CRIATIVIDADE NO MARKETING XIX
15/05/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XIX
English: http://www.ypioca.com.br/
Campanha nacional divulga a primeira e Ășnica aguardente do mundo que leva malte em sua formação. Pela primeira vez o grupo cearense YpiĂłca resolveu apostar nas ferramentas da comunicação integrada para o lançamento de um produto. Nessa composição, entram açÔes diretas de relacionamento com o pĂșblico e campanha publicitĂĄria nacional produzida pela agĂȘncia cearense Bolero. O produto Ă© a cachaça extra-premium YpiĂłca 160. Os criativos da agĂȘncia bolaram o slogan âYpiĂłca 160 - grandes momentos reservados para vocĂȘâ, baseado no conceito âMomentos 160â, que interliga produto, hĂĄbitos de consumo e pĂșblico-alvo, formado por homens acima dos 35 anos, das classes A de B.
Site da Ypioca - http://www.ypioca.com.br/
21 de maio é o dia da cachaça nacional.
PROFESSOR X
CONSTRUĂĂO
Fernando Jucå e Francisco Tortorelli lançaram o livro "O Jogo das Marcas" (Editora Cultrix e Meio & Mensagem, 224 pågs., R$ 32), em que falam sobre a construção e a gestão de marcas, com foco na realidade brasileira. A obra analisa cem cases, como a diversificação do design das sandålias Havaianas, a estratégia de comunicação do extrato de tomate Elefante, na Knorr Cica, e a campanha publicitåria da MasterCard. Os autores também falam sobre a importùncia de ferramentas como pesquisas de mercado, construção do logotipo e açÔes de marketing.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/05/08.
SEBRAE-MG
O Sebrae-MG promove palestra, no dia 28/05, para vendedores e festores de ĂĄrea comercial. O objetivo Ă© oferecer aos alunos aperfeiçoamento das tĂ©cnicas de vendas para o novo mercado que estĂĄ surgindo, a partir do CĂłdigo de Defesa do Consumidor e da concorrĂȘncia global, que faz microempresas e multinacionais competirem pelo mesmo cliente. Evento gratuito. Mais informaçÔes pelo site http://www.sebraemg.com.br.
Fonte: O Tempo - 12/05/08.
IETEC
O instituto de Educação Tecnológica (Ietec) realiza palestra gratuita sobre a importùncia das habilidades das pessoas como fator relevante para obtenção de resultados em gerenciamento de equipes de desenvolvimento de tecnologias diversas. A palestra serå ministrada dia 21/05. As vagas são limitadas. Mais informaçÔes no http://www.ietec.com.br/.
Fonte: O Tempo - 12/05/08.
FUNDAĂĂO DOM CABRAL Ă 16ÂȘ MELHOR ESCOLA DE NEGĂCIOS DO MUNDO
Em um ranking publicado no jornal "Financial Times", a Fundação Dom Cabral, no Rio de Janeiro, foi classificada como a 16ÂȘ melhor escola de negĂłcios do mundo. A instituição Ă© a Ășnica brasileira entre as 45 citadas no levantamento, chamado de "Financial Times Executive Education 2008", e a melhor colocada na AmĂ©rica Latina. Harvard lidera a lista, seguida por IMD, na SuĂça, Duke University: Fuqua & C.E. e Northwestern University, ambas nos EUA, e Iese Business School, na Espanha.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/05/08.
Financial Times: http://www.ft.com/home/us
Financial Times Executive Education 2008: http://www.ft.com/businesseducation/executiveeducation2008
Harvard: http://www.harvard.edu/
IMD: http://www.imd.ch/index.cfm?bhcp=1
Duke University: Fuqua & C.E.: http://www.fuqua.duke.edu/admin/corporaterelations/bov.htm
Northwestern University: http://www.northwestern.edu/
Iese Business School: http://www.iese.edu/en/home.asp
Fundação Dom Cabral: http://www.fdc.org.br/pt/default.asp
QUALIDADE DE ENSINO EM MINAS GERAIS - Educação evolui, mas nem metade chega ao nĂvel ideal
A qualidade do ensino pĂșblico em Minas Gerais estĂĄ tendo progressos, conforme apontam os dados do Programa de Avaliação da Educação BĂĄsica 2007 (Proeb), divulgados em 13/05. Foram avaliados nas disciplinas de matemĂĄtica e portuguĂȘs alunos dos 5Âș e 9Âș anos do fundamental (antigas 4ÂȘ e 8ÂȘ sĂ©ries) e do 3Âș ano do ensino mĂ©dio de escolas municipais e estaduais. No comparativo com 2006, houve crescimento em todas as 46 SuperintendĂȘncias Regionais de
Ensino (SRE) do Estado com destaque para o 5Âș ano, que apresentou aumento de 4,4% de boas notas em matemĂĄtica.
