FALANDO EM ILUSTRAÇÃO
26/09/2008 -
FALOU NO FM? TÃ FALADO!
CEIA JEDI
Site of Eric Deschamps: http://www.ericdeschamps.com/
A imagem não é exatamente nova, mas nunca tinha visto. Os muito religiosos que desculpem, mas esta Última Ceia jedi ficou muito legal. Foi feita pelo artista Eric Deschamps.
Confira o magnÃfico trabalho do ilustrador Eric Deschamps: http://www.ericdeschamps.com/
Renata Leal - Fonte: http://bombounaweb.com.br/.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Olá, possuo nÃvel superior, mas não exerço minha profissão. Gostaria de ingressar na profissão de comissário de bordo. Acabei de completar 29 anos. Isso atrapalharia na hora de conseguir ser contratado, já que vi no site que a idade limite é 28 anos? Desde já, agradeço a atenção." FM: Consultamos um Comissário de bordo e obtivemos o seguinte comentário: "Com relacao à idade, hoje isso não está sendo levado em consideração, pois até pouco tempo atrás, eles estavam pegando comissários quase aposentados da Varig. Então, acredito que é melhor desconsiderar essa informacao. Hoje em dia, as companhia aéreas só estão aceitando CV's via internet. É só entrar nos sites e enviar".
"Boa tarde! Segue abaixo nova lei do estagiário como sugestão de notÃcias para colocar no site." FM: Sugestão aceita. Está disponÃvel na coluna "Fazendo Direito".
"Vocês gostam de ouvir músicas pela internet enquanto trabalham? Uma opção é clicar neste site abaixo, que contém muitos CD´s e que não deixa de ser uma opção. Este é, de fato, um presentão. São 1001 CD´s! http://www.radio3net.ro/1001/. Você pode até escolher e ouvir o CD todo. Talvez seja o melhor site no gênero na Internet. 1-Ao colocar a setinha do mouse no nome do CD, a capa do disco aparece; 2-Clicando no nome do disco, aparece a relação das faixas que podem ser ouvidas. 3-Clicando na bolinha branca e preta do lado direito do nome da faixa, aparece uma nova janela com a letra da música. Enfim, o site é realmente imperdÃvel! (Colaboração: A.M.B.). FM: Valeu! Já estamos preparamos essa edição, curtindo um som!
"Vocês têm desses "brinquedos fofinhos"? Não? Ótimo. ENTÃO NÃO COMPRE. O "brinquedo fofinho" é feito com a pele arrancada a faca de cães e gatos domésticos, mortos a pauladas - a pele é arrancada mesmo com os animais ainda vivos. Anualmente, mais de 2 milhões de cães e gatos são massacrados na China para retirada de suas peles para fabricar esses "brinquedos fofinhos". Como o ser humano pode se chamar de humano? DIVULGUEM ESSA ATROCIDADE. (Colaboração: Shirley - Caraguatatuba-SP). FM: Confiram a foto em http://www.havesometea.net/MadTeaParty/archives/714.
"Eis o lado bom da chuva de granizo em BH.....kkkkkk" FM: Tão bom que a foto está no "Cantinho do Humor". Confira!
"Novo acordo ortográfico da Lingua Portuguesa. Informações úteis... Vcs provavelmente já tem este... but just in case you don't... Abraço." FM: É sempre bom lembrar. DisponÃvel em "Nossos Colunistas" - Professora Pasqualina.
"Piada para FM. Vi esta e achei engraçada...." FM: Boa... Já tá lá no "Cantinho do Humor" (Proteção).
LUCRO VERDE - SOLUÇÕES SUSTENTÃVEIS GERAM LUCRO
No contexto das mudanças climáticas, que atraem a atenção não só de ambientalistas mas também de consumidores conscientes, empresários aproveitam para achar oportunidades que unam a sustentabilidade ambiental à econômica.
Os negócios baseados em ecossoluções estarão entre os mais promissores pelos próximos sete anos, segundo estudo realizado pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que será divulgado até o fim do mês.
O empreendedor Aires de Freitas já encontrou seu nicho nesse mercado. Sua empresa, a Air Plast, produz um material chamado PET micronizado, polÃmero feito a partir de garrafas de plástico que pode ser usado para a fabricação de colchões, estofamento e calçados.
A Air Plast produz cerca de 700 toneladas de PET micronizado por mês e vende o quilo a R$ 3,35. Na empresa, trabalham 12 funcionários.
