O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA XLIII...
30/10/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA CONCEITUAL ECOLĂGICA
English:
http://www.worldcarfans.com/9081027.006/fiat-fcc-ii-concept-unveiled---drops-bugster-name
O modelo off-road elĂ©trico Concept Car II (FCC II) Ă© apresentado na abertura do 25° SalĂŁo Internacional do AutomĂłvel de SĂŁo Paulo. Este Ă© o segundo carro conceito desenvolvido totalmente no Brasil pela montadora. O veĂculo tem autonomia de 100 km.
Fonte: Terra - 27/10/08.
Leia mais e veja mais fotos:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200810271145_RED_77577495
SALĂO DO AUTOMĂVEL
Até 9/11 em São Paulo. Saiba mais e acompanhe as novidades: http://www.salaodoautomovel.com.br/home/index_pt.php.
PALAVRA DA SEMANA: ECONOMIA
Um punhado de tarefas domĂ©sticas que o tempo transformou em uma ciĂȘncia cuja meta Ă© explicar e antever os descaminhos financeiros do mundo. Em grego, oikos era âcasaâ e nomos âleiâ. As regras para o bom governo do prĂłprio lar incluĂam, prioritariamente, o uso consciente do dinheiro. JĂĄ âcrĂ©ditoâ veio do latim credere, âacreditarâ, âconfiarâ. Quem toma emprestado ainda nĂŁo tem recursos para pagar, mas acredita que terĂĄ. E quem empresta acredita que vai receber. Bela em sua essĂȘncia, essa confiança mĂștua desencadeou a atual crise mundial.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 545.
ESTUDANTE
O ranking de MBAs do "Financial Times", publicado em 27/10, traz o curso da Wharton, da Universidade da PensilvĂąnia, no topo. Da AmĂ©rica Latina, na lista de cem, sĂł um sinal: o mexicano Ipade, em 93Âș.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/10/08.
Veja o ranking: http://rankings.ft.com/businessschoolrankings/global-mba-rankings
Universidade da PensilvĂąnia - http://www.wharton.upenn.edu/
Ipade - http://www.ipade.mx/ipade
SEM DESCULPA
A nota fiscal eletrĂŽnica, que entra em vigor no dia 2 de janeiro do prĂłximo ano, praticamente impedirĂĄ a prĂĄtica da sonegação fiscal e deverĂĄ propiciar um aumento expressivo da arrecadação jĂĄ elevada de impostos no paĂs, compensando eventuais perdas de receitas com uma possĂvel desaceleração da economia. Portanto, haverĂĄ margem para redução de impostos para empresas e consumidores - se houver vontade polĂtica dos governantes.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 27/10/08.
Nota Fiscal EletrĂŽnica (NF-e) - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/
NORMA: UM TERĂO DAS MAIORES FIRMAS MANTĂM CĂDIGOS DE ĂTICA NA INTERNET
Cerca de um terço das 500 maiores empresas em faturamento no Brasil mostra seu cĂłdigo de Ă©tica em pĂĄginas na internet, aponta levantamento feito neste ano pelo Instituto Brasileiro de Ătica nos NegĂłcios. Dessas, 86% recomendam denunciar quem infringiu a norma.
Fonte: Folha de S.Paulo - 26/10/08.
Instituto Brasileiro de Ătica nos NegĂłcios - http://www.eticanosnegocios.org.br/
EDUCAĂĂO E POBREZA
O "DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo" publicou em 29/10 dados preliminares do censo escolar de 2008, apontando um refluxo no nĂșmero de alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de educação bĂĄsica. As matrĂculas caĂram 5% em relação ao ano passado, indicando que 2,5 milhĂ”es de alunos estĂŁo fora da escola.
O MinistĂ©rio da Educação explica que a estatĂstica estĂĄ incompleta, que ela abrange 90% do universo escolar. O nĂșmero definitivo sĂł serĂĄ divulgado em dezembro. O dado preliminar, segundo o governo, atende Ă legislação que determina sua divulgação antecipada para que possam ser feitas correçÔes.
O MEC acredita que os nĂșmeros poderĂŁo melhorar atĂ© o final do ano. Eles abrangem a educação infantil, composta de creches e do ensino prĂ©-escolar, o ensino fundamental, o ensino mĂ©dio e o ensino de jovens e adultos, o EJA, que corresponde ao antigo supletivo. Em todos, houve queda; sĂł a educação especial teve acrĂ©scimo.
Hå duas décadas que o Brasil vem fazendo um grande esforço no sentido de universalizar a educação. Um enorme avanço foi obtido, mas este tem sido neutralizado pelos baixos resultados conseguidos. O sistema é continuamente posto em xeque, uma vez que é insuficiente para as necessidades de sua clientela.
