"HERROS EM NOTĂCIA"
29/10/2009 -
A JENTE HERRAMOS
O ABRAĂO CORPORATIVO (CORPORATE HUG)
Corporate Hug: http://abracocorporativo.com.br/blog/
Starsuckers: http://www.guardian.co.uk/media/2009/oct/14/starsuckers-tabloids-hoax-celebrities
Na era da tecnologia, a informação se propaga com tal velocidade que muitas vezes nem sabemos de onde ela veio. Blogs citam sites, que repercutem twitters, que remetem para vĂdeos disponĂveis no YouTube. Ă uma corrente que, volta e meia, acaba na imprensa tradicional, na qual a competição exacerbada e a premĂȘncia pela publicação da notĂcia podem induzir a erro. O tema, de relevĂąncia mundial, Ă© o debate central de dois documentĂĄrios, um brasileiro e outro inglĂȘs, que estreiam na quartafeira 28 em dois festivais de cinema.
Em "O Abraço Corporativo", concorrente da 33ÂȘ Mostra Internacional de Cinema, em SĂŁo Paulo, o consultor de recursos humanos Ary Itnem ("mentira" ao contrĂĄrio) concede uma sĂ©rie de entrevistas a jornais, revistas e emissoras de tevĂȘ e rĂĄdio falando da importĂąncia do abraço nas empresas. Ele diz ser o representante na AmĂ©rica Latina da Confraria BritĂąnica do Abraço Corporativo. Mas Itnem nĂŁo existe. Nem a associação da qual afirma fazer parte. "Criamos um sujeito com respostas na ponta da lĂngua, garantindo credibilidade", diz o ator Leonardo Camillo, que viveu o personagem. Uma das estratĂ©gias de divulgação foi Camillo andar na avenida Paulista com uma placa que dizia: "DĂĄ um abraço?" Foi o chamariz para a imprensa."A ideia era mostrar o quanto alguĂ©m com um discurso clichĂȘ consegue espaço na mĂdia", diz Ricardo Kauffman, diretor do filme.
A urgĂȘncia em saber detalhes Ăntimos da vida dos famosos levou o cineasta Chris Atkins a criar um documentĂĄrio crĂtico aos tabloides ingleses. O filme "Starsuckers" (algo como "Aproveitadores de Estrelas"), que serĂĄ apresentado no 53Âș Festival de Cinema de Londres, prova que esse tipo de jornal nĂŁo estĂĄ preocupado em saber a procedĂȘncia de uma informação. Atkins e sua equipe fizeram ligaçÔes para os tabloides repassando notĂcias falsas sobre celebridades. Entre as histĂłrias publicadas estĂĄ a da cantora Amy Winehouse, que teria tocado fogo em sua cabeleira. Os jornais nem pediam o nome do informante e chegavam a oferecer 600 libras por novidade, mas a equipe nĂŁo aceitava o dinheiro. "O fascinante de fazer esse trabalho foi provar como hĂĄ mentira nos tabloides", afirma Atkins.
Uma das provas de que a imprensa acaba rendida em algumas situaçÔes foi a história do menino americano que estaria voando sozinho em um balão pelo céu do Colorado, nos Estados Unidos, hå duas semanas.
Suzane G. Frutuoso - Fonte: Isto à - Edição 2085.
Mais abraços: http://abracocorporativo.com.br/blog/
Starsuckers: http://www.guardian.co.uk/media/2009/oct/14/starsuckers-tabloids-hoax-celebrities
VAMOS AO TRABALHO...
Um assessor palaciano fez a conta: a crer na agenda prĂ©via de Lula para novembro, o presidente passarĂĄ apenas 6 dias e meio do mĂȘs que vem em BrasĂlia.
Painel â Renata Lo Prete - Fonte: Folha de S.Paulo â 30/10/09.
FORA DA LEI
Quando a PM do Rio sobe um morro e mata um cidadĂŁo, informa que se tratava de um "suspeito". Recentemente, sĂł em um dia foram sete. "Suspeito" de quĂȘ? Quando dois PMs (um deles oficial) sĂŁo filmados coletando os tĂȘnis e a jaqueta de uma pessoa que acaba de ser assassinada, eles continuam na corporação. Ă a lei. NinguĂ©m quer que se imponha um rito sumĂĄrio oportunista Ă dupla filmada. Pede-se apenas que nĂŁo se matem "suspeitos". Ă a lei.
Elio Gaspari (http://www.submarino.com.br/portal/Artista/80141) - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/10/09.
QUER SUBIR NA VIDA? SEJA MAU
No more Mr. Nice Guy. Pesquisadores da Universidade de Essex (Inglaterra) analisaram a personalidade de 3 mil homens e descobriram que aqueles considerados legais, gente fina, ganhavam em mĂ©dia 6% a menos do que colegas de nĂvel equivalente - que tinham comportamento mais agressivo e predatĂłrio.
