PENSANDO EM ECO COKE
24/04/2010 -
PENSE!
A COCA QUADRADA
English:
http://designfabulous.blogspot.com/2010/03/eco-coke-bottle-design.html
JĂĄ imaginou uma embalagem de Coca-Cola sem suas famosas curvas? Andrew Kim, um estudante de design dos EUA, sim. Em um projeto chamado "Eco Coke", ele criou uma embalagem quadrada que facilita o transporte, feita de material orgĂąnico e mais fĂĄcil de ser comprimida e reciclada. Confira o blog dele aqui:
http://designfabulous.blogspot.com/2010/03/eco-coke-bottle-design.html.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/04/10.Â
CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JĂ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAĂĂO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)
PARA CADA SACOLA RECUSADA, UM CLIQUE!
SerĂĄ que precisamos de tantas sacolas feitas de plĂĄstico e outros materiais nocivos ao meio ambiente?
Clique aqui:
http://planetasustentavel.abril.com.br/
FUNDAĂĂO LARA RESENDE
Um site ambientalista!!!
Vale a pena conferir:
http://www.fundacaolararesende.com.br/default.php
ĂGUA LIMPA - MĂOS Ă OBRA
A busca por ågua limpa, assim como a preservação das nascentes, é uma questão urgente. Estes são alguns dos grupos que lutam para melhorar a situação:
- A SOS Mata Atlùntica trabalha com a preservação de nascentes e matas ciliares: http://www.sosma.org.br/;
- A Articulação do Semiårido Brasileiro (ASA) auxilia o sertanejo no acesso à ågua: http://www.asabrasil.org.br/;
- A Amigos da Terra desenvolve programas de preservação dos rios: http://www.amigosdaterra.org.br/;
- Y Ikatu Xingu é uma campanha para a recuperação das nascentes do rio Xingu: http://www.yikatuxingu.org.br/.
Fonte: National Geographic - Edição 121.
PRĂMIO GOLDMAN - ADVOGADA DA SUAZILĂNDIA GANHA O "NOBEL" AMBIENTAL
Uma advogada que ficou famosa por investigar as mortes de caçadores clandestinos na SuazilĂąndia foi agraciada com o PrĂȘmio Goldman, o "Nobel" ambiental, de US$ 150 mil.
Thuli Makama, da ONG Yonge Nawe, trabalhou com comunidades para ajudĂĄ-las a mover açÔes judiciais contra as reservas privadas que prosperam no paĂs.
O comitĂȘ afirmou que concedeu a distinção apĂłs a vitĂłria de Makama num esforço de trĂȘs anos para aumentar a transparĂȘncia do ĂłrgĂŁo ambiental suazi, mas a advogada Ă© mais conhecida por sua luta contra as reservas particulares, cujos guardas tĂȘm sido acusados de matança indiscriminada de caçadores.
O Goldman Ă© dado todo ano a seis ambientalistas, um de cada continente. Os vencedores deste ano incluem o costarricense Randall Arauz, que fez campanha contra a pesca de tubarĂ”es, e a polonesa Malgorzata Gorska, que ajudou a impedir que uma estrada atravessasse uma das Ășltimas ĂĄreas naturais da Europa. TrĂȘs brasileiros jĂĄ levaram o prĂȘmio, entre eles a senadora Marina Silva.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/04/10.
Mais detalhes:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/8630021.stm
CONSTRUTIVISMO E DESTRUTIVISMO
Minha missĂŁo Ă© ĂĄrdua: quero desvencilhar o construtivismo dos seus discĂpulos mais exaltados, culpados de transformar uma ideia interessante em seita fundamentalista. O construtivismo busca explicar como as pessoas aprendem. Prega que o processo educativo nĂŁo Ă© uma sequĂȘncia de pĂlulas que os alunos engolem e decoram. Ă necessĂĄrio que eles construam em suas mentes os arcabouços mentais que permitem entender o assunto em pauta. Essa visĂŁo leva Ă preocupação legĂtima de criar os contextos, metĂĄforas, histĂłrias e situaçÔes que facilitem aos alunos "construir" seu conhecimento. Infelizmente, o construtivismo borbulha com interpretaçÔes variadas, algumas espĂșrias e grosseiras. Vejo quatro tipos de equĂvoco.
