PENSANDO EM OBSERVAÇÃO PANORÂMICA
25/02/2010 -
PENSE!
TRANQUILITY
English:
http://www.daylife.com/photo/0bdFbpHgLIc8g?q=Soichi+Noguchi
More photos:
http://www.daylife.com/search?q=Soichi+Noguchi+expedition+22
7 janelas para o espaço. Vista do deserto de Saara. O astronauta japonês Soichi Noguchi, membro da estação espacial internacional, divulgou imagens do novo posto de observação panorâmica do módulo Tranquility, instalado pela tripulação do Endeavour.
Interessa - Fonte: O Tempo - 18/02/10.
Mais fotos:
http://www.daylife.com/search?q=Soichi+Noguchi+expedition+22
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JÃ!
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VOLUNTARIADO
A Associação Viva e Deixe Viver está recebendo inscrições de candidatos a voluntário. É preciso gostar de ler, ter disponibilidade para analisar livros infantis e para trabalhar uma vez por semana em hospitais, além de ter interesse em se tornar contador de histórias. A idade mÃnima é 18 anos. As inscrições podem ser feitas no site http://www.vivaedeixeviver.org.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 25/02/10.
FRASE DA SEMANA
"Começou aquele intervalo insuportável entre o Carnaval e o Ano Novo".
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo – 23/02/10.
GASTOU DEMAIS? CULPE SEUS GENES!
Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que pessoas com uma mutação no gene MAOA têm até 16% mais risco de ficar devendo no cartão de crédito. Isso porque o "gene do consumismo" coordena a produção de enzimas cerebrais ligadas à impulsividade - o que acaba fazendo o indivÃduo gastar mais do que pode.
Fonte: Super Interessante - Edição 275.
Universidade da Califórnia - http://www.ucla.edu/
QUAL É SEU MAIOR SONHO?
É possÃvel perceber como as mulheres vão superar os homens no mercado de trabalho a partir de uma informação colhida pelo Datafolha em investigação sobre qual é o maior sonho dos jovens brasileiros. Para 20% das meninas entre 16 e 17 anos, o maior sonho está ligado a um bom diploma universitário, o dobro da taxa dos meninos da mesma idade. Na pesquisa, o entrevistado tinha direito a uma resposta.
Esse é um detalhe do universo de expectativas dessa camada de cerca de 54 milhões de jovens brasileiros que, pela ordem, têm os seguintes sonhos: emprego, habitação, estudo. São pontos bem concretos: apenas 1%, por exemplo, coloca como maior sonho acabar com a violência. É a mesma porcentagem dos que desejam ser jogadores de futebol.
Aposta-se basicamente no trabalho e no estudo: somente 1% dos entrevistados imaginam que vale a pena sonhar em ficar rico ganhando na loteria.
Uma das possÃveis novidades da eleição presidencial é a juventude subir ao topo da agenda -essa é a proposta da ministra Dilma Rousseff, aclamada pré-candidata do PT à sucessão de Lula.
Em busca de um discurso que marque sua candidatura e, ao mesmo tempo, arrecade votos, Dilma informa que colocará a juventude como um dos eixos de sua campanha.
Há tempos venho dizendo que não existe maior bomba social do que a questão da juventude, com seus milhares de seres com baixas perspectivas. Podemos traduzir essa bomba de vários jeitos.
Um deles, o mais óbvio, pela violência que infesta as cidades. Outro é o fato de que, apesar do alto nÃvel de desemprego no paÃs, 1,6 milhão de vagas no mercado formal de trabalho não foram preenchidas por falta de mão de obra qualificada. À medida que as mulheres estudam mais, elas tendem a ocupar mais espaço.
No cardápio jovem de Dilma, aparecem promessas que vão do acesso à banda larga, estÃmulos à compra da casa própria a linhas de créditos especiais e avanços educacionais. Tudo, por enquanto, vago, como convém a uma disputa eleitoral.
A verdade, porém, é que essa tarefa de apoio à juventude depende muito menos de um presidente, por mais dinheiro que tenha, do que dos prefeitos e governadores. Fora disso, é conversa de palanque.