Para o empresário, antes de optar por um negócio baseado na sustentabilidade do planeta, é preciso pensar na sustentabilidade econômica.
"A preservação ambiental só funciona se está aliada a um retorno financeiro", opina. "Não é altruÃsmo, é um negócio."
Oportunidades: Segundo Marcelo Dini, gerente de inovação e acesso à tecnologia do Sebrae-SP, a gestão ambiental é cada vez mais urgente. Além de ter importância climática, ela pode representar um diferencial competitivo para o negócio.
A instituição lançou neste ano a cartilha "Mudanças Climáticas e Oportunidades de Negócios para Pequenas Empresas", que passa noções gerais do tema e sugere nichos.
O documento está disponÃvel para "download" em www.sebrae.com.br/inovacao, no link "meio ambiente".
Para atuar nesse segmento ainda não há receitas de sucesso, segundo os especialistas ouvidos pela Folha.
"Todas as estratégias estão apenas começando a ser utilizadas", ressalta Fernanda Borger, professora de responsabilidade social corporativa da Business School São Paulo.
Para os interessados no setor, porém, Borger dá um conselho: ter paciência. "É um processo lento, e as empresas que investiram nele há dois anos estão começando a colher os frutos agora", destaca.
Diogo Bercito - Fonte: Folha de S.Pasulo - 21/09/08.
CONDENSADORES URBANOS
MCB e Universidade Mackenzie lançam livro e DVD de Igor Guatelli sobre a ocupação do baixio do Viaduto do Café.
Lançamento e debate: 30 de setembro, às 19h30, com participação de Igor Guatelli, da professora doutora Lizete Maria Rubano e do professor doutor Antonio Carlos Sant'Anna Jr, todos da FAU-Mackenzie.
O Museu da Casa Brasileira e a Universidade Presbiteriana Mackenzie lançam o livro e o DVD intitulados "Condensadores Urbanos - Baixio Viaduto do Café Academia Cora_Garrido", de autoria de Igor Guatelli, professor da FAU-Mackenzie e doutor pela USP. O estudo trata de uma situação peculiar em São Paulo, a ocupação do Viaduto do Café, no bairro Bela Vista, por uma academia de boxe e atividades culturais comunitárias, com o objetivo de pensar relações possÃveis entre arquitetura e cidade.
O DVD (30 minutos) contém entrevistas e filmagens de três viadutos da cidade de São Paulo e seus baixos, que foram ocupados e hoje abrigam atividades de interesse social, em um processo que evidencia a força do urbanismo informal. São eles o Viaduto do Café, na Bela Vista; o Alcântara Machado, no Glicério; e o João Moura, em Pinheiros. É como se houvesse uma parceria não explÃcita entre voluntários urbanos e a prefeitura, explica Igor Guatelli. Os baixos dos viadutos são espaços residuais urbanos, que não geram interesse mercadológico, mas que acabam ativados e se constituindo em algo por intermédio de ações efetivas e potentes de alguns atores, inquilinos dessas áreas.
Além do livro e do DVD, Igor Guatelli também fez um projeto arquitetônico para o Baixio do Viaduto do Café. Segundo ele, a partir de uma ação informal de grande concentração de desejo e potência, busca-se refletir sobre as potencialidades de uma associação entre o que podemos entender como a constituição de uma verdadeira máquina social e uma proposta arquitetônica que visa o fortalecimento dessa ação.
O ex-boxeador Nilson Garrido e sua mulher Cora Batista criaram a Academia de Boxe Cora Garrido, localizada sob o Viaduto do Café, em São Paulo, a partir de um trabalho voluntário e de um desejo de construir algo. Criaram um espaço singular que não se ajusta ao que parece ser adequado a um lugar como esse. Constituem ali um equipamento que funciona como um centro de compartilhamento.
Pleiteando registro para atuar como uma ONG, Garrido e Cora procuraram estabelecer, em acordo verbal, uma parceria com o poder municipal para disseminar suas praças por outros locais. No projeto arquitetônico de Igor Guatelli, mais do que projetar formas ou programar irremediavelmente um espaço, procura-se evidenciar, desenhar e aprimorar as linhas de força já presentes no território.