O primeiro engano é pensar que teria o monopólio da verdade - aliås, qual das versÔes do construtivismo? As hipóteses de Piaget e Vigotsky coexistem com o pensamento criativo de muitos outros educadores e psicólogos. Dividir o mundo entre os iluminados e os infiéis jamais é uma boa ideia.
O segundo erro é achar que todo o aprendizado requer os andaimes mentais descritos pelo construtivismo. Sem maiores elaboraçÔes intelectuais, aprendemos ortografia, tabuadas e o significado de palavras.
O terceiro Ă© aceitar uma teoria cientĂfica como verdadeira por conta da palavra de algum guru. Em toda ciĂȘncia respeitĂĄvel, as teorias sĂŁo apenas um ponto de partida, uma explicação possĂvel para algum fenĂŽmeno do mundo real. SĂł passam a ser aceitas quando, ao cabo de observaçÔes rigorosas, encontram correspondĂȘncia com os fatos. Einstein disse que a luz fazia curva. Bela e ambiciosa hipĂłtese! Mas sĂł virou teoria aceita quando um eclipse em Sobral, no CearĂĄ, permitiu observar a curvatura de um facho luminoso. O construtivismo nĂŁo escapa dessa sina. Ou passa no teste empĂrico ou vai para o cemitĂ©rio da ciĂȘncia - de resto, lotado de teorias lindas.
NĂŁo obstante, muitos construtivistas acham que a teoria se basta em si. De fato, nĂŁo a defendem com nĂșmeros. Obviamente, nem tudo se mede com nĂșmeros. Mas, como na educação temos boas medidas do que os alunos aprenderam, nĂŁo hĂĄ desculpas para poupar essa teoria da tortura do teste empĂrico, imposto Ă s demais. Por isso, temos o direito de duvidar do construtivismo, quando fica sĂł na teoria. Mas o que Ă© pior: outros testaram as ideias construtivistas, nĂŁo encontrando uma correspondĂȘncia robusta com os fatos. Por exemplo, orientaçÔes construtivistas de alfabetizar nĂŁo obtiveram bons resultados em pesquisas metodologicamente Ă prova de bala.
O quarto erro, de graves consequĂȘncias, Ă© supor que, como cada um aprende do seu jeito, os materiais de ensino precisam se moldar infinitamente, segundo cada aluno e o seu mundinho. Portanto, o professor deve criar seus materiais, sendo rejeitados os livros e manuais padronizados e que explicam, passo a passo, o que aluno deve fazer.
Desde a Revolução Industrial, sabemos que cada tarefa deve ser distribuĂda a quem a pode fazer melhor. Assim Ă© feito um automĂłvel e tudo o mais que sai das fĂĄbricas. Na educação, tambĂ©m Ă© assim. Os materiais detalhados sĂŁo amplamente superiores Ă s improvisaçÔes de professores sem tempo e sem preparo.
De fato, centenas de pesquisas rigorosas mostram as vantagens dos materiais estruturados ou planificados no detalhe. Seus supostos males sĂŁo pura invencionice de seitas locais. Quem nega essas conclusĂ”es precisa mostrar erros metodolĂłgicos nas pesquisas. Ou admitir que nĂŁo acredita em ciĂȘncia.
AliĂĄs, nada hĂĄ no construtivismo que se oponha a materiais detalhados. Entre os construtivistas americanos, muitos acreditam ser impossĂvel aplicar o mĂ©todo sem manuais passo a passo.
Em suma, o construtivismo Ă© uma hipĂłtese teĂłrica atraente e que pode ser Ăștil na sala de aula. Mas, nos seus desdobramentos espĂșrios, vira uma cruzada religiosa, claramente nefasta ao ensino.