Quando chega à adolescência, o indivÃduo sem recursos é uma sÃntese das mais variadas carências, iniciadas no berço e acentuadas com os anos. Entre elas, não saber ler nem escrever direito.
Apoiar com consistência a juventude significa melhorar o ensino médio, onde se localiza um dos grandes buracos negros nacionais. Estudos mostram que os adolescentes não veem utilidade nas aulas, desconectadas da realidade e do mercado do trabalho. Por todos os lados, faltam professores, especialmente em ciências e matemática.
Não consigo ver nenhum plano consistente para a juventude que não esteja centrado no ensino médio em tempo integral. E que, nele, o tempo integral não se traduza em vivência cultural dentro e fora da escola, além de cuidados com a saúde fÃsica e mental. Ou seja, a escola precisa ser um polo articulador.
Há, entretanto, avanços a serem registrados: o maior deles é a consciência da importância dos cursos profissionalizantes.
É uma proposta que abriu espaço na agenda da gestão Lula. Mas quem sai na frente é José Serra, que, em São Paulo, realizou uma medida simples: ocupou as salas vagas das escolas estaduais com cursos técnicos. Economizaram-se R$ 240 milhões e abriram-se 27 mil vagas.
Montou-se, assim, uma porta de saÃda. O grau de empregabilidade desses cursos é de 78% já no primeiro ano depois de o aluno se formar.
Temos a vantagem de que as empresas estão desesperadas correndo atrás de trabalhadores qualificados, um gargalo para o crescimento econômico. É uma linguagem capaz de sensibilizar o poder e os próprios empresários a investirem mais em educação. Esse é o assunto que ocupa cada vez mais a atenção das entidades empresariais.
É um sinal de que o assunto não deve ficar apenas nos palanques e exigirá muito mais do que a boa vontade de um presidente.
PS - Curiosidade sobre os jovens e as eleições: Dilma encontra sua melhor pontuação entre os jovens mais ricos (32%), bem maior do que na média dessa faixa etária (20%). Coloquei em meu site (www.dimenstein.com.br) os dados do Datafolha sobre a intenção de votos da juventude e seus sonhos.
Gilberto Dimenstein - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/02/10.
DUAS HISTÓRIAS DIFERENTES, MAS TUDO EM COMUM...
* HISTÓRIA NÚMERO UM*
* Muitos anos atrás, Al Capone possuÃa virtualmente Chicago.*
* Capone não era famoso por nenhum ato heróico.*
* Ele era notório por empastar a cidade com tudo relativo a contrabando, bebida, prostituição e assassinatos.*
* Capone tinha um advogado apelidado 'Easy Eddie'. Era o seu advogado por um excelente motivo. Eddie era muito bom!*
* Na realidade, sua habilidade, manobrando no cipoal legal, manteve Al Capone fora da prisão por muito tempo.*
* Para mostrar seu apreço, Capone lhe pagava muito bem.*
* Não só o dinheiro era grande, como Eddie também tinha vantagens especiais.*
* Por exemplo, ele e a famÃlia moravam em uma mansão protegida, com todas as conveniências possÃveis.*
* A propriedade era tão grande que ocupava um quarteirão inteiro em Chicago. Eddie vivia a vida da alta roda de Chicago, mostrando pouca preocupação com as atrocidades que ocorriam à sua volta.*
* No entanto, Easy Eddie tinha um ponto fraco.*
* Ele tinha um filho que amava afetuosamente. Eddie cuidava que seu jovem filho tivesse o melhor de tudo: roupas, carros e uma excelente educação.*
* Nada era poupado. Preço não era objeção. E, apesar do seu envolvimento com o crime organizado, Eddie tentou lhe ensinar o que era certo e o que era errado.*
* Eddie queria que seu filho se tornasse um homem melhor que ele.*
* Mesmo assim, com toda a sua riqueza e influência, havia duas coisas que ele não podia dar ao filho: ele não podia transmitir-lhe um nome bom ou um bom exemplo.*
* Um dia, o Easy Eddie chegou a uma decisão difÃcil.*
* Easy Eddie tentou corrigir as injustiças de que tinha participado.*
