TURMAS VIRTUAIS
22/04/2015 -
TURMAS DO FM
MANDELA
English:
http://www.theguardian.com/mandela
The virtual tour:
http://www.robben-island.org.za/
More:
http://whc.unesco.org/en/list/916
Robben Island Museum:
https://www.facebook.com/Robben
A cela onde o lĂder rebelde e mais tarde presidente sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) ficou preso por 18 anos, na ilha de Robben, perto da Cidade do Cabo, poderĂĄ ser visitada virtualmente apĂłs acordo entre o Google e o museu histĂłrico da ilha.
O tour virtual guiado pela ilha, que inclui ĂĄudio com comentĂĄrios histĂłricos, Ă© lançado a poucos dias de o paĂs comemorar o Dia da Liberdade, em 27 de abril.
Ahmed Kathrada, que tambĂ©m foi prisioneiro na ilha por 20 anos, diz que o mais difĂcil de suportar naquele perĂodo foi ficar sem contato com crianças e sem poder interagir com elas.
"Faz-se agora uma justiça poética com as crianças nas salas de aula de todo o mundo, que podem visitar a ilha de Robben utilizando a tecnologia", afirma.
Como parte do projeto, o Google Maps também desenvolveu notas informativas para que professores possam utilizar o tour interativo como ferramenta educacional.
Situada a cerca de 10 km do continente, a ilha de Robben foi declarada como PatrimĂŽnio da Humanidade pela Unesco em 1999.
Fonte: Folha de S.Paulo â 22/04/15.
Mais detalhes:
http://www.theguardian.com/mandela
O Tour virtual:
http://www.robben-island.org.za/
Veja mais:
http://whc.unesco.org/en/list/916
Museu Robben Island:
https://www.facebook.com/Robben
VESTIDO AZUL
"Num bairro muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.
Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas. Até um dia em que um professor penalizou-se com a menininha. Como uma garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum dinheiro de seu salårio e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido novo. A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul.
Quando a mĂŁe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentĂĄvel que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tĂŁo sujinha para a escola. Por isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e limpar suas unhas.
Depois de uma semana, o pai falou: âMulher, vocĂȘ nĂŁo acha uma vergonha que nossa filha, sendo tĂŁo bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardimâ.
Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, pelo capricho de seus moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura, ågua e sabão, além de criatividade.
Logo, o bairro estava todo transformado. Um homem que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente achou que eles bem que mereciam um auxĂlio das autoridades. Foi ao prefeito e expĂŽs suas idĂ©ias e saiu de lĂĄ com autorização para formar uma comissĂŁo para estudar os melhoramentos que seriam necessĂĄrios no bairro.
A rua de lama foi substituĂda por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a cĂ©u aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
Tudo começou com um vestidinho azul.
Não era a intenção daquele professor consertar a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia apenas a parte que lhe cabia. Qual serå a parte de cada um de nós? Serå que basta apontar os buracos da rua, reclamar dos erros do vizinho e cuidar apenas do portão para dentro?
Ă difĂcil mudar o estado total das coisas. Ă difĂcil varrer toda a rua, mas Ă© fĂĄcil varrer nossa calçada. Ă difĂcil modificar o bairro, mas podemos começar pela nossa casa, deixando-a mais bonita. Ă difĂcil reconstruir o planeta, mas Ă© possĂvel dar um vestido azul."
(Colaboração: Emerson Gão)
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
MANDELA: MEU PRISIONEIRO, MEU AMIGO
Autor: Christo Brand | Barbara Jones
Editora: Planeta do Brasil
Detalhes:
http://www.travessa.com.br/mandela
Planeta do Brasil:
http://www.planetadelivros.com.br
https://www.facebook.com/PlanBr
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php