Claudio de Moura Castro (http://www.claudiomouracastro.com.br/) - Fonte: Veja - Edição 2161.
MUITO RICO DE DINHEIRO E MENTALIDADE, PRINCIPALMENTE
Um homem incrĂvel, bilionĂĄrio, generosĂssimo e de vida muito simples.
Houve uma entrevista de uma hora, na CNBC, com Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, que recentemente fez uma doação de 31 bilhÔes de dólares para a caridade. A seguir, alguns aspectos interessantes de sua vida.
1. Comprou a sua primeira ação aos 11 anos, e hoje lamenta tĂȘ-lo feito tardiamente! As coisas eram baratas naquele tempo...
Incentive seus filhos a investirem.
2. Comprou uma pequena fazenda aos 14 anos, com as economias oriundas da entrega de jornais. Pode-se comprar muitas coisas com pequenas economias.
Incentive seus filhos a iniciarem algum tipo de negĂłcio.
3. Ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos , no distrito de Omaha, a qual comprou apĂłs se casar, 50 anos atrĂĄs. Diz ele que tem tudo o que precisa naquela casa. Sua casa nĂŁo possui muros nem cercas. NĂŁo compre mais do que vocĂȘ 'realmente precisa', e incentive seus filhos a fazerem e pensarem o mesmo.
4. Dirige seu prĂłprio carro para todo lugar, e nĂŁo tem motorista particular, nem equipe de segurança Ă sua volta. VocĂȘ Ă© o que Ă©...
5. Nunca viaja em jato particular, embora seja proprietårio da maior companhia aérea privada do mundo. Pense sempre num jeito de realizar as coisas de maneira econÎmica.
6. Sua empresa, Berkshire Hathaway, possui 63 companhias. Escreve apenas uma carta anual aos principais executivos destas companhias, dando-lhe as metas para o ano. Nunca promove encontros nem os convoca habitualmente.
Nomeie as pessoas certas para as missÔes certas.
7. *Transmitiu aos seus executivos somente duas regras*:
Regra nÂș 1: nĂŁo perca nenhum centavo do dinheiro de seu acionista.
Regra nÂș 2: nĂŁo se esqueça da regra nÂș 1.
Estabeleça metas e certifique-se de que as pessoas nelas se concentrem.
8. NĂŁo costuma freqĂŒentar a alta-sociedade. Seu passatempo, apĂłs chegar em casa, Ă© fazer ele mesmo um pouco de pipoca e assistir a televisĂŁo. NĂŁo tente se mostrar, simplesmente seja vocĂȘ mesmo e faça aquilo que gosta de fazer.
9. Warren Buffet nĂŁo usa telefone celular, nem tem computador sobre sua mesa.
10. Bill Gates, o homem mais rico do mundo, encontrou-se com ele, da primeira vez, cinco anos atrĂĄs. Bill Gates achava que nada tinha em comum com Warren Buffet. Portanto, programara seu encontro apenas por meia hora.
No entanto, quando Gates o encontrou, este encontro perdurou por dez horas, e hoje em dia, Bill Gates o considera o seu guru.
*Seus conselhos aos jovens*:
'Fique longe de cartĂ”es de crĂ©dito e emprĂ©stimos bancĂĄrios, invista o seu dinheiro em vocĂȘ mesmo, e lembre-se:
A. O dinheiro nĂŁo cria o homem, mas Ă© o homem quem criou o dinheiro.
B. Viva a sua vida da maneira mais simples possĂvel.
C. NĂŁo faça o que os outros dizem - ouça-os, mas faça aquilo que vocĂȘ se sente bem ao fazer.
D. NĂŁo se apegue Ă s grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que vocĂȘ se sinta confortĂĄvel.
E. Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessårias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa.
F. Afinal de contas, a vida é sua ! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida ?'
*'As pessoas MAIS FELIZES NĂO TĂM, necessariamente, as MELHORES COISAS.
Elas simplesmente APRECIAM aquilo que tĂȘm'. *
(Colaboração: Tadeu - Curitiba)
TUDO MUDOU...
