A CRISE OCULTA
10/07/2011 -
EDITORIAL
O relatĂłrio do ECOSOC - Conselho EconĂŽmico e Social, um ĂłrgĂŁo da ONU, "A crise oculta: Conflitos Armados e Educação" informa: 67 milhĂ”es de crianças nĂŁo tĂȘm acesso Ă Educação.
Uma das conclusĂ”es reforçam a tese de que educação Ă© a base de tudo, pois a questĂŁo do acesso Ă educação Ă© pior especialmente em paĂses com taxa de natalidade elevada e alvos de conflitos armados.
Os exemplos sĂŁo autoexplicativos: "No AfeganistĂŁo foram registrados ao menos 613 ataques a escolas em 2009; na TailĂąndia 63 estudantes e 24 professores foram assassinados ou feridos entre 2008 e 2009, e, na RepĂșblica DemocrĂĄtica do Congo, um terço das violaçÔes ocorreu contra meninas, das quais 13% sĂŁo menores de dez anos. AlĂ©m disso, nestes paĂses afetados por conflitos armados, 79% dos jovens sĂŁo analfabetos", explica o relatĂłrio.
Nesse quesito da violĂȘncia, o Brasil nĂŁo fica atrĂĄs, levando-se em conta as verdadeiras guerilhas urbanas formadas pelo trĂĄfico de drogas, com os exemplos expostos a cĂ©u aberto nas favelas brasileiras.
A ONU lembra a responsabilidade dos paĂses ricos, jĂĄ que no conjunto das 21 economias mais desenvolvidas investem mais recursos em armamento do que na construção das escolas. Se 10% dessa despesa militar fosse destinada Ă educação, haveria mais 9,5 milhĂ”es de crianças escolarizados.
Que relatórios como esses possam sensibilizar as autoridades mundiais, uma vez que o problema da educação, se não resolvido rapidamente, tende a ser refletido a todos os pontos do planeta.
Educação, Paz, SaĂșde e reflexĂŁo Ă todos!
O relatĂłrio:
http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001911/191186por.pdf
Ecosoc:
http://www.un.org/en/ecosoc/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php