O FUTURO MODERNO DA EDUCAĂĂO
06/02/2009 -
COLUNA DO CANALHA
ACADEMIA - UNIVERSIDADE FUTURISTA
A tecnologia estĂĄ mudando o mundo tĂŁo rapidamente que mesmo os gĂȘnios precisam de ajuda para entender tudo. Essa Ă© a ideia por trĂĄs da Universidade Singularity, uma escola pouco convencional que irĂĄ abrigar sua primeira classe de 30 alunos de graduação. Eles farĂŁo um curso de nove semanas explorando as maneiras de garantir que a tecnologia melhore a situação da humanidade em vez de piorĂĄ-la. Os fundadores da Singularity planejavam revelar as grandes ambiçÔes da escola em Long Beach.
Fonte: O Tempo â 04/02/09.
Singularity University - http://singularity-university.org/
ESCOLA MODERNA
Se vocĂȘ perguntar para qualquer professor ou diretor de colĂ©gio sobre um dos maiores problemas enfrentados por eles em uma turma de jovens alunos, provavelmente a resposta incluirĂĄ o celular.
Os motivos sĂŁo os mais diversos possĂveis: ele toca em horĂĄrios imprĂłprios e ainda serve de refĂșgio - seja para ouvir mĂșsica ou trocar mensagens com os colegas - para aqueles momentos em que os jovens consideram a aula "chata". O incĂŽmodo Ă© tanto que muitas escolas proĂbem totalmente o uso dos aparelhos enquanto os alunos estĂŁo dentro da instituição de ensino.
Entretanto, o projeto Minha Vida Mobile - lançado no ano passado em Belo Horizonte - pode mudar um pouco essa visão "vilanesca" dos telefones portåteis.
O projeto nasceu com a intenção de mostrar aos alunos como utilizar a tecnologia a seu favor. "Com o avanço do mundo moderno, muitos trabalhos e discussÔes podem ser feitos de maneira muito melhor e mais atrativa pelos alunos através dessas novas ferramentas, especialmente celulares", conta Wagner Merije, jornalista e idealizador do projeto.
A iniciativa - que conta com patrocĂnio da operadora Vivo, via Lei Estadual de Incentivo Ă Cultura - se desenvolve atravĂ©s de oficinas ministradas no formato de "vivĂȘncias criativas" nas escolas do ensino mĂ©dio, com a participação dos alunos, professores, funcionĂĄrios e direção. Durante os trabalhos, sĂŁo passadas noçÔes sobre vĂdeo, fotografia, ĂĄudio e produção de conteĂșdo com o celular. Em seguida, todos colocam em prĂĄtica o que aprenderam e produzem os trabalhos escolares usando o celular (emprestados pela produção ou dos prĂłprios participantes).
E, desde outubro de 2008, o projeto conta com um site (http://www.mvmob.com.br/) no qual os jovens podem postar os conteĂșdos criados e assistir aquilo que outros estudantes produziram. "Criamos uma rede de relacionamento na web. Temos mais de 500 jovens cadastrados que exibem o que fizeram com os mais diversos enfoques", diz Merije.
Para quem quer participar, vale entrar no site, postar seu conteĂșdo e torcer. Afinal, em julho (quando se encerra o primeiro ciclo do Minha Vida Mobile), os melhores trabalhos serĂŁo premiados, apĂłs passarem pelo crivo de um jĂșri.
"Vimos que podĂamos ir alĂ©m das oficinas, entĂŁo nasceu o site, que hoje possibilita unir jovens de vĂĄrios lugares que exibem o que produziram com seus celulares", afirma Merije.
E os "vårios lugares" citados pelo idealizador do projeto representam que a iniciativa, criada e lançada em Belo Horizonte e com passagens por cidades do interior, transpÎs as barreiras de Minas e hoje jå atinge jovens do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiås e muitos outros Estados.
"O Minha Vida Mobile estĂĄ numa crescente, seja de participação, seja de visibilidade. JĂĄ fomos convidados para os mais diversos eventos relacionados Ă Internet, como o Mobile Campy (em novembro), fomos chamados pelo Instituto Vivo para integrar um encontro sobre educação e mobilidade - que deverĂĄ ser em março - e apresentamos nosso projeto no Campus Party, que ocorreu no mĂȘs passado em SĂŁo Paulo."
E, no Ășltimo evento citado por Merije, o Minha Vida Mobile se tornou pauta atĂ© para veĂculos de comunicação de outros paĂses como o francĂȘs "Le Monde" e os espanhĂłis "El PaĂs" e "Expansion".
Rodrigo Soares - Fonte: O Tempo â 05/02/09.
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php