COPA 2014
25/09/2010 -
FUTEBOL SHOW
O NOVO MARACANĂ
English:
http://www.v-brazil.com/world-cup/2014/stadium-maracana-rio-de-janeiro/
More details:
http://www.copa2014.org.br/en/
O projeto do novo MaracanĂŁ vai acabar com um dos marcos arquitetĂŽnicos do mais tradicional estĂĄdio brasileiro: a divisĂŁo entre a arquibancada e as cadeiras.
Pelas imagens exibidas pelo governo do Estado do Rio, a arena terĂĄ um lance de assentos contĂnuo para torcedores atrĂĄs dos gols. Nas laterais, haverĂĄ camarotes para dividir os dois setores.
Autoridades pĂșblicas alegam que esse modelo foi uma exigĂȘncia feita pela Fifa. A entidade obrigou o governo a fazer alteraçÔes no projeto inicial, que encareceram a obra, para chegar prĂłximo ao seu padrĂŁo para estĂĄdios.
""O que estão fazendo é muito grave. Desfiguram o Maracanã em nome de uma adequação do estådio às regras da Fifa. O Ricardo Teixeira [presidente da CBF] jå pediu a demolição do estådio. Se este projeto não for modificado, o Maracanã ficarå desfigurado", disse o arquiteto Alfredo Britto, que é professor da PUC-RJ.
Segundo o arquiteto, "o anel ovalado com magistral divisĂŁo vertical, onde a arquibancada superior se apresenta poderosa e ao mesmo tempo leve e solta sobre a inferior, Ă© uma sacada arquitetĂŽnica notĂĄvel da obra".
Mas o Iphan (Instituto do PatrimĂŽnio HistĂłrico e ArtĂstico Nacional) aprovou a mudança. ""O MaracanĂŁ jĂĄ nĂŁo tem nada a ver com o que foi inaugurado. Seu gramado foi rebaixado, camarotes foram construĂdos na ĂĄrea de ventilação. O mundo Ă© dinĂąmico", disse Carlos Fernando Andrade, superintendente do instituto no Rio de Janeiro.
O estĂĄdio do MaracanĂŁo Ă© tombado pelo Iphan.
A obra para a arena receber a final da Copa do Mundo de 2014 teve inĂcio no mĂȘs passado e pode consumir atĂ© R$ 850 milhĂ”es dos cofres pĂșblicos. As empresas responsĂĄveis pela remodelação do estĂĄdio estĂŁo destruindo hĂĄ um mĂȘs o setor das cadeiras inferiores, que acabou com a geral do MaracanĂŁ.
O novo setor, que se juntarå à arquibancada, terå o grau de inclinação totalmente modificado para facilitar a visibilidade do torcedor, por determinação da Fifa.
SĂ©rgio Rangel - Fonte: Folha de S.Paulo - 21/09/10.
Mais detalhes:
http://www.copa2014.org.br/galeria-de-fotos/20/FOTOS+DO+PROJETO+PARA+O+MARACANA.html
PROJETO DE COBERTURA AINDA ESTĂ PENDENTE
O Ășnico ponto da obra do MaracanĂŁ ainda sem aprovação do Iphan Ă© a nova cobertura. Segundo Carlos Fernando Andrade, do instituto, ""a altura dos pilares" de oito metros o desagrada. ""Pedi para diminuir e vamos ver o que apresentam", disse.
Fonte: Folha de S.Paulo - 21/09/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php