ROBOMANIA BRAZUCA
14/04/2011 -
EU DIGITAL
ROBĂ BERIMBAU
English:
http://hackaday.com/2011/04/02/robotic-berimbau-plays-itself/
Brasil cria robĂŽ que aprende a tocar berimbau sozinho...
Ivan MonsĂŁo e Paulo Libonati sĂŁo dois projetistas que vivem em Salvador, na Bahia. Eles sĂŁo os criadores do BerimbĂŽ, que começou a ser criado em 2006, mas ficou pronto somente em 2011. O que torna a invenção brasileira especial Ă© o fato de que o robĂŽ aprende a tocar berimbau sozinho, devido Ă inteligĂȘncia artificial.
Segundo o site Hack a Day, os autores alegam que o BerimbĂŽ, como ficou conhecido o autĂŽmato, Ă© o primeiro berimbau robĂłtico do mundo. MonsĂŁo e Libonati afirmam que a inteligĂȘncia articifial Ă© Ăștil nĂŁo sĂł para aprender a distinguir e reproduzir as notas musicais, mas tambĂ©m para fazer o movimento da cabaça (esfera oca que serve para reverberar o som) e do caxixi, uma espĂ©cie de chocalho feito com palha e conchas do mar.
Fonte: Tecnologia Terra (http://tecnologia.terra.com.br/) - 04/04/11.
Mais detalhes/vĂdeo:
http://hackaday.com/2011/04/02/robotic-berimbau-plays-itself/
PERSONAGEM
JĂĄ começaram as votaçÔes para definir o vencedor do PrĂȘmio Abril de Personagens. Confira os finalistas em www.premioabrildepersonagens.com.br e escolha seu favorito. O vencedor receberĂĄ R$ 5.000 e terĂĄ a HQ publicada.
Folhateen - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/04/11.
CLIQUE
PAPER.LI
Monta um jornal com o conteĂșdo que foi compartilhado pelos contatos do usuĂĄrio no Twitter e no Facebook. Permite acessar jornais de outros usuĂĄrios
http://paper.li/
TRENDS MAP
Cria um mapa, em tempo real, das tendĂȘncias no Twitter ao redor do mundo. TambĂ©m exibe os vĂdeos mais comentados no microblog
http://trendsmap.com/
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/04/11.
BRASIL SOBRE CINCO POSIĂĂES EM TECNOLOGIA
O Brasil subiu cinco posiçÔes no ranking global de tecnologia da informação do FĂłrum EconĂŽmico Mundial e agora ocupa o 56Âș lugar entre 138 paĂses. O levantamento apontou melhora do ambiente de negĂłcios para o setor, mas o considerado excesso de regulação e impostos ainda pesa desfavoravelmente, conforme a 10ÂȘ edição do levantamento.
Apesar do avanço, o Brasil estĂĄ atrĂĄs de outros dois Brics, a China (36Âș) e a Ăndia (48Âș), superando somente a RĂșssia (77Âș). "A China Ă© de longe o paĂs que mais alavanca a tecnologia entre os quatro Brics", diz a entidade.
Desde 2006, a China ganhou 23 posiçÔes no levantamento. Entretanto, o ranking tambĂ©m aponta problemas no ambiente empresarial, elevada carga de impostos e a "limitada" liberdade de imprensa - enquanto o Brasil aparece bem avaliado nesse Ășltimo quesito.
Na AmĂ©rica Latina, nenhum paĂs consegue ficar entre os primeiros colocados no ranking global do FĂłrum EconĂŽmico Mundial. Na regiĂŁo, o Brasil perde para o Chile (39Âș) e Uruguai (45Âș).
O fĂłrum avalia que o setor empresarial brasileiro Ă© inovador e lidera o uso da tecnologia no paĂs. A sofisticação do mercado financeiro aparece como a melhor nota entre os vĂĄrios critĂ©rios analisados. Conforme a entidade, a tecnologia Ă© um componente da visĂŁo de futuro do governo, utilizada para aumentar o acesso aos serviços bĂĄsicos.
Entretanto, o Brasil aparece em Ășltimo lugar nos quesitos de regulamentação e taxação. O ambiente de negĂłcios poderia ser melhorado por meio da redução da ineficiĂȘncia, avalia o fĂłrum.
Embora o setor empresarial seja apontado pela capacidade de inovação, o uso da tecnologia pelas famĂlias brasileiras encontra barreiras. As tarifas de telefonia celular e banda larga cobradas dos indivĂduos no paĂs estĂŁo entre as mais elevadas do mundo. AlĂ©m disso, o baixo padrĂŁo do sistema de educação impede que mais pessoas usem a tecnologia no Brasil.
Fonte: O Tempo - 13/04/11.
Forum EconĂŽmico Mundial -
http://www.weforum.org/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php