Diz Igor Guatelli em seu livro que re-territorializações como diferimento, como processo contÃnuo de diferenças, em uma perspectiva sempre de superação das representações ou do que parece ser próprio e ajustado a determinado lugar. Segundo ele, esse processo de diferimento e superação eterna poderia ser estimulado por uma arquitetura que fosse capaz de assimilar e registrar as solicitações externas e, ao mesmo tempo, não se ajustar ou moldar-se conforme uma ou outra solicitação especÃfica.
TÃtulo: Condensadores Urbanos - Baixio Viaduto do Café Academia Cora_Garrido.
Autor: Igor Guatelli
Edição: MackPesquisa
86 páginas, 21X23cm, brochura bilÃngüe português e inglês, ilustrado, fotos, mais um DVD (30 minutos), embalados numa caixa
português, 2008
Preço de capa: Gratuito com distribuição no dia do lançamento e também em universidades e órgãos públicos
Serviço
Lançamento e debate: 30 de setembro, às 19h30, com participação de Igor Guatelli, da professora doutora Lizete Maria Rubano e do professor doutor Antonio Carlos Sant´Anna Jr., todos da FAU- Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Entrada: gratuita, 200 vagas Site: www.mcb.sp.gov.br
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705
Tel. 11 3032-3727 – Jardim Paulistano São Paulo
Acesso a portadores de deficiência fÃsica
Classificação indicativa: livre
Estacionamento: R$ 10,00
Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243/0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana
email: menezescom@uol.com.br
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
menezescom@uol.com.br
REVISTAS ELETRÔNICAS EM PAUTA: ARQUITETURA E URBANISMO
É tema de encontro no Museu da Casa Brasileira, realizado em parceria com a Universidade São Judas Tadeu e apoio do Consulado Honorário do Chile em Campinas.
Data: 2 de outubro, das 14h às 22h
O Museu da Casa Brasileira e o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu (USJT), com apoio do Consulado Honorário do Chile em Campinas, realizam no dia 2 de outubro, das 14h à s 22h, um encontro intitulado Revistas Eletrônicas em pauta: Arquitetura e Urbanismo, com coordenação de Marta Bogéa e Kátia Teixeira. Das 14h à s 17h, haverá uma mesa-redonda com editores de sites de arquitetura e urbanismo; das 19h à s 22h, palestras de Ricardo Greene, da revista chilena Bifurcaciones; e de AbÃlio Guerra, do site Vitruvius.
A mesa-redonda e as palestras irão abordar a crescente importância das revistas eletrônicas na divulgação e no debate da Arquitetura e do Urbanismo. Novas nessa especialidade, esta mÃdia tem peculiaridades, aspectos distintos e significativos em relação ao veÃculo impresso em papel.
Programação
Mesa-redonda, das 14h às 17h, com os seguintes participantes:
Mediador: Paulo de Assunção
Gestão e Tecnologia de Projetos, e Risco
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP)
Márcio Minto FabrÃcio - Gestão e Projetos
Fábio Lopes de Souza Santos - Risco
www.risco.eesc.usp.br;
www.arquitetura.eesc.usp.br/jornal/index.php/gestaodeprojetos
São as revistas cientificas da EESC, editadas em associação com outras instituições de ensino, como Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Risco, em transformação da edição em papel para revista eletrônica.
mdc - mÃnimo denominador comum (independente, Belo Horizonte)
Danilo Macedo Matoso
www.mdc.arq.br
arq.urb (USJT-SP)
Kátia Azevedo Teixeira - a nova revista da USJT, lançada por ocasião desse encontro.
Maria Alzira Brumm Lemos
Jornalista, doutora em Comunicação e Semiótica, assessora de Comunicação. Faz parte do Conselho consultivo de algumas importantes revistas eletrônicas, como TriploV.
Palestras, das 19h às 22h
Mediador: Luis Octávio da Silva
Bifurcaciones (revista chilena)
Ricardo Greene www.bifurcaciones.cl
Sociólogo, professor de Desenvolvimento Urbano e pesquisador audiovisual. É um dos membros fundadores do projeto Bifurcaciones. Chileno, vive atualmente em Buenos Aires para fazer o trabalho de campo para seu Doutorado em Antropologia Visual, no Goldsmiths College, Universidade de Londres.
Vitruvius
AbÃlio Guerra www.vitruvius.com.br
Arquiteto pela FAU PUC-Campinas, mestre e doutor em História pelo IFCH Unicamp, AbÃlio Guerra é professor da FAU Mackenzie. Editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora, e editor, durante toda sua existência, da revista Óculum, publicada pela FAU PUC-Campinas.