Isto Ă© verificado principalmente no ensino mĂ©dio, que constitui o gargalo da educação brasileira. O nĂșmero de matrĂculas no ensino mĂ©dio caiu mais que a mĂ©dia: 5,5%. Ă aĂ que se apresentam com mais força as dificuldades do aluno permanecer na escola. O aumento de suas demandas o conduzem ao mercado de trabalho.
EstĂĄ claro que o governo tem de dar mais do que acesso Ă educação Ă nossa população escolar. AlĂ©m de qualidade no ensino, o aluno das escolas pĂșblicas tem outras demandas. EstĂĄ mais que provado o papel aglutinador do transporte e da merenda escolar e da escola em tempo integral, ainda nĂŁo disponĂveis para todos.
Precisamos de uma revolução no sistema de educação do Brasil.
Editorial - Fonte: O Tempo - 30/10/08.
CENSO ESCOLAR 2008
Dados preliminares do Censo Escolar 2008, publicados no DiĂĄrio Oficial, mostram que as matrĂculas de educação bĂĄsica nas redes estaduais e municipais caĂram 5% este ano, em relação a 2007, o equivalente a menos 2,5 milhĂ”es de alunos. O MinistĂ©rio da Educação informou, porĂ©m, que a estatĂstica estĂĄ incompleta, pois nĂŁo foram computados todos os alunos. Os resultados definitivos sairĂŁo no fim de dezembro. NĂșmeros preliminares mostram queda nas matrĂculas de educação infantil (creches e prĂ©-escolas), ensino fundamental, ensino mĂ©dio e de jovens e adultos (EJA), o antigo supletivo. A Ășnica que cresceu foi a educação especial para deficientes.
A diretora de EstatĂsticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep), Maria InĂȘs Gomes de SĂĄ Pestana, diz que todos os municĂpios e Estados jĂĄ enviaram mais de 90% dos dados.
Mas as informaçÔes que faltam podem alterar o quadro. Ainda assim, disse ela, Ă© possĂvel fazer projeçÔes: "No ensino fundamental, teremos queda. O mĂ©dio Ă© dĂșvida. O infantil tenho certeza que crescerĂĄ". Os dados preliminares mostram que o ensino mĂ©dio, principal gargalo do sistema educacional brasileiro, encolheu 5,5%. No ano passado, escolas estaduais e municipais atendiam a 7,4 milhĂ”es de estudantes. Em 2008, eram 6,99 milhĂ”es. No ensino fundamental, a queda atĂ© o momento Ă© de 4,75%. Segundo a diretora, o motivo Ă© demogrĂĄfico: a população de crianças e adolescentes vem caindo. A educação infantil, que considera creches e prĂ©-escolas, aparece com retração de 0,06%.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, contou que encaminhou anteontem ao presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva uma proposta para tornar obrigatĂłrio o ensino dos 4 aos 17 anos em todo o paĂs. Hoje, a freqĂŒĂȘncia escolar Ă© compulsĂłria dos 6 aos 14 anos, embora Estados e municĂpios tenham atĂ© 2010 para matricular todas as crianças de 6 anos. A ampliação estenderia a exigĂȘncia legal para a prĂ©-escola (crianças de cinco e seis anos) e o ensino mĂ©dio (15 aos 17 anos). Haddad disse que um prazo de cinco a seis anos seria suficiente para ampliar a obrigatoriedade para a faixa dos 4 aos 17 anos. A medida depende da aprovação de proposta de emenda constitucional.
Com investimento pĂșblico de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, o Brasil aplicava 6,7 vezes mais em alunos do ensino superior do que do nĂvel bĂĄsico, em 2006, segundo estudo divulgado ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele enfatizou que, em 2002, a diferença era de 10,1 vezes. Usando uma outra metodologia, que considera tambĂ©m os gastos com bolsas de estudo e a cota patronal recolhida Ă PrevidĂȘncia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais concluiu que o investimento no ensino alcança 5% do PIB. Para o ministro, o Brasil precisa destinar 6% do PIB para a educação, considerando a metodologia que estima gasto de 4,4% do PIB com o setor, em 2006. Ele lembrou que os investimentos do Fundeb nĂŁo entraram na conta, jĂĄ que o novo fundo começou a funcionar em 2007.
Fonte: O Tempo - 30/10/08.
QUALIFICAĂĂO - ESTADO DE SP OFERECE CURSOS GRATUITOS
O Programa Estadual de Qualificação Profissional dispÔe de mais de 6.000 vagas para cursos em åreas como vendas e informåtica, entre outras. Os requisitos são ter entre 20 e 59 anos e estar desempregado. Mais informaçÔes no site http://www.emprego.sp.gov.br/pat/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 26/10/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php