Mas ainda hĂĄ problemas graves. Nem metade dos alunos estĂĄ dentro do nĂvel considerado recomendado. Em matemĂĄtica, no 5Âș ano, por exemplo, 35,1% dos alunos estĂŁo nesse nĂvel em matemĂĄtica. Em portuguĂȘs, cai para 26,5%.
O 3Âș ano apontou um diagnĂłstico preocupante. A maioria dos alunos dessa sĂ©rie ficou com o pior desempenho em matemĂĄtica. Cerca de 62,4% dos alunos da rede estadual e municipal que participaram dos testes estĂŁo no nĂvel baixo, ou seja, nĂŁo apresentam habilidades bĂĄsicas associadas ao perĂodo de escolaridade. Nas escolas de Belo Horizonte, o Ăndice Ă© pior e chega a 67,2%. No Estado, a evolução nessa faixa de ensino foi de 2,8% entre 2006 e 2007.
Em matemĂĄtica, no 9Âș ano do ensino fundamental, 30,4% dos estudantes estĂŁo na classificação baixa. No 5Âș, sĂŁo 28,5%.
A secretĂĄria de Estado da Educação, Vanessa GuimarĂŁes, analisa que o problema vem de uma defasagem na preparação dos alunos nas etapas anteriores do ensino e terĂĄ melhorias Ă medida que as açÔes colocadas em prĂĄtica hoje comecem a dar resultados nas sĂ©ries anteriores. "Temos que mudar a maneira do ensino mĂ©dio como um todo. Hoje, os meninos da 5ÂȘ Ă 8ÂȘ estĂŁo sendo trabalhados com esse objetivo. Mas Ă© na alfabetização que estĂĄ a chave para a mudança no quadro", afirmou.
O resultado foi comemorado principalmente por causa dos bons desempenhos apresentados pela região Norte, onde o problema educacional é mais grave e precårio. Cidades do Vale do Jequitinhonha, como Araçuaà e Almenara, tiveram um crescimento no aprendizado dos alunos que, segundo a secretaria, acabou por reduzir a desigualdade regional.
"Temos escolas em que o acesso Ă© feito por estradas de terra e a falta de professores Ă© outro grande problema", contou a superintendente de AraçuaĂ, Elvane de Oliveira. Monte Carmelo, no Alto ParanaĂba, foi o destaque entre as SREs como o primeiro colocado na mĂ©dia geral das disciplinas. "Nosso trabalho de equipe, investimentos em reformas e equipamentos ajudaram para chegarmos nessa meta", disse a superintendente de ensino, DinorĂĄ Moraes.
Capital
Na capital, a Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, na regiĂŁo Centro-Sul, estĂĄ entre as melhores do 9Âș ano. Os alunos deram um salto de 35,14% no desempenho de matemĂĄtica, um feito comemorado pelo estudante Samuel Marques, 14, que ajudou na ascensĂŁo. "Gosto de matemĂĄtica e nĂŁo achei a prova difĂcil. Achei o teste importante porque mostra o desenvolvimento da minha escola", comemorou.
Desempenho - Trabalho Ă© conferido in loco
A principal estratégia utilizada pela Secretaria Estadual de Educação para avançar nas melhorias do ensino em Minas é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). As açÔes são desenvolvidas por equipes que se deslocam para vårias regiÔes com o objetivo de conferir de perto o desempenho das escolas.
"Conto com 230 pessoas para fazer esse trabalho. As escolas tĂȘm que abrir as portas para trabalharmos todos os problemas. Acompanhamos o desempenho, traçamos metas, avaliamos tudo", explicou Vanessa GuimarĂŁes.
