CRIATIVIDADE NO MARKETING
07/03/2012 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (ESPN STAR SPORTS)
English:
http://www.bestmediainfo.com/2012/03/espn-star-lines-up-shows-to-celebrate-international-womens-day/
The site:
http://www.espnstar.com/iwd/
A ESS - ESPN Star Sports vai celebrar as mulheres no esporte no Dia Internacional da Mulher 2012, em 8 de março. ESS vai homenagear atletas do sexo feminino através de uma combinação de programas de TV especiais e um novo site que apresenta o melhor das mulheres no esporte.
O site:
http://www.espnstar.com/iwd/
Mais detalhes:
http://www.bestmediainfo.com/2012/03/espn-star-lines-up-shows-to-celebrate-international-womens-day/
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Os LadrÔes de Tempo
*por Tom Coelho
âO tempo perdido nĂŁo se encontra nunca mais.â
(Benjamin Franklin)
No mundo corporativo, hå uma legião de ladrÔes de tempo, os chamados desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficåcia, comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo stress. Veja a seguir os principais fatores mapeados e se estão presentes em sua vida.
1. InterrupçÔes: significa que vocĂȘ tem valor, amigos ou detĂ©m informaçÔes de interesse dos outros. As interrupçÔes acontecem por telefone, e-mail ou visitam vocĂȘ pessoalmente. Para reduzi-las:
- aprenda a dizer NĂO e seja firme;
- atenda às pessoas em pé;
- mantenha a porta da sala fechada;
- continue escrevendo enquanto atende alguém;
- filtre telefonemas e e-mails;
- evite ser receptivo a visitantes inesperados;
- retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de terceiros;
- use as palavras mĂĄgicas: desculpe-me, por favor e por gentileza.
2. Comunicação Deficiente: ocorre quando responsabilidades e autoridade não estão definidas com clareza na empresa ou quando hå subordinados em excesso. A posologia consiste em:
- defina com clareza metas e objetivos;
- determine responsabilidades e atribuiçÔes;
- utilize linguagem simples, concisa e sem ambigĂŒidades;
- na dĂșvida, pergunte: procure fazer certo na primeira vez;
- forneça informaçÔes seguras para permitir tomada de decisão consistente e ação imediata;
- lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.
3. ReuniÔes: muitas são desnecessårias e agendadas sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para tornå-las produtivas:
- agende as reuniĂ”es com antecedĂȘncia;
- convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
- defina a pauta e comunique a todos com antecedĂȘncia;
- determine horĂĄrio de inĂcio e tĂ©rmino;
- mantenha a pauta e busque a objetividade;
- não permita interrupçÔes externas e mantenha celulares desligados;
- promova debates, tire conclusÔes, tome decisÔes e determine como agir;
- faça ata ou memorando com resumo da reunião constando a assinatura dos participantes;
- faça reuniÔes curtas em pé.
4. Telefone: imprescindĂvel na vida moderna, constitui-se no maior vilĂŁo das interrupçÔes e, por conseguinte, numa das fontes mais significativas de desperdĂcio de tempo. Algumas dicas:
- reserve horårios para fazer e receber ligaçÔes;
- relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
- prepare-se para cada uma das ligaçÔes, munindo-se previamente de informaçÔes;
- identifique-se no inĂcio da ligação â as pessoas nĂŁo sĂŁo obrigadas a reconhecer sua voz;
- deixe recados claros e concisos;
- concentre-se em ouvir a pessoa com quem estiver falando, evitando desviar a atenção;
- nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal ou nĂŁo desejar fazĂȘ-lo;
- nada de desculpas ou mentiras: use da honestidade dizendo que nĂŁo pode atender naquele momento;
- encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.
5. Celular: na mesma proporção em que agiliza as comunicaçÔes, também atua como agente de interrupçÔes, invadindo inclusive sua privacidade. SugestÔes para otimizar seu uso:
- desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa que exija concentração;
- mantenha-o em vibracall para atender urgĂȘncias;
- utilize o olho mågico para selecionar as ligaçÔes que merecem ser atendidas;
- recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as ligaçÔes em horårios pré-determinados;
- grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
- considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho apenas para emergĂȘncias, mas divulgue o nĂșmero com seletividade;
- evite atendĂȘ-lo quando estiver em casa.
6. E-mail: substitui o telefone com objetividade. Entretanto, quando utilizado sem critério, torna-se fonte de interrupçÔes, mal-entendidos e até disputas judiciais. Formas de gerenciå-lo:
- instale um serviço anti-spam;
- baixe suas mensagens no måximo quatro vezes por dia em horårios pré-definidos;
- responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo para fazĂȘ-lo;
- utilize o subject (assunto) para classificar as mensagens;
- organize pastas diversas para arquivamento;
- crie regras de mensagens;
- tenha uma assinatura eletrĂŽnica;
- utilize um corretor ortogrĂĄfico.