Serviço
Workshop - Revistas Eletrônicas em pauta: Arquitetura e Urbanismo
Data: 2 de outubro, das 14h às 22h
Entrada: gratuita, 150 vagas, por ordem de chegada
Site: www.mcb.sp.gov.br
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705
Tel. 11 3032-3727 – Jardim Paulistano São Paulo
Acesso a portadores de deficiência fÃsica
Classificação indicativa: livre
Estacionamento: R$ 10,00
Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243/0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana
email: menezescom@uol.com.br
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
menezescom@uol.com.br
SUSTENTABILIDADE URBANA
Quais os pequenos gestos que podem mudar o planeta?
A resposta para esta questão estará no debate sobre Sustentabilidade Urbana a ser realizado no Centro Cultural Alumni com participação de MaurÃcio Waldman e Nina Orlow
Data: 30/9, café com bate-papo às 19h30, debate das 20h às 22h Gratuito
Local: Centro Cultural Alumni - Rua Brasiliense, 65 Chácara Sto. Antônio
A Alumni, entidade binacional destinada a promover a integração entre o Brasil e os Estados Unidos por meio de programas de ensino, cultura e responsabilidade social, dá continuidade ao ciclo Contemporary Boutique com um debate sobre Sustentabilidade Urbana. A proposta é analisar o crescimento dos centros urbanos e os problemas sociais que acabam impulsionando o desequilÃbrio ambiental. Os debatedores serão o ambientalista MaurÃcio Waldman e a arquiteta Nina Orlow, que falarão sobre as pequenas mudanças capazes de gerar grandes transformações no nosso planeta, o que está sendo feito para diminuir este impacto no meio ambiente, qual o papel de cada indivÃduo na preservação ambiental e como podemos contribuir com estas ações. A mediadora será Marilena Fernandes, professora da Associação Alumni.
MaurÃcio Waldman, formado em sociologia, antropologia e geografia na USP, é autor de vários livros, entre os quais Ecologia e Lutas Sociais no Brasil (Contexto, 1992) e Meio Ambiente e Antropologia†(Senac, 2006). É professor da Pós-Graduação em Gestão Ambiental na PUC-MG, titular das disciplinas Desenvolvimento no Século XXI: Questões Ambientais da Sociedade Contemporânea e Repensando os ResÃduos Sólidos: Aspectos Técnicos, Sociais e Ambientais. Atua na questão ambiental desde meados dos anos 70. É um dos veteranos da Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (Apedema, SP). Waldman colaborou com Chico Mendes e esteve presente em várias organizações, dentre as quais o Comitê de Apoio aos Povos da Floresta de São Paulo. Sua trajetória como ambientalista firmou-se em três esferas: como ativista social, na administração pública e no meio acadêmico. É filiado à Associação Global de Desenvolvimento Sustentado (SP).
Nina Orlow - Arquiteta pela FAU-USP, trabalha com arquitetura e urbanismo na área social. Em 2004 começou a participar das reuniões da Rede das Agendas 21 Locais, o principal documento da Rio 92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada no Rio de Janeiro. Seu nome se refere à s preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. A Agenda 21 foi assinada por 170 paÃses, inclusive o Brasil. Após ter cursado pós-graduação em Gestão Ambiental, no Senac, Nina despertou para as inúmeras possibilidades de agregar o seu trabalho na área sócio-ambiental. Trabalhou como educadora ambiental no Programa de Coleta Seletiva no MunicÃpio de São Paulo. Participa de várias iniciativas que integram os interesses de sustentabilidade, como o Movimento Nossa São Paulo. Também é artesã do vidro e tem como objetivo, através da arte, divulgar a importância da reciclagem e da coleta seletiva.
Serviço
Debate: "Sustentabilidade Urbana"
Data: 30/9, café com bate-papo às 19h30, debate das 20h às 22h Gratuito
Inscrições: Tel. 11 5644-9733 E-mail cultural@alumni.org.br
Número de vagas: 180 Site: www.alumni.org.br
Classificação indicativa: livre
Colabore com o GAS (Grupo Alumni de Solidariedade) levando 1 kg de alimento não-perecÃvel.
Local: Centro Cultural Alumni Rua Brasiliense, 65 Chácara Santo Antônio
Acesso a portadores de deficiência fÃsica.
Estacionamento com manobrista, gratuito
Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 3815-0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana menezescom@uol.com.br
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
menezescom@uol.com.br
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php