* Ele decidiu que iria às autoridades e contaria a verdade sobre Al 'Scarface' Capone, limpando o seu nome manchado e oferecendo ao filho alguma semelhança de integridade.*
* Para fazer isto, ele teria que testemunhar contra a quadrilha, e sabia que o preço seria muito alto.*
* Ainda assim, ele testemunhou.*
* Em um ano, a vida de Easy Eddie terminou em um tiroteio em uma rua de Chicago.*
* Mas aos olhos dele, ele tinha dado ao filho o maior presente que poderia oferecer, ao maior preço que poderia pagar.*
* A polÃcia recolheu em seus bolsos um rosário, um crucifixo, uma medalha religiosa e um poema, recortado de uma revista.*
* O poema:*
* 'O relógio de vida recebe corda apenas uma vez.**
* E nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros pararão, se mais cedo ou mais tarde.*
* Agora é o único tempo que você possui.*
* Viva, ame e trabalhe com vontade.*
* Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento.'*
(CONTINUE LENDO)*
* HISTÓRIA NÚMERO DOIS**
* A Segunda Guerra Mundial produziu muitos heróis.*
* Um deles foi o Comandante Butch O'Hare.*
* Ele era um piloto de caça, operando no porta-aviões Lexington, no PacÃfico Sul.*
* Um dia, o seu esquadrão foi enviado em uma missão.*
* Quando já estavam voando, ele notou pelo medidor de combustÃvel que alguém tinha esquecido de encher os tanques.*
* Ele não teria combustÃvel suficiente para completar a missão e retornar ao navio.*
* O lÃder do vôo o instruiu a voltar ao porta-aviões.*
* Relutantemente, ele saiu da formação e iniciou a volta à frota.*
* Quando estava voltando ao navio-mãe viu algo que fez seu sangue gelar: um esquadrão de aviões japoneses voava na direção da frota americana.*
* Com os caças americanos afastados da frota, ela ficaria indefesa ao ataque.*
* Ele não podia alcançar seu esquadrão nem avisar a frota da aproximação do perigo.*
* Havia apenas uma coisa a fazer.*
* Ele teria que desviá-los da frota de alguma maneira.*
* Afastando todos os pensamentos sobre a sua segurança pessoal, ele mergulhou sobre a formação de aviões japoneses.*
* Seus canhões de calibre 50, montados nas asas, disparavam enquanto ele atacava um surpreso avião inimigo e em seguida outro.*
* Butch costurou dentro e fora da formação, agora rompida e incendiou tantos aviões quanto possÃvel, até que sua munição finalmente acabou.*
* Ainda assim, ele continuou a agressão.*
* Mergulhava na direção dos aviões, tentando destruir e danificar tantos aviões inimigos quanto possÃvel, tornando-os impróprios para voar.*
* Finalmente, o exasperado esquadrão japonês partiu em outra direção.*
* Profundamente aliviado, Butch O'Hare e o seu avião danificado se dirigiram para o porta-aviões.*
* Logo à sua chegada ele informou seus superiores sobre o acontecido.*
* O filme da máquina fotográfica montada no avião contou a história com detalhes.*
* Mostrou a extensão da ousadia de Butch em atacar o esquadrão japonês para proteger a frota.*
* Na realidade, ele tinha destruÃdo cinco aeronaves inimigas.*
* Isto ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1942, e por aquela ação Butch se tornou o primeiro Ãs da Marinha na 2ª Guerra Mundial, e o primeiro Aviador Naval a receber a Medalha Congressional de Honra.*
* No ano seguinte Butch morreu em combate aéreo com 29 anos de idade.*
* Sua cidade natal não permitiria que a memória deste herói da 2ª Guerra desaparecesse, e hoje, o Aeroporto O'Hare, o principal de Chicago, tem esse nome em tributo à coragem deste grande homem.*
* Assim, se porventura você passar no O'Hare International, pense nele e vá ao Museu comemorativo sobre Butch, visitando sua estátua e a Medalha de Honra. Fica situado entre os Terminais 1 e 2.*
O que têm estas duas histórias de comum entre elas?*
*_Butch O'Hare era o filho de Easy Eddie._*
*Somos espelhos para nossos filhos! NÃO SE ESQUEÇA DISSO.*
(Colaboração: A.M.B.)
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