BH tem 28% das piores escolas em alfabetização
O ensino båsico continua sendo a grande preocupação das autoridades em educação do Estado. O resultado obtido no Programa de Avaliação de Alfabetização (Proalfa) deste ano apontou que das 400 piores escolas estaduais no ranking, 115 (28%) estavam em Belo Horizonte. Participaram 310.450 alunos de 8.262 escolas estaduais e municipais.
A subsecretĂĄria de Educação BĂĄsica, Raquel dos Santos, explica que o grande desafio da alfabetização se concentra principalmente na capital e regiĂŁo metropolitana que tĂȘm juntas 554 escolas. "JĂĄ chegamos a identificar caso de meninos na 8ÂȘ sĂ©rie que eram analfabetos", disse. Segundo ela, hĂĄ um programa especĂfico para corrigir as defasagens. (FMM)
FlĂĄvia Martins y Miguel - Fonte: O Tempo - 14/05/08.
Programa de Avaliação da Educação Båsica 2007 (Proeb) - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=19180
Secretaria de Estado da Educação - http://www.educacao.mg.gov.br/
Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda - http://www.fdg.org.br/leopoldo.asp
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
TĂtulo: A Cartomante
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965
(Colaboração: A.M.B.)
GILBERTO FREYRE EM INGLĂS
Historiadores britĂąnicos e brasileiros acabam de publicar, em inglĂȘs, uma introdução Ă obra do sociĂłlogo Gilberto Freyre. Intitulada âGilberto Freyre: Social Theory in the Tropicsâ(âGilberto Freyre: Teoria Social nos TrĂłpicosâ), o livro Ă© um trabalho conjunto de Peter Burke, da Universidade de Cambridge, e sua esposa, Maria LĂșcia Garcia Palhares Burke, do Centro de Estudos Latino-americanos da mesma universidade.
Os autores examinam Freyre sob uma dupla perspectiva. Interior (do prĂłprio Brasil) e exterior (comparando-o com conhecidos sociĂłlogos como Johan Huizinga e os integrantes da famosa escola francesa dos Anais). Segundo a professora Maria LĂșcia, apesar de ser brasileira, ela sĂł conheceu a obra de Freyre muito depois de seu marido britĂąnico, pois nos anos 60, Ă©poca em que entrou para a universidade, âo escritor nĂŁo suscitava muito interesse entre os estudantes por causa de seu apoio Ă ditadura militar brasileiraâ.
Fonte: O Tempo - 10/05/08.
Embaixada do Brasil em Londres: http://www.brazil.org.uk/
O livro: http://www.hotbooksale.com/p438181/Gilberto-Freyre-Social-Theory-in-the-Tropics.html
REFORMA - PORTUGAL APROVA ACORDO PARA UNIFORMIZAR LĂNGUA
O Parlamento de Portugal aprovou em 16/05 o seu segundo protocolo modificativo do acordo ortogrĂĄfico que pretende uniformizar a lĂngua portuguesa. Com a reforma, uma das mudanças serĂĄ o fim do trema. Outras palavras, como herĂłi, idĂ©ia e assemblĂ©ia, perderĂŁo os acentos.
O protocolo determina que o acordo irĂĄ entrar em vigor daqui a seis anos e abre espaço para a entrada do Timor Leste, que ainda nĂŁo era Estado soberano quando o acordo foi criado, nos anos 90. O acordo vigora desde que foi ratificado por Brasil, Cabo Verde e SĂŁo TomĂ© e PrĂncipe. Foi sĂł em março passado que o conselho de ministros de Portugal tambĂ©m assinou o acordo e, agora, o paĂs discute como implantar as mudanças.
No Brasil o acordo foi assinado em 1995, e o governo vinha atrasando as mudanças devido à hesitação de Portugal em assinå-lo. Para 2009, no entanto, o Ministério da Educação (MEC) jå decidiu modificar a linguagem dos livros didåticos.
Demora: Aprovar as mudanças foi um longo processo. O conteĂșdo do acordo jĂĄ tinha sido aprovado hĂĄ 16 anos, mas nĂŁo podia entrar em vigor sem que os Parlamentos ratificassem as modificaçÔes. Para Portugal, a aprovação Ă© o primeiro passo para existĂȘncia de uma polĂtica internacional da lĂngua portuguesa, que deve ser anunciada em julho.
