O TEMPO FAZ A DIFERENĂA!
06/11/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
SEJA GENTIL COM OS OUTROS PORQUE...
...O TEMPO FARĂ MUITA DIFERENĂA!!!
Veja a foto acima e acompanhe as 4 fotos restantes em http://www.faculdademental.com.br/fotosEventos3.php?fea_id=77. ImperdĂvel!
(Colaboração: Cleide)
PROFESSORA PASQUALINA
A GENTE FALA A MESMA LĂNGUA?
Vejam algumas diferenças entre o portuguĂȘs de Portugal e o portuguĂȘs do Brasil:
No Brasil: Camisinha
Em Portugal: Durex
No Brasil: Durex
Em Portugal: Fita-cola
No Brasil: Cafezinho
Em Portugal: Bica
No Brasil: Homossexual
Em Portugal: Paneleiro
No Brasil: SapatĂŁo
Em Portugal: Fufa
No Brasil: PĂŁozinho francĂȘs
Em Portugal: Cacete
No Brasil: Grupo de crianças
Em Portugal: Canalhas
No Brasil: Um adolescente
Em Portugal: Um puto
No Brasil: Calcinha
Em Portugal: Cueca
No Brasil: Ficar menstruada
Em Portugal: Estar com histĂłrias
No Brasil: Absorvente feminino
Em Portugal: Penso higiĂȘnico
No Brasil: Dentista
Em Portugal: Estomatologista
No Brasil: Professor particular
Em Portugal: Explicador
No Brasil: ComissĂĄria de bordo
Em Portugal: Hospedeira
No Brasil: Garis
Em Portugal: Almeidas
No Brasil: Salva-vidas de praia
Em Portugal: Banheiros
No Brasil: SanitĂĄrio
Em Portugal: Salva-vidas
No Brasil: Cego
Em Portugal: Invisual
No Brasil: Chiclete
Em Portugal: Pastilha elĂĄstica
No Brasil: Injeção
Em Portugal: Pica
No Brasil: Embebedar-se
Em Portugal: Enfrascar-se
No Brasil: Impostos
Em Portugal: Propinas
No Brasil: Mulherengo
Em Portugal: Marialva
No Brasil: TesĂŁo
Em Portugal: Ponta
No Brasil: AlĂŽ?
Em Portugal: EstĂĄ lĂĄ?
No Brasil: Peruca
Em Portugal: Capachinho
Diferenças à parte, quem for a Portugal não deve deixar de provar um delicioso tira-gosto: uma rica porção de bacalhau, cru e desfiado. Nem deve se apoquentar se o empregado de mesa ( garçom para nós) gritar bem alto:
âUma punheta para a mesa oito!â
(Colaboração: Clåudia)
Com certeza falamos a mesma lĂngua, mas que essas sutĂs diferenças sĂŁo motivo de bom humor, nĂŁo hĂĄ dĂșvidas.
Confiram mais algumas: http://www.portugues.com.br/brasilport.htm
Se temos diferenças entre estados e regiÔes brasileiras, quanto mais, em relação a Portugal.
Confiram algumas dessas diferenças no Brasil: http://www.portuguesonline.com/argentina/aprenda_coisasdagente.htm.
Abraços
Professora Pasqualina
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
PROFESSOR X
PAPEL DE BONS PROFESSORES
Hå cerca de dois meses, defendi, nesta coluna, que a melhoria do nosso ensino dependia muito de um aperfeiçoamento dos professores e da gestão das escolas. O tema é controverso, porque muitos colocam toda a carga no aumento dos investimentos e da remuneração dos professores.
NĂŁo desprezo essa providĂȘncia, pois o Brasil precisa melhorar muito nesses campos. A remuneração Ă© baixa para a maioria dos brasileiros. Cerca de dois terços recebem atĂ© trĂȘs salĂĄrios mĂnimos por mĂȘs, o que Ă© muito pouco para manter uma famĂlia.
Voltemos Ă questĂŁo do ensino. A consultoria McKinsey realizou extensa pesquisa para saber o que determina o sucesso de alguns paĂses que tĂȘm padrĂ”es altĂssimos nesse campo. Um resumo da pesquisa foi publicado no texto "O que funciona na educação" (Folha, 28/10).
Para os cĂ©ticos a respeito do papel da qualidade dos professores e da gestĂŁo, lamento dizer que os fatos nĂŁo estĂŁo a seu favor. Ao examinar a situação de vĂĄrios paĂses, aquela consultoria concluiu que o montante de recursos destinado Ă educação nĂŁo Ă© o fator principal.
O que pesa mesmo são professores bem preparados e altamente comprometidos com a educação das crianças, ao lado dos diretores das escolas. Quando os alunos não vão bem, diretores e professores fazem uma intervenção imediata, com aulas de reforços ministradas pelos melhores professores.
As provas apresentadas são inquestionåveis. Alunos de capacitação média, quando ensinados pelos professores que estão entre os 20% mais competentes, terminam entre os 10% de estudantes de melhor desempenho. Quando são ensinados pelos professores que estão entre os 20% mais fracos, os alunos terminam entre os 10% de pior desempenho.
Os paĂses que tĂȘm mais sucesso ensinam os professores continuamente. Em todos os paĂses de sucesso, os professores tĂȘm um dia livre para se aperfeiçoar e para visitar colegas de outras escolas, com quem discutem mĂ©todos de ensino e planejam juntos. MĂĄxima atenção Ă© dada ao processo de avaliação de alunos e de professores.
E tudo Ă© minuciosamente sincronizado pelos diretores, que atuam como verdadeiros maestros para selecionar os melhores mestres, ensinĂĄ-los o tempo todo, levar adiante as melhores prĂĄticas e acudir os alunos mais necessitados.
PaĂses como a FinlĂąndia tĂȘm um grande nĂșmero de professores para atender os retardatĂĄrios. Cingapura dĂĄ aulas extraordinĂĄrias a 20% dos alunos. O mesmo ocorre na CorĂ©ia do Sul e Nova ZelĂąndia. Esses paĂses investem em educação muito menos que naçÔes ricas que estĂŁo em pior situação. Ă um assunto para pensar. Ou seja, trabalho bem feito conta -e muito.
Antonio ErmĂrio de Moraes - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/11/07.
Abraços
Professor X
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