CiĂȘncia Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Super Interessante - Edição 270.
Universidade de Essex - http://www.essex.ac.uk/
PROPAGANDA ENGANOSA
Depois de virar notĂcia pelo mundo, a queda de um meteorito na LetĂŽnia foi desmentida por geĂłlogos e, mais tarde, assumida como farsa por uma empresa de telecomunicaçÔes, que cavou o buraco como parte de uma campanha publicitĂĄria para promover o nome do paĂs.
Fonte: Folha de S.Paulo â 27/10/09.
INĂTIL - COMPROU, ENCOSTOU
Atire o primeiro descascador de frutas quem nunca se frustrou depois de uma compra por impulso; veja uma lista de coisas que Ă primeira vista parecem incrĂveis, mas no fim das contas, nĂŁo servem pra nada. Cada pessoa tem a sua prĂłpria lista de experiĂȘncias de consumo frustrantes; que esta seleção sirva de referĂȘncia para vocĂȘ evitar compras por impulso e acĂșmulo de tralhas sem utilidade.
UtensĂlio com multifunçÔes
Louca por produtos de cozinha, a empresĂĄria Mirian Gotfryd, 58, foi uma das infelizes proprietĂĄrias das facas Guinsu. O cabo de uma delas caiu na primeira vez que usou o produto.
Reincidente, ela confessa que compra tudo que aparece e nĂŁo usa nada. As engenhocas acabam indo para o "buraco negro", como diz: duas gavetas cheias de equipamentos ociosos e quinquilharias. "Acho que compro porque sonho em ter uma casa superorganizada.
Quem sabe quando eu me aposentar. "A empresåria se deixou seduzir por um eletrodoméstico que oferece centenas de funçÔes. "Pica, descasca, bate, espreme...Não consegui nem montar quando cheguei em casa.Tinha tantas lùminas que acabei desistindo."
Aparador de pelo de nariz
O arquiteto AntĂŽnio Ferreira Jr, 49, jĂĄ encostou vĂĄrios aparadores de pelo do nariz. Seu museu tem trĂȘs modelos com histĂłrias iguais: funcionaram na primeira vez, depois começaram a machucar e finalmente foram aposentados por incapacidade.
A outra coleção inĂștil de Ferreira Ă© a de barbeadores. Ele compra qualquer coisa que prometa facilitar a tarefa de fazer a barba. AtĂ© agora, afirma, nada funcionou direito. As mĂĄquinas sempre puxam e arrancam fios, chegando a provocar irritação na pele. No final, ele acaba usando as lĂąminas tradicionais.
Mas o arquiteto nĂŁo desiste. Diz estar de olho em um novo equipamento que custa quase R$ 1.000. "Ă tĂŁo caro que tem que funcionar", afirma. Um raciocĂnio ilusĂłrio, comum entre consumidores de bobagens: ou o objeto Ă© tĂŁo barato que, se falhar, tudo bem,ou Ă© tĂŁo caro que deve funcionar.
Misturador de capuccino
Em uma loja de utilidades domĂ©sticas, quem pisca para vocĂȘ Ă© um micromixer a pilha, tĂŁo gracioso, parece miniatura. VocĂȘ pergunta Ă vendedora para que serve aquilo.NĂŁo serve para nada, Ă© claro, mas ela vai responder que se trata de um misturador de capuccino.
Pensou que seus problemas acabaram, que nunca mais vai servir a bebida com pelotas de pĂł grudadas na xĂcara? Sonho seu. A engenhoca quebra fĂĄcil.
Rolo de adesivo para tirar pelos
Parece uma Ăłtima ideia, desde que vocĂȘ nĂŁo tenha gatos em casa. Um rolinho de papel aderente custa cerca de R$ 12 e nĂŁo dĂĄ conta do serviço. O refil sai por R$ 10 e tambĂ©m acaba em um minuto, dependendo da quantidade de pelos que seu felino solta.Uma alternativa Ă© comprar um rolo daquela fita adesiva larga, marrom, usada para fechar caixa de papelĂŁo.Ă mais barata e dura muito mais (o pacote com cinco rolos custa, em mĂ©dia,R$ 10). Ă sĂł enrolar a fita na mĂŁo e passar na roupa.
Seladora a vĂĄcuo
Desperdiçar comida é um crime,mas dinheiro também não pode ir para o lixo. As embaladoras a våcuo prometem estender por até cinco vezes a vida daquele legume cortado a mais na hora do jantar, ou do bifinho que sobrou.
A pergunta é:quem vai querer comer um filé de peixe que estå hå cinco dias na geladeira embalado a våcuo com uma måquina caseira? E tem mais. Apenas o pacote com sete saquinhos de um modelo de seladora custa mais de R$ 70.
