COMUNICAĂĂO E SINERGIA
30/12/2007 -
PENSE!
COMUNICAĂĂO EFICIENTE
Sem uma comunicação eficiente, as divergĂȘncias se tornam muito mais aparentes.
(Colaboração: Tadeu)
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
Comunicação é tudo!
Por Adm. Marizete Furbino
âNĂŁo existe nada permanente, exceto a mudançaâ. (HerĂĄclito de Ăfeso)
Assim como na vida pessoal, na vida profissional a comunicação é fundamental.
à através da comunicação que alcançamos sinergia dentro de uma organização, uma vez que a comunicação nos permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas e departamentos, permitindo que, todos além de conhecer, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e caminhando de forma interagida em prol dos objetivos organizacionais, procurando alcançar sempre a obtenção da maximização dos resultados, por meio de um trabalho em equipe.
A organização deve aprender a valorizar cada mensagem recebida, para atuar em prol da melhoria contĂnua.
Vivemos em um mundo globalizado, na era da incerteza, mundo recheado de mudanças constantes, onde a comunicação tem o seu valor, portanto, só poderão fazer o diferencial no mercado, as empresas que aprenderem a se comunicar, a trabalhar de forma interligada e inter-relacionada, somando forças, gerando assim, cada vez mais know-how, e por sua vez, agregação de valor, o que é essencial no processo de crescimento e expansão dos negócios, uma vez que, contribui e muito para que a empresa otimize seus resultados e se transforme em um diferencial competitivo, neste mercado onde a competitividade é demasiadamente acirrada.
Além da valorização das pessoas envolvidas no processo organizacional, as empresas deverão apostar na comunicação de seus objetivos, onde, o ideal é haver sempre feedback da comunicação realizada, a fim de construir e manter relacionamentos harmoniosos , fortificando então, a relação não só dos clientes internos, mas de todos os stakeholders envolvidos no processo organizacional, permitindo surgir e manter um elo de ligação entre todos, além de promover e colaborar para perpetuar um ambiente harmonioso e o compartilhamento de idéias e valores, onde a idéia de parceria estarå presente em tudo que se faça e em todos.
Na era do conhecimento, a era em que vivemos, Ă© preciso que para o empreendimento sobreviva no mercado, tenhamos pessoas talentosas, grandes lĂderes, uma Ăłtima estrutura organizacional e que apresentem nĂŁo sĂł produtos e serviços de qualidade, mas tambĂ©m valores Ă©ticos. Ă tambĂ©m preciso, nĂŁo sĂł minimizar custos e maximizar lucros de seus acionistas, mas, ir alĂ©m, se faz necessĂĄrio enxergar todos os stakeholders como sendo parceiros, contribuindo assim para o desenvolvimento do empreendimento e compartilhamento de seus resultados.
A organização nĂŁo se pode jamais esquecer que, para se obter ĂȘxito nas açÔes, eficiĂȘncia e eficĂĄcia quanto Ă comunicação, deverĂĄ ficar âantenadaâ quanto ao meio e tambĂ©m quanto a todos os ruĂdos que por ventura aparecerem durante todo o processo.
Fazer com que a comunicação flua de maneira satisfatĂłria dentro de uma organização Ă© de suma importĂąncia, uma vez que esta poderĂĄ determinar o sucesso ou o fracasso das organizaçÔes e negĂłcios, influenciando no comportamento dos consumidores e nas relaçÔes de trabalho gerando impacto positivo ou negativo na vida organizacional, quanto aos valores, Ă polĂtica e a cultura organizacional existente.
Diante desse cenårio, as empresas inteligentes jå começam a entender, o grandioso papel da comunicação dentro de uma organização e jå iniciam transformaçÔes como a reformulação de seus conceitos, filosofias e pråticas. Jå são conscientes de que devem ficar atentas quanto aos valores e a cultura organizacional, uma vez que, os empreendimentos, assim como as pessoas, carregam sua história consigo e serão reconhecidos, analisados, valorizados e avaliados por esta, portanto, ficar atento quanto ao nosso comportamento e atitudes também é de suma importùncia.
Incorporar valores Ă marca, aos produtos e aos serviços, constitui o grande desafio da comunicação empresarial. Portanto, pensar em responsabilidade social, meio ambiente e cidadania corporativa, Ă© imprescindĂvel nos dias atuais e o importante nĂŁo Ă© sĂł a contemplação destas idĂ©ias, mas a implementação das mesmas.
à de suma importùncia que, além de uma empresa trabalhar em prol de um ambiente transparente, respeitoso e acolhedor, que também tenha uma comunicação råpida, clara e eficiente, zelando sempre pela sua imagem, imagem esta que deve ser de fato de um empreendimento sério e confiåvel.
Criar e implementar uma polĂtica de comunicação nĂŁo constitui uma simples tarefa, pois, Ă© preciso que haja mudanças no que tange a cultura organizacional e isto nĂŁo Ă© fĂĄcil.
Temos que lembrar sempre que, as empresas sĂŁo compostas de seres vivos e estes vivem de relacionamentos.
O mundo mudou e nas organizaçÔes também é preciso que haja mudanças.
Assegurar que a liderança da empresa acredite que os pilares do sucesso organizacional, passam por transparĂȘncia e comunicação constitui um avanço.
25/08/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço. Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php