Fonte: O Tempo - 17/05/08.
Parlamento de Portugal: http://www.parlamento.pt/Paginas/default.aspx
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/index.php
BIENAL DO LIVRO DE MINAS
Começou dia 15/05 a Bienal do Livro de Minas. Maior feira de livros jå realizada no Estado.
Expominas - Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira
Até 25/05/2008. De segunda à sexta das 9hs às 22hs. Såbado, domingos e feriados das 10hs às 22hs.
R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos). O estacionamento custa R$ 7,00.
CAFĂ LITERĂRIO
Dia 18
15h - Machado de Assis Ă© o Brasil urbano e GuimarĂŁes Rosa o Brasil rural? - Homenagem a Machado de Assis e GuimarĂŁes Rosa, Com Wander Melo Miranda e Ivana Versiani;
19h - O poeta é o intérprete de algo que estå além dele? Com AntÎnio Calloni e Fabricio Marques;
Dia 19
19h - A biografia Ă© um caso de amor? Com Nelson Motta e Eneida Maria de Souza;
Dia 20
19h - Escrever sobre o outro Ă© falar de si prĂłprio? Com MaitĂȘ Proença, Luiz Vilela e Olavo Romano;
Dia 21
19h - Ă possĂvel viver o presente como se nĂŁo houvesse outro dia? Com Rubem Alves e Zeca Camargo;
Dia 22
15h - Por que hĂĄ tantas interpretaçÔes contraditĂłrias para a vinda da famĂlia real portuguesa? Com Ruy Castro e Caio Boschi;
19h - Todo mundo tem seu lado oculto? Com HeloĂsa Seixas e Ivo Pitanguy;
Dia 23
15h - O escritor Ă© o porta-voz de uma memĂłria coletiva? Com Moacyr Scliar;
19h - A mulher escreve diferente do homem? Com Martha Medeiros, Maria Esther Maciel e Malluh Praxedes;
Dia 24
15h - Encontro Marcado com Fernando Sabino (através da memória de seus amigos Fåbio Lucas e José Bento Teixeira de Salles);
19h - Afinal, 1968 terminou? Ainda hĂĄ lugar para a utopia? Com Zuenir Ventura e Alberto Villas;
Dia 25
15h - A infidelidade ajuda a conservar o casamento? Com Julia Lemmertz e Malvine Zalcberg;
19h - O Amor só começa quando a Paixão acaba? Com Affonso Romano de SantŽAnna e Ana Elisa Ribeiro.
ARENA JOVEM
Dia 18
13h - Reality-show:o que vocĂȘ quer ver? Joana Meniconi, JoĂŁo Alegria e Jean Wyllys;
17h - Drogas: o consumidor ânĂŁo tem nada com issoâ? Guilherme Fiuza e JoĂŁo Guilherme Estrella;
Dia 19
17h - O humor mostra as coisas pelo avesso? Ziraldo e MĂĄrio Vale;
Dia 20
17h - Estar na moda ficou âfora de modaâ? Erika Mares Guia, Tereza Santos e Marilia Carneiro;
Dia 21
17h - A iniciativa, agora, Ă© delas? ClĂĄudia Tajes, Imaculada Kangussu e Cissa GuimarĂŁes;
Dia 22
13h - Aquecimento Global, Conservação da biodiversidade e educação: o que cada um de nĂłs pode fazer? Daniel Munduruku, AspĂĄsia Camargo e Ăngelo Machado;
17h - O que é História? Mary Del Priore e Eduardo França Paiva;
Dia 23
17h - Como a queda das torres de Nova Iorque afetou o mundo? Rui Tavares e Geneton Moraes Neto;
Dia 24
13h - Namoro pela Internet: mais parceiros, menos riscos? FabrĂcio Carpinejar, InĂȘs Stanisiere e Edmundo Novaes;
17h - Hip-hop, rap e grafitti: Ă© a periferia que dĂĄ as cartas? Francisco Bosco, Makely Ka e Rapper Renegado Dia 25 13h - O que Ă©, hoje, âcentroâ e âperiferiaâ? Affonso Romano de SantâAnna e Walmir JosĂ©.
Fonte: O Tempo - 14/05/08.
Bienal do Livro de Minas - http://www.bienaldolivrominas.com.br
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php