Traquitanas para cebola e alho
Elas prometem deixar a mão de quem cozinha sem cheiro. OK. O problema é que o cortador de cebola perde o fio da lùmina depois de algumas utilizaçÔes, e o descascador de alho quebra fåcil. A chef Renata Braune acredita que a melhor opção, para quem não gosta de meter a mão na cebola ou no alho, é comprar o alimento jå cortado, fatiado ou espremido.
Fatiadores para ovos, maçãs
Quantos ovos cozidos uma pessoa fatia por semana? E abacates, maçãs, melÔes e abacaxis? O modelo feito sob medida para maçãs, importado, custa R$ 107. Mas, pensando bem, jå existe algo capaz de fazer tudo isso e muito mais: a faca.
Kit de manicure "bonitinho"
Lojinhas de presentes estĂŁo cheias desses estojos de manicure que vĂȘm com vĂĄrios itens. SĂŁo fofos. Parecem prĂĄticos tambĂ©m, porque sĂŁo portĂĄteis. Mas o alicate perde o fio rapidinho, a tesourinha quase sempre Ă© da famĂlia bonitinha, mas ordinĂĄria, e a lixa nĂŁo faz o trabalho direito, se comparada Ă boa e barata versĂŁo popular e descartĂĄvel. Engodos similares a esse sĂŁo os porta-batons e os espelhos de bolsa com luz.
Faca a laser e amolador
Na opiniĂŁo de Renata Braune, 45, do restaurante Chef Rouge, uma lista dos piores utensĂlios de cozinha precisa incluir a faca a laser e o amolador de pedra.
O primeiro quebra a fibra do alimento.O segundo, alĂ©m de nĂŁo ajudar, ainda acaba com a faca. Ela tambĂ©m dĂĄ um prĂȘmio de inutilidade para o separador de gemas e claras.
"Ele só aumenta a chance de a gema se romper. A mão é bem mais delicada para fazer isso, além de economizarmos uma louça no final da receita."
MĂĄquina de fazer barrinha
Comida caseira Ă© sempre gostosa? NĂŁo, se a cozinha for ocupada com uma mĂĄquina para produção das insossas barras de cereal. O aparelho, do tamanho de uma sanduicheira, custa em mĂ©dia R$ 350. Produz seis barrinhas a cada 15 minutos e vem com uma espĂĄtula para vocĂȘ (tentar) desgrudar o negĂłcio da chapa. Lavar louça depois de fazer lasanha Ă© uma coisa.Depois de fazer barrinha de cereal Ă© castigo duplo.
Medidor de espaguete
AtĂ© o cozinheiro mais sem noção deve ter sua tĂ©cnica para calcular a quantidade de espaguete por pessoa e evitar o desperdĂcio ou a misĂ©ria. Mas alguĂ©m achou por bem inventar o espaguetĂŽmetro, uma rĂ©gua de plĂĄstico com vĂĄrios furos, um de cada tamanho. AĂ vocĂȘ preenche o furo dois, para duas porçÔes, o um, para uma e assim por diante. DĂŁ.
Abridor de lata movido a pilha
SĂł os canhotos tĂȘm uma boa desculpa para investir cerca de R$ 140 em um negĂłcio desses. Antes de conseguir fazer o bicho se encaixar direitinho na lata, vocĂȘ jĂĄ desistiu de abrir o molho de tomate e ligou para o disque-pizza.
MĂĄquina de fazer pĂŁo
O grande chamariz dessa coisa é a programação que permite ter pão quentinho no café da manhã.Mas, se a pessoa tem preguiça até de comprar pão na padaria da esquina, vai ter disposição para preparar os ingredientes na noite anterior e, pior, desmontar e lavar a måquina depois?
Limpador ultrassĂŽnico
Ăgua e sabĂŁo sĂŁo para amadores. Para limpar um par de Ăłculos, o consumidor moderno precisa dessa invenção que gera ondas de ultrassom a partir de energia e ĂĄgua. Ă sĂł esperar seis minutos para enxergar atĂ© o que nĂŁo se quer com lentes imaculadas.Custa US$ 60 nos EUA, e serve tambĂ©m para limpar joias, CDs, relĂłgios Ă prova d'ĂĄgua e dentaduras.
CentrĂfuga para fazer sucos
Os "juicers" sĂŁo, na maioria, muito bons. O drama começa depois do uso. Com tantas reentrĂąncias, fica difĂcil limpar todos os cantos do aparelho sem deixar nenhum resto de bagaço de frutas. Algumas partes sĂł sĂŁo alcançadas com cotonetes e escovas de limpar mamadeira. Com tanto esforço para fazer a higiene, muita gente acaba desistindo de usar a centrĂfuga.
Fonte de chocolate
Fondue jå ficou tão corriqueiro que os fabricantes de eletrodomésticos resolveram incrementar a coisa. Em vez de derreter ali no rechaud, o chocolate agora escorre por uma cascata. Mas os consumidores também vão se cansar, e então serå a vez do tobogã, da pista de skate e do ski aquåtico de chocolate.
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/10/09.
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
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