FALANDO EM DESIGN DE COMIDA
26/08/2009 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
THE CUTE FOOD - A GENTE NĂO QUER SĂ COMIDA
Funky Lunch - http://www.funkylunch.com/
The Cute Food Blog - http://epicute.com/
The Encyclopedia of Sushi Rolls - http://www.amazon.com/Encyclopedia-Sushi-Rolls-Ken-Kawasumi/dp/4889960767
Para comer e se divertir. Pratos que mais parecem brinquedos fazem sucesso nĂŁo sĂł entre as crianças e viram moda em diversos paĂses.
Todo mundo, quando criança, desenhou uma carinha no prato com a comida. Um cabelo de macarrĂŁo, uma boca de salsicha e olhos de azeitona eram distração na hora da refeição. Nunca se imaginou, no entanto, que os alimentos se transformariam em uma brincadeira de verdade - e nĂŁo sĂł das crianças. A moda do cute food (algo como "comida fofa") começou no JapĂŁo. No paĂs, as escolas nĂŁo dĂŁo merenda. A garotada leva de casa um obentĂŽ, espĂ©cie de marmita com a tradicional culinĂĄria japonesa. Mas como criança Ă© igual nĂŁo importa o paĂs as mĂŁes perceberam que caprichar na decoração dos pratos incentivava os filhos a nĂŁo deixar nem um grĂŁo de arroz no fundo do obentĂŽ. Os adultos tambĂ©m aderiram Ă proposta e, agora, Ă© comum ver nos refeitĂłrios de empresas funcionĂĄrios com marmitas nas quais o sushi Ă© uma Hello Kitty, o ovo cozido tem cara de pintinho, ou uma posta de peixe formato de carro. Mais do que comida, a mania Ă© uma expressĂŁo artĂstica da cultura local, influenciada por mangĂĄs e tudo o que tiver um traço lĂșdico. A tendĂȘncia chegou aos Estados Unidos e Ă Inglaterra, onde adeptos exibem suas criaçÔes em blogs.
AlĂ©m de saudĂĄvel e apetitoso, ser atraente Ă© a regra no preparo do obentĂŽ. Infantilizar a comida, porĂ©m, Ă© um pouco demais. "SĂł fazer refeiçÔes assim indica algum tipo de patologia", diz a psicĂłloga Maria Regina Brecht Albertini, professora na Universidade Mackenzie, em SĂŁo Paulo. "Ă como videogame. Claro que um adulto pode jogar, desde que nĂŁo transforme isso em algo fundamental no cotidiano." Foi o chef japonĂȘs Ken Kawasumi quem impulsionou a onda do cute food ao criar sushis decorados e lançar o livro "The Encyclopedia of Sushi Rolls" (A EnciclopĂ©dia dos Sushis, inĂ©dito no Brasil), no ano passado. AtĂ© um rolinho com o rosto do presidente americano Barack Obama ele inventou. Aqui, os obentĂŽs continuam sendo os tradicionais, com preço mĂ©dio de R$ 10. "Mas os sushis com figuras inusitadas sĂŁo sucesso nas festas", garante Tamotsu Okamoto, diretor do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, em Campinas, SĂŁo Paulo.
Na Inglaterra, o webdesigner Mark Northeast fundou a Funky Lunch em maio. A empresa comercializa sanduĂches nos mais variados formatos, de girafa a jacarĂ©, com muitos legumes e verduras. Ele planeja fazer caixas como os obentĂŽs para distribuir a comida, alĂ©m de um livro para que pais aprendam seus truques. A inspiração de Northeast foi seu filho, de 4 anos, que dava trabalho para comer. "Ele passou a aceitar novos alimentos", disse Ă ISTOĂ. "Percebi que meu filho gostaria de algo que parecesse alegre." A intenção de Northeast Ă© das melhores, mas fica um alerta: "A criança nĂŁo pode ser sĂł seduzida pela imagem", diz a psicĂłloga Maria Regina. "Ela precisa aprender a dar valor aos alimentos saudĂĄveis."
Suzane G. Frutuoso - Fonte: Isto à - Edição 2076.
Funky Lunch - http://www.funkylunch.com/
O Blog da "Cute Food" - http://epicute.com/
A Enciclopédia dos Sushis - http://www.amazon.com/Encyclopedia-Sushi-Rolls-Ken-Kawasumi/dp/4889960767
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
âEsse paĂs Ă© uma vergonha! NinguĂ©m Fala sĂ©rio!â FM: TĂĄ na hora da gente começar a falar sĂ©rio...
âAgradeço pelas publicaçÔes dos meus textos. Eu fico todo orgulhoso e mando pra todo mundo. Muita gente tem elogiado o FM, o formato, a idĂ©ia... E isso Ă© muito legal.â FM: Os seus textos sĂŁo excelentes Eribaldo. Muito legais. Abraços.