7. Internet e Intranet: são instrumentos importantes para acelerar a comunicação e busca de informaçÔes. Mas vale lembrar que, às vezes, pode ser mais eficiente caminhar até a estação de trabalho de seu colega. Além disso:
- avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores como ICQ e Messenger;
- tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e recebimento de mensagens;
- atenção com os sites navegados em virtude do risco de vĂrus e spys (programas espiĂ”es);
- solicite suporte ao responsåvel pela manutenção da rede caso note alguma irregularidade;
- deixe de assinar e-zines e não autorize a divulgação de dados seus ou da empresa.
Decerto hĂĄ outros fatores de desperdĂcio de tempo que poderĂamos relacionar. Mas atentando para estes sete aspectos, Ă© certo que sua produtividade pessoal aumentarĂĄ.
E esteja sempre a postos para a ocorrĂȘncia de imprevistos. Eles sĂŁo imponderĂĄveis, por isso, deixe espaço em sua agenda para contratempos. Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: âe se...â.
27/02/2007 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização atravĂ©s do e-mail talento@tomcoelho.com.br.
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/
Inovação, palavra de ordem no Século XXI.
Por Adm. Marizete Furbino
âA melhor maneira de prever o futuro Ă© criĂĄ-loâ.
(Peter Drucker)
Para enfrentar os concorrentes e como medida preventiva, evitando-se assim, a prĂłpria degolação, torna-se necessĂĄrio que, pequenas e mĂ©dias empresas, alĂ©m de valorizar seus recursos humanos, invistam cada vez mais nos mesmos, para que estes possam atuar com muita criatividade e inovação, trabalhando em prol da melhoria contĂnua, propiciando assim, que a empresa nĂŁo sĂł melhore cada vez mais produtos/serviços, mas, aumente sua produtividade, obtenha maior lucratividade e faça o diferencial no mercado, mantendo-se competitivas, garantindo assim, sua sobrevivĂȘncia de forma sustentĂĄvel.
Sabedor de que conhecimento, inovação e criatividade, sĂŁo 03 pilares imprescindĂveis para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, uma vez que traz consigo maior produtividade, eficiĂȘncia e eficĂĄcia nas açÔes, o empreendedor investe cada vez mais, e assim, consegue conquistar o sucesso e nĂŁo sĂł sobreviver, mas permanecer neste mercado globalizado, onde a competitividade Ă© demasiadamente acirrada.
Uma empresa que nĂŁo inova estarĂĄ fadada ao fracasso. A inovação Ă© fator sine-qua-non de sucesso. AtravĂ©s da inovação a empresa tem maior probabilidade de oferecer ao mercado produtos e serviços mais atrativos, destacando-se, sendo lĂder no que faz , fazendo-se assim o diferencial.
A inovação advĂ©m de um pensamento criativo e aparece atrelada a exploração de uma idĂ©ia, que resulta no melhoramento de produtos/serviços jĂĄ existentes e/ou na criação de novos produtos/serviços, muitas vezes, decorrentes do arrocho financeiro que as pequenas e mĂ©dias empresas vivem, gerando o rebento denominado lucratividade e tendo como resultado, maior produtividade, sobrevivĂȘncia sustentĂĄvel, vantagem competitiva e maior permanĂȘncia no mercado.
Inovar sempre Ă© preciso, pois, diante de tantas dificuldades e entraves existentes na vida da pequena e mĂ©dia empresa, a inovação vem de encontro Ă sobrevivĂȘncia e permanĂȘncia da empresa no mercado, uma vez que alĂ©m de agregar valor ao produto e /ou serviço, produz um impacto significativo na qualidade, no preço do produto e/ou serviço prestado, bem como na receita da prĂłpria empresa, gerando mudança substancial na estrutura de mercado, tornando-se assim, um diferencial competitivo.
Através da inovação as empresas de pequeno e médio porte, realizam novas parcerias, agregam valor aos seus produtos/serviços, ganham mercado, receita e vantagem competitiva de médio e longo prazo, o que propicia à mesma sustentabilidade, neste mercado altamente competitivo.
Criatividade e inovação fazem parte da base de sustentação de qualquer empresa do séc. XXI e requer muita vontade, entusiasmo, dedicação, comprometimento e envolvimento.
A inovação se tornou uma ferramenta indispensĂĄvel Ă s empresas do sĂ©culo XXI e a ausĂȘncia de capacidade inovadora, alĂ©m de constituir um entrave sĂ©rio na vida de qualquer empresa, compromete a mesma, ditando seus dias de vida no mercado.
20/10/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa, Coach, Professora, Articulista, Colunista , Escritora e Palestrante. Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br. Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
PROFESSOR X
EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE
Minha mĂŁe costumava dizer que os "filhos sĂŁo nossa obra-prima". JĂĄ meu pai, mais pragmĂĄtico, falava sempre que "difĂcil, na vida, Ă© educar os filhos; a gente dĂĄ um jeito no resto". Como fazer da difĂcil tarefa de educar os filhos uma obra-prima?
A globalização, o acesso às informaçÔes em tempo real e a velocidade das mudanças nos deixam atÎnitos e paralisados, sem respostas assertivas para orientar nossa conduta em relação aos filhos.