Nascemos nos anos 30, 40 e 50... foi barra para mudar todos os conceitos de vårias geraçÔes.
Faz apenas 50 anos que apareceu a televisão, o chuveiro elétrico, a declaração dos direitos humanos e a revista Playboy.
Casar era pra sempre, sustentar filhos era somente até quando eles conseguissem emprego, as certezas duravam a vida toda e os homens eram os primeiros a serem servidos na mesa de jantar.
As avĂłs eram umas velhinhas, hoje, essas mulheres de 40 ou 50 anos viraram um "mulherĂŁo".
Todos nos vestimos como nossos filhos.
NĂŁo existem mais velhos como antigamente.
Essa foi uma geração que mudou tudo.
Culpa da guerra, da pĂlula, da internet, da globalização, do muro de Berlim, da televisĂŁo e da tecnologia.
Até morrer ficou diferente.
Na minha rua havia um velhinho que morria aos poucos.
Ficou uns dez anos morrendo e isto aconteceu logo depois de completar 57 anos.
Hoje se morre com 80 ou aos 90 e Ă© um vapt-vupt.
Com a pĂlula, a mulher teve os filhos que quis e ela sempre quis poucos.
Como nĂŁo conseguimos mais sustentar uma famĂlia, elas foram Ă luta e saĂram para poder pagar a comida congelada, a luz e o telefone.
Se a coisa nĂŁo vai bem: Ă© fĂĄcil a separação, difĂcil Ă© pagar a pensĂŁo.
Na realidade, as mĂŁes sĂŁo solteiras com doze anos.
Depois serĂŁo chefes de famĂlia, com muitos filhos de muitos pais.
Em 50 anos tiraram a filosofia da educação båsica, e como o pensamento era reprimido pela revolução, tudo virou libertação. Pedagogia da libertação, Teologia da libertação, Psicologia da libertação.
Deu no que deu. Burrice liberada. Burrice eleita.
Para as pessoas de mais de 50 anos, palhaço era o Carequinha .
Hoje o povo inteiro é meio palhaço, meio pateta.
LadrĂŁo era o Meneghetti e o Bandido da Luz Vermelha; hoje os ladrĂ”es tomaram conta dos palĂĄcios, da CĂąmara Federal e de uma cidade que nĂŁo existia, chamada BrasĂlia.
Ăngela Guadagnin dançaria sĂł na zona do baixo meretrĂcio. *
Presidente da RepĂșblica era alfabetizado.
ExperiĂȘncia com feijĂŁo e algodĂŁo germinando a gente fazia na escola primĂĄria e nĂŁo em vĂŽo espacial, pago a 12 milhĂ”es de dĂłlares.
Movimento social era reunião dançante.
Dia da mentira nĂŁo era data nacional.
Piercing quem usava era Ăndio botocudo.
Tatuagem era em criminoso do bas fond.
MansĂŁo do lago era algo de filme de terror e nĂŁo lugar onde ministro divide dinheiro.
Caseiro nĂŁo era mais Ă©tico do que ministro.
Quadrilha era dança junina e nĂŁo razĂŁo de existir de partido polĂtico.
O Clube dos Cafajestes eram uns inofensivos playboys cariocas e nĂŁo um PaĂs inteiro.
As pessoas de mais de 50 estĂŁo assim meio tontas, mas vĂŁo levando.
Fumaram e deixaram de fumar.
Beberam whisky com muito gelo, hoje tomam ĂĄgua mineral
Foram marxistas até descobrir quem eram Harpo, Chico e Groucho, e que o marxismo é um grande engodo.
NinguĂ©m tem mais certeza de mais nada e a Ășnica mĂșsica dos Beatles a tocar Ă© "Help".
PĂĄra Brasil, que os caras de mais de 50 anos querem descer!!!
Ao ler esta mensagem då um aperto no coração só de pensar que tudo isso é verdade! *
Que a nossa realidade estĂĄ de fazer vergonha!
E o pior, serå que alguém sabe o que é "vergonha"?
(Colaboração: Markão)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php