
SITES DE RECLAMAĂĂO
Quando o atendimento telefĂŽnico nĂŁo funciona, a mensagem enviada pelo "fale conosco" fica sem resposta e formalizar uma reclamação no Procon Ă© muito trabalhoso ou nĂŁo se justifica, muitos consumidores escolhem a internet para se fazer ouvir. Nos Ășltimos anos os sites especializados em reclamação tĂȘm crescido e se multiplicado, graças Ă fragilidade dos canais de atendimento ao consumidor.
"Quando o consumidor chega a procurar o site, ele jĂĄ foi nos outros meios e nĂŁo foi atendido. Ă a Ășltima opção", diz o fundador do site Denuncio, Wilson Roberto. Criado hĂĄ dois anos, o site recebe cerca de 50 reclamaçÔes por dia, de todo tipo de empresa.
Pioneiro no setor, o Reclame Aqui surgiu em 2002, com tĂmidos 1.000 acessos por dia. Hoje, sĂŁo 4 milhĂ”es de acessos diĂĄrios e cerca de 2.800 queixas registradas. "Grande parte das reclamaçÔes que recebemos poderia ser resolvida se as empresas tivessem SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) eficientes", diz o diretor do site, Cleidson Lima.
Foi o que aconteceu com a universitĂĄria Hallia Makanse, que jĂĄ se valeu do site duas vezes. "Sempre tento resolver da maneira mais agradĂĄvel, mas, quando a empresa nĂŁo me responde, procuro a internet", afirma ela.
Nos sites, o consumidor faz um cadastro, registra uma reclamação que é encaminhada às empresas. O desdobramento do caso - se foi respondido e solucionado - também é publicado.
Exposição. O especialista em varejo e diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing, Bira Miranda, diz que a exposição de problemas na internet pode arranhar a imagem das empresas, por isso, em muitos casos, elas agem mais råpido do que quando a reclamação é feita por um canal convencional. Ele explica que, além dos sites especializados em reclamação, redes sociais como Twitter e Facebook também são usadas para registrar reclamaçÔes.
"NĂŁo hĂĄ Procons em todo lugar e o atendimento Ă© burocrĂĄtico. JĂĄ pela internet, Ă© muito fĂĄcil colocar a boca no trombone", diz. Ele afirma que as empresas tĂȘm que monitorar tanto os sites, quanto as redes sociais, para detectarem o que estĂĄ sendo falado delas e tomarem atitudes para reverter a situação desfavorĂĄvel.
Miranda diz que expor o problema para um nĂșmero grande de pessoas Ă© quase uma "vingança" do consumidor contra o mau atendimento recebido.
VĂdeo envolvendo a Brastemp teve mais de 700 mil acessos
Um vĂdeo no You Tube foi o Ășltimo recurso do consumidor Oswaldo Borrelli para chamar a atenção da empresa. Depois de tentar por trĂȘs meses resolver um problema de sua geladeira nova pelos canais de atendimento da empresa, sem sucesso, ele postou o vĂdeo com sua queixa em fevereiro deste ano.
Em poucos dias, o vĂdeo se espalhou, teve mais de 700 mil acessos, chegou ao topo dos "trends", a lista dos assuntos mais discutidos no Twitter, e virou tema de reportagens. Uma enxurrada de "tweets" e comentĂĄrios no You Tube expĂŽs outros problemas envolvendo eletrodomĂ©sticos da marca.
A exposição fez com que a empresa, finalmente, resolvesse o caso de Borrelli, que recebeu uma geladeira nova e um reconhecimento da empresa, por meio de nota, do erro cometido no atendimento recebido por ele. (APP)
DifĂcil - Cliente conhece, mas nĂŁo reclama direitos
Enquanto cresce o nĂșmero de pessoas que escolhem reclamar pela internet, os canais oficiais de defesa do consumidor sĂŁo pouco acionados. Pesquisa da Fundação GetĂșlio Vargas mostrou que 82% dos brasileiros conhecem bem ou em parte os seus direitos mas, mesmo assim, 62% nunca ou quase nunca formalizam uma queixa.
O levantamento mostrou tambĂ©m que 72% das pessoas conhecem ou, pelo menos, sabem da existĂȘncia do CĂłdigo de Defesa do Consumidor (CDC), mas apenas 16% dos brasileiros tiveram a curiosidade de ler um trecho ou a totalidade da lei que regula as relaçÔes de consumo no paĂs.
A dificuldade de acesso Ă Justiça ou aos Procons, que estĂŁo presentes em poucas cidades do paĂs, e a demora em conseguir uma solução satisfatĂłria para os problemas sĂŁo as principais justificativas apontadas por especialistas para o pouco interesse da população em fazer valer os direitos assegurados em lei. (APP)
Onde reclamar - Na web, diversas formas de se queixar:
Nos sites (Ă© preciso fazer cadastro antes):
www.reclameaqui.com.br
www.denuncio.com.br
www.nuncamais.net
www.reclamando.com.br
Nas redes sociais
Pelo Twitter ou Facebook, o internauta pode enviar a reclamação para o perfil da marca ou citar o reclamado em um post aberto para todos os seus seguidores ou amigos
A exposição na internet, em geral, faz as empresas responderem råpido, para evitarem danos à imagem.
Ana Paula Pedrosa - Fonte: O Tempo - 09/05/11.
O vĂdeo da Brastemp:
http://www.youtube.com/watch?v=vYoawF3wcTI
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php