"Oportunidade Profissional Terceiro Setor. Caros, Eis uma demanda profissional da MissĂŁo Ramacrisna, instituição muito sĂ©ria e de referĂȘncia no Terceiro Setor. Aproveitando sua rede de relacionamentos, peço a gentileza de divulgar uma vaga de SecretĂĄria Executiva para trabalhar na Ramacrisna em Betim. Uma pessoa com experiĂȘncia nessa função, conhecimento de informĂĄtica, que seja organizada e que tenha iniciativa. MissĂŁo Ramacrisna - 50 anos de MissĂŁo Cumprida. Tel: (31) 3596-2828. http://www.ramacrisna.org.br/. (Colaboração: Luciana)" FM: Valeu pela dica.
O SITE DO DIA SEGUINTE
O MinistĂ©rio da SaĂșde lançou uma campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissĂveis. Trata-se do site http://www.aids.gov.br/muitoprazer/index.php?q=alertar, por onde Ă© possĂvel enviar cartĂ”es virtuais anĂŽnimos avisando o parceiro (a) da descoberta em si de alguma doença sexual. Os cartĂ”es dizem: "Oi, nĂŁo sei se essa Ă© a melhor forma de dizer, mas descobri que tenho uma DST. Fui a uma unidade de SaĂșde e estou me tratando. VocĂȘ deveria fazer o mesmo". O site quer abranger as relaçÔes casuais em que os parceiros, embora raramente voltem a se encontrar, tenham trocado seus e-mails.
Fonte: Isto à - Edição 2076.
THE GUARDIAN â SITE DESTACA CAMPING POR CLIMA
O jornal britĂąnico dedicou um blog em seu site ao "acampamento climĂĄtico", instalado em Londres. Manifestantes se reĂșnem para pressionar polĂticos antes das negociaçÔes climĂĄticas de Copenhague.
Fonte: Primeira Chamada - 27/08/09.
Confira: http://www.guardian.co.uk/environment/2009/aug/26/climate-camp-london
BON VOYAGE!
I A verdade Ă© que a Grande Aventura, quando "ir era bom", virou um hediondo voo charter.
II Depois de viajar algumas vezes vocĂȘ constatarĂĄ, invejoso, que suas malas viajaram muito mais e foram a lugares muito mais interessantes do que vocĂȘ.
III Se vocĂȘ for assistir a uma tourada em Madri, sĂł compreenderĂĄ o significado da "hora da verdade" no momento em que verificar a conta do restaurante.
IV De repente vocĂȘ cai (toc!, toc!) num desses voos â pacote-econĂŽmico-ponto-a-ponto â tĂŁo miserĂĄveis que, na hora da pane no aviĂŁo, o comandante organiza uma raspadinha pra ver quem Ă© sorteado pros seis paraquedas.
V E nĂŁo fique preocupado em correr atrĂĄs de todas as obras de arte recomendadas por guias e crĂticos. Quem viu uma Capela Sistina viu todas.
VI Hå viagens "organizadas" tão horrendas que os passageiros ficam o tempo todo esperando que apareça um grupo terrorista se responsabilizando por elas.
VII Os burocratas brasileiros vivem chiando com a "mĂĄ imagem" que a mĂdia estrangeira faz do Brasil. NĂŁo seria mais esperto colocar no calendĂĄrio turĂstico os assaltos a velhos, pedofilia generalizada e balas perdidas?
VIII Em certas ĂĄguas do Oriente MĂ©dio invadidas pela indĂșstria petrolĂfera, a dĂșvida penetra na fĂ©: afinal, Cristo caminhou mesmo sobre as ĂĄguas ou passeou tranquilamente sobre a solidez da poluição?
IX Se vocĂȘ for veranear num desses belĂssimos Cayman, Bahamas et cetera, tenha muito cuidado ao cair nâĂĄgua. As ĂĄguas desses "paraĂsos fiscais", como sĂłi, estĂŁo infestadas de tubarĂ”es.
X Quando vocĂȘ estĂĄ numa estrada de paĂs latino do Terceiro Mundo (nĂŁo Ă© o nosso!) e o informante lhe diz que, para chegar "lĂĄ", vocĂȘ tem de tomar cuidado com a ponte meio destruĂda, desviar da lama que desce dos morros carregando casas, nĂŁo passar no vilarejo que sofre um surto de dengue e evitar a estrada em que criancinhas apedrejam carros para assaltar, Ă© que vocĂȘ compreende a sabedoria de sua vĂł: "Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz".
(Claro, se sua vĂł fosse viva saberia muito bem que mesmo em casa a paz foi pro brejo. Mas isso Ă© outra vaca.)
MillÎr (http://www2.uol.com.br/millor/) - Fonte: Veja - Edição 2127.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php