O padrĂŁo de sociedade que construĂmos estĂĄ na raiz de questĂ”es com as quais nĂłs, pais e educadores, nos deparamos. Uma sociedade na qual as relaçÔes sĂŁo baseadas em consumo e aparĂȘncias, afetando o respeito ao outro na sua diferença e a vida do planeta como um todo.
Em uma sociedade em que o consumo Ă© o eixo em torno do qual se desenvolvem toda a economia e os valores, o "ter" se sobrepĂ”e ao "ser" de forma avassaladora. Ă difĂcil trilhar um caminho inverso.
Somos valorizados pelo que aparentamos ou temos, o que torna vazias as formas de interação social.
Sem nos darmos conta, principalmente nas grandes cidades, acabamos nĂŁo tendo tempo para conhecer as pessoas, nem mesmo aquelas Ă nossa volta. NĂŁo sabemos mais como cultivar a convivĂȘncia jogando conversa fora ou buscando uma reflexĂŁo que nos tire do lugar-comum, do superficial pasteurizado da comunicação de massas e das mĂdias sociais.
Na semana passada, em entrevista a uma revista semanal, a escritora americana Rosalind Wiseman, especialista em "bullying", destacou a dificuldade dos pais em impor limites aos filhos. Ela afirma que, muitas vezes, os pais se colocam como cĂșmplices dos filhos, nĂŁo sĂł defendendo-os de forma incondicional, como tambĂ©m dando o mau exemplo em casa.
Como esperar que crianças e jovens sejam solidĂĄrios e abertos Ă diversidade cultural e social, se em casa somos intolerantes, preconceituosos e autoritĂĄrios? Como construir relaçÔes sociais mais consistentes e verdadeiras, se incentivamos de forma exagerada nossos filhos a usarem grifes e, sobretudo, valorizamos amizades relacionadas a prestĂgio e poder?
Vivemos um momento de transição para um paradigma em que a sustentabilidade deve ser o eixo da nova sociedade. E precisamos educar nossos filhos orientados por essa concepção, pois esse serĂĄ o mundo em que eles irĂŁo viver. Um mundo onde a interdependĂȘncia entre o ser humano e seu entorno, assim como a inter-relação entre o local, o regional e o global sĂŁo premissas bĂĄsicas.
Somos cidadãos planetårios e por isso o "cuidado", ao lado do diålogo, da diversidade cultural e da cooperação, passa a ser um valor fundamental em todos os setores: economia, cultura e educação. Precisamos aprender a cuidar de nós mesmos, do outro e do ambiente em que vivemos. A globalização e as novas tecnologias nos conectaram uns aos outros e abriram novas formas de ser, pensar, sentir e agir.
Consumo responsĂĄvel, alimentação saudĂĄvel, respeito Ă s diversidades, saber ouvir e participar da vida social e polĂtica, criatividade e inovação poderĂŁo ser os novos pilares da sociedade contemporĂąnea -e o Brasil tem todas as condiçÔes para trilhar esse caminho.
Resta saber se teremos a maturidade e as condiçÔes para a construção e a afirmação de novos valores. Papel esse que é de toda a sociedade, mas, sobretudo, é responsabilidade dos pais.
Pesquisas e a experiĂȘncia de instituiçÔes e profissionais que trabalham com jovens mostram que, para eles, a famĂlia Ă© a instituição de maior valor, o seu porto seguro. Sobretudo para jovens de baixa renda, a mĂŁe Ă© a grande referĂȘncia em suas vidas.
Portanto, faço aqui um convite para refletirmos sobre que educação queremos dar aos nossos filhos, para que vivam a contemporaneidade que o século 21 nos impÔe.
Maria Alice Setubal, doutora em psicologia da educação (PUC-SP) e presidente dos Conselhos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitåria, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Democracia e Sustentabilidade. - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/03/12.
PUC-SP - http://www.pucsp.br/
Fundação Tide Setubal - http://www.fundacaotidesetubal.org.br/
Instituto Democracia e Sustentabilidade - http://www.ideasbr21.org/
PROFESSORA PASQUALINA
PRĂMIO PORTUGAL TELECOM
EstĂŁo abertas atĂ© dia 25 deste mĂȘs as inscriçÔes para o PrĂȘmio Portugal Telecom de Literatura em LĂngua Portuguesa 2012. No ano em que o prĂȘmio completa dez anos de existĂȘncia, o regulamento abre espaço para trĂȘs categorias: romance, poesia e conto/crĂŽnica. AlĂ©m disso, o valor dos prĂȘmios tambĂ©m aumentou: de um total de R$ 150 mil para R$ 200 mil. As inscriçÔes devem ser feitas pelo site www.premioportugaltelecom.com.br.
Lupa - Fonte: O Tempo - 05/03/12.
LITERATURA: OBRA DE ISABEL ALLEND TERĂ FORMATO DIGITAL
Doze livros da escritora chilena Isabel Allende sairĂŁo pela primeira vez em formato digital. Os leitores poderĂŁo conferir, em espanhol, tĂtulos como "Contos de Eva Luna", "O Plano Infinito" e "Retrato em SĂ©pia", por atĂ© US$ 7 (cerca de R$ 12). As obras podem ser adquiridas no site http://leer.es/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/03/12.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php