HANG SON DOONG
18/08/2011 -
MARILENE CAROLINA
A MAIOR CAVERNA DO MUNDO
English: http://www.metro.co.uk/news/870752-stunning-photos-show-underground-network-that-seems-to-go-on-for-ever
See more: http://ngm.nationalgeographic.com/2011/01/largest-cave/peter-photography
Carsten Peter: http://www.carstenpeter.com/index_en.php
InglĂȘs fotografa maior caverna do mundo no VietnĂŁ.
O fotógrafo britùnico Carsten Peter acompanhou uma equipe da Associação Britùnica de Pesquisa de Cavernas e fez registros inéditos das profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã, a maior do mundo. A passagem subterrùnea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado.
Hang Son Doong Ă© parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 km da capital, Hanoi. A caverna jĂĄ havia sido usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do VietnĂŁ.
As novas expediçÔes mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 km e chega a 140 m de altura em algumas partes. Por causa da descoberta, a passagem subterrùnea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 km de comprimento e 91 m de altura.
Fonte: O Tempo - 11/08/11.
Veja mais: http://ngm.nationalgeographic.com/2011/01/largest-cave/peter-photography
Carsten Peter: http://www.carstenpeter.com/index_en.php
ARTE VISUAL
Formado em 2009 em artes visuais na Universidade Federal de Minas Gerais, JoĂŁo Paulo Tiago utiliza as tĂ©cnicas do desenho grĂĄfico e gravura em serigrafia. Participou como artista convidado da residĂȘncia artĂstica EMComodo, promovida pelo DiretĂłrio AcadĂȘmico da Escola de Belas Artes da UFMG durante o 43Âș Festival de Inverno da UFMG em julho de 2011. Foi selecionado para a semifinal e acervo online do Concurso Olheiros da Arte 2010 e participou da exposição "Encontros e Mestiçagens Culturais - Breve Panorama da Pintura ContemporĂąnea em Minas Gerais", em Ouro Preto, no mesmo ano. Para saber mais sobre o artista, acesse os sites www.joapa.deviantart.com/gallery e www.be.net/joapa.
Pandora - Passe-Partout - Fonte: O Tempo - 14/08/11.
Artes Visuais - Universidade Federal de Minas Gerais: http://www.ufmg.br/diversa/9/artesvisuais.htm
ALEMANHA - SOCIEDADE QUER BANIR BEIJINHO NA BOCHECHA
A Sociedade Alemã de Etiqueta e comportamento social quer banir o "beijinho na bocheca" nos ambientes de trabalho no território alemão. De acordo com a The Knigge Society, cumprimentar colegas de trabalho com um beijo na bochecha deixa os alemães desconfortåveis. O presidente da organização afirma que resolveu tocar no assunto após receber e-mails de colegas de trabalho reclamando da situação. Ele recomenda ficar somente com o aperto de mão durante os cumprimentos nos ambientes de trabalho.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 17/08/11.
The Knigge Society - http://www.deutsche-knigge-gesellschaft.de/
SAN SEBASTIĂN
http://nytsyn.br.msn.com/viagem/36-horas-em-san-sebasti%c3%a1n-espanha
O PRECONCEITO LINGUĂSTICO E O PAPEL DAS ESCOLAS
Nada mais me surpreende neste Brasil. O pouco caso das autoridades responsĂĄveis pela educação jĂĄ se instalou no ninho de comodismo desse pacato povo brasileiro. Todos os dias, sĂŁo apresentadas denĂșncias e escĂąndalos envolvendo a administração de nossas escolas e a gente nĂŁo vĂȘ nada sendo feito para apurar e punir os responsĂĄveis pelo crime contra nossas crianças e adolescentes.
Vemos, constantemente, piadinhas sobre nosso jeito caipira de falar e sabemos que muita gente se recusa a falar em pĂșblico por causa dos limites da lĂngua que a vida lhe impĂŽs.
NĂŁo dominar corretamente a escrita e a fala Ă© uma algema ideolĂłgica na liberdade de expressĂŁo de cada um. Embora isso nĂŁo afete todos com a mesma intensidade, cria barreiras e preconceitos sociais. A Ășnica instituição capaz de libertar o homem dessa prisĂŁo invisĂvel Ă© a escola.
E agora vem essa onda de modernidade varrendo o bom senso e querendo semear a ideia inovadora do uso adequado e inadequado da lĂngua. Para nĂłs, que jĂĄ temos uma certa maturidade, Ă© perfeitamente compreensĂvel que temos que respeitar os vĂĄrios olhares da lĂngua, a regionalidade e os diversos discursos gerados pelas diferentes camadas sociais.
A escola nĂŁo pode levantar barreiras diante dessa diversidade de expressĂŁo que entra todos os dias pelas suas portas, mas deve ser capaz de conduzir seus alunos a alcançarem o domĂnio da lĂngua culta, que Ă© a representação da nossa pĂĄtria, da mesma forma que outros sĂmbolos nacionais.
Maria do RosĂĄrio Bessas - Pedagoga - Fonte: O Tempo - 18/08/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php