INFORMALIDADE RAPIDINHA...
29/03/2013 -
RAPIDINHAS
âTEXTO INFORMALâ NA EDUCAĂĂO
English:
Nytimes.com/gym-class
Fund Education Now â
http://www.fundeducationnow.org/
http://www.facebook.com/FundEducationNow
A educação fĂsica estĂĄ se modificando para atender a novas necessidades dos estudantes. Aulas misturam ginĂĄstica com lĂnguas e matemĂĄtica nos EUA. Objetivo pedagĂłgico Ă© poder incluir mais "texto informal" nas atividades escolares.
Misturar matĂ©rias como matemĂĄtica, o inglĂȘs e outras lĂnguas Ă s aulas de educação fĂsica Ă© a nova tendĂȘncia das escolas dos Estados Unidos. Impulsionados por um crescente foco nas notas das provas dos alunos nas matĂ©rias citadas, alĂ©m de um desejo de incorporar mais informaçÔes de saĂșde e boa forma Ă s aulas, mais escolas municipais estĂŁo incentivando os professores de educação fĂsica a irem alĂ©m do futebol, do vĂŽlei e do basquete para incluir leitura, redação e aritmĂ©tica tambĂ©m.
A iniciativa segue uma recomendação do distrito de Columbia de que os professores de todas as matĂ©rias incluam mais exercĂcios de alfabetização e tragam mais "texto informal" para o currĂculo escolar.
PorĂ©m, alguns pais afirmam se oporem Ă forma como os testes estĂŁo se infiltrando em cada canto da vida escolar. E alguns educadores se preocupam que empurrar outras matĂ©rias nas aulas de educação fĂsica possa abafar o objetivo primĂĄrio das aulas.
VOCAĂĂO
Enquanto geraçÔes e geraçÔes de crianças estudiosas, mas desajeitadas e que temem ser sempre os Ășltimos escolhidos na divisĂŁo dos times, podem abraçar a injeção de matemĂĄtica e leitura nas aulas de ginĂĄstica, o Ămpeto tambĂ©m Ă© motivado pela simples luta por sobrevivĂȘncia dos departamentos de educação fĂsica das escolas.
Como os cortes nos orçamentos das escolas forçam os diretores a fazerem certas escolhas entre uma ou outra matĂ©ria, "essa Ă© uma forma de tornar os professores de educação fĂsica mais um ativo da escola e parecer tĂŁo importante" quanto os professores de matĂ©rias consideradas centrais, como lĂnguas, matemĂĄtica e ciĂȘncia, segundo o administrador de educação fĂsica das escolas de Palm Beach, Eric Stern.
"NĂłs estamos retirando o estereĂłtipo tĂpico do que as aulas de educação fĂsica costumavam ser", conta.
Por todo os EUA, os professores de educação fĂsica agora pregam listas de vocabulĂĄrio nas paredes das quadras de esportes, pedem que os alunos testem as leis de Newton sobre o movimento enquanto quicam bolas e distribuem questionĂĄrios sobre partes do esqueleto ou grupos alimentares.
PREPARAĂĂO
Os professores afirmam nĂŁo estarem simplesmente transformando as aulas de ginĂĄstica em mais um perĂodo de preparação para provas. Em vez disso, eles defendem que a educação fĂsica ajuda os alunos a aprenderem sobre hĂĄbitos permanentes de bem-estar e outros assuntos previamente ensinados nas aulas de saĂșde. "NĂłs queremos as crianças se mexendo. Mas queremos nos certificar de que hĂĄ significado para o movimento", declara o coordenador de saĂșde e educação fĂsica do EscritĂłrio de Educação do Condado de San Diego, Paige Metz.
A professora Kristina Rodgers afirma que, em uma aula de 30 minutos, seria difĂcil as crianças se moverem constantemente. EntĂŁo, ela intercala os exercĂcios com tarefas cognitivas. Em um circuito que ela montou, os alunos tinham que pular, chutar e correr para uma pequena pilha de cones que eles desmontavam rapidamente. "Ă divertido, porque vocĂȘ faz movimentos diferentes, e Ă© aprendizado", opina a estudante Keyli Castellon, 9, ofegante.
APRENDIZADO: EXERCĂCIO AJUDA FUNĂĂO COGNITIVA
Pesquisas tĂȘm mostrado que a atividade fĂsica pode ajudar a melhorar a função cognitiva. "Algumas crianças aprendem mais e melhor com o movimento que sentadas diante de uma mesa. Esses meninos e meninas terĂŁo o momento de âahĂĄâ nĂŁo na sala de aula, mas a lĂąmpada irĂĄ aparecer ao ar livre", comenta a chefe acadĂȘmica de Palm Beach, Janis Andrews.
O professor de ginåstica Shwn Roney mostrou a alunos da quinta série do ensino elementar um taco de golfe de cabeça para baixo e perguntou: "Especialistas em matemåtica, o que é isto?". Muitas crianças responderam o que ele havia imaginado: um ùngulo.
Alguns pais afirmam que, dada a quantidade de coisas que as crianças precisam aprender em um dia, salpicar algumas liçÔes nas aulas de ginĂĄstica faz sentido. "Elas tĂȘm a oportunidade de brincar durante as aulas. Isso ainda Ă© aula", opina Renee Kelleher, mĂŁe de quatro crianças.
Motoko Rich â Traduzido por Raquel SodrĂ© - Fonte: O Tempo â 27/03/13.
Reportagem original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
Nytimes.com/gym-class
Fund Education Now â
http://www.fundeducationnow.org/
http://www.facebook.com/FundEducationNow
DECALQUES DO INGLĂS
Brifar
vem de "briefing", que é explicar um projeto ou uma decisão a alguém
Empoderar
"to empower" significa dar mais poder ou opçÔes a clientes ou funcionårios
Experenciar
de "to experience"; trata-se de experimentar algo
Fupar
corruptela de "follow up" (dar segmento em inglĂȘs), significa acompanhar uma decisĂŁo ou uma medida ou cobrar alguĂ©m
Suportar
usado como sinĂŽnimo de dar suporte tĂ©cnico, que veio de "to support" (dar apoio), aparece como prestar auxĂlio a uma operação, e nĂŁo como aguentar
Huntear
busca feita por headhunters (daĂ a origem) que tentam 'roubar' profissionais jĂĄ empregados em outras empresas
Printar
de " to print"; imprimir um documento
Fonte: Folha de S.Paulo